ff

Blog do Leonardo - (54) 9189 7937 - saudebemestar@tapera.net
quarta-feira, 19 de dezembro de 2007
A Síndrome do Final de Ano!

Olha, esta semana tem sido uma pauleira só, aliás como tudo, quando chega o final de um ano. Cá estou me virando em quatro, com uma edição especial de Natal e Ano Novo de Saúde & Bem-Estar e Agora Espumoso, que circulam dias 24 e 31 de dezembro respectivamente.
Então a correria tem sido tamanha que sobra pouco tempo para este Blog. Mas em respeito aos meus compatriotas, dei uma chegadinha aqui, só pra dizer que tenham um pouco de paciência que a coisa vai voltar ao normal logo, logo. Digamos, a partir do dia 24.
Mas já que estamos aqui, não custa nada ficar mais um pouco. E já que estamos falando em final de ano, preciso registrar que me assusta o número de pessoas que tem verdadeiro pânico de Natal e Ano Novo. Tenho ouvido relatos surpreendentes a respeito. É gente que sente pânico, outras que ficam deprimidas, estressadas... enfim, cheguei à conclusão de que esta época do ano é mesmo um calvário para muitas pessoas. Nunca havia me preocupado com isso e este ano resolvi conversar informalmente com algumas pessoas e confesso que estou impressionado mesmo.
Na verdade não existe uma razão para esta postura. Nem as pessoas vítimas da síndrome do final de ano, sabem a razão desse processo. É uma situação inexplicável, um paradoxo diria, pois é época de festas, encerramento de atividades, Nascimento de Jesus Cristo... Enfim, uma época que teria tudo para ser prazerosa, mas não é para uma considerável gama da população.
Eu sinceramente, encaro esta época do ano, de maneira normal. Procuro olhar para trás, faço uma retrospectiva, confiro os acertos e os equívocos, e me preparo para uma nova jornada que está por se iniciar.
Não deprimo, é verdade, mas confesso que me estresso um pouco, porque parece que tudo o que você não fez durante o ano, tem que fazer em questão de alguns poucos dias. Mas tudo bem, na boa a gente se destressa festejando e comemorando.
E você aí o que tem a dizer a propósito dessa questão. Deixe aqui sua mensagem e até logo mais.

Postado por Leonardo Mayer as 19.12.07 e tem 1 comentarios
1 Comments:
Blogger Marcelocêntrico disse...

Caro Leonardo!

A maioria das pessoas que conheço, cito, trabalho, família e alguns amigos (poucos é verdade), se prepara de maneira tranquila e com um espírito de festa. No meu caso, fazendo aquela retrospectiva anual, detecto, com o meu "Rastreador de Síndromes de Final de Ano", que alguns fatores contribuem, e bastante, para que tudo pareça uma "tortura social":
1- Se estamos sós, sem um companheiro ou companheira, sem um amor, para ser mais específico, a Síndrome é quase inevitável, pois a sociedade convencional, exige, promove, impõe, a união e o amor como pré-requisitos mínimos para se experimentar a alegria das festas, ou seja, sozinho, avulso, não há como resistir;
2- Se estamos passando por alguma crise financeira, bom, então, nem precisa comentar;
3- Mas há aqueles de natureza melancólica que vêem no Natal e no Ano Novo um pretexto para entregarem-se ao "pull me under" da depressão e do baixo astral.

Na verdade, acredito que é preciso embarcar no espírito do convencionalismo. Trata-se de uma data que homenageia, exalta e festeja as convenções e as instituições sociais. Se estamos sujeitos aos apelos midiáticos, comerciais e emocionalmente comprometidos com as influências do momento, o negócio é dar um descanso ao criticismo e ao stress (principalmente os workahoolics).
Bom, era isso! Um abraço e um Feliz Natal a ti e, em especial a todo o povo de Tapera-City!

19 de dezembro de 2007 19:36  

Postar um comentário

Voltar ao blog



Posts mais recentes Posts mais antigos

 
Google
 

٬timos Posts

Dia 19 de Dezembro na História!
Dia 18 de Dezembro na História!
Inter: o 1º aniversário da maior conquista!
Dia 17 de Dezembro na História!
Cavalos com FRALDAS?
Avenida liberadíssima no prazo previsto!
Comercial Bortolan confraterniza!
Você já se perguntou se estás agradando?
Dia 15 de dezembro na História!
Mais uma edição de Saúde & Bem-Estar

Arquivos

Setembro 2007 Outubro 2007 Novembro 2007 Dezembro 2007 Janeiro 2008 Fevereiro 2008 Março 2008 Abril 2008 Maio 2008 Junho 2008 Julho 2008 Agosto 2008 Setembro 2008 Outubro 2008 Novembro 2008 Dezembro 2008 Janeiro 2009 Fevereiro 2009 Março 2009 Abril 2009 Maio 2009 Junho 2009 Julho 2009 Agosto 2009 Setembro 2009 Outubro 2009 Novembro 2009 Dezembro 2009 Janeiro 2010 Fevereiro 2010 Março 2010 Abril 2010 Maio 2010 Junho 2010 Julho 2010 Agosto 2010 Setembro 2010 Outubro 2010 Novembro 2010 Dezembro 2010 Janeiro 2011 Fevereiro 2011 Março 2011 Abril 2011 Maio 2011 Junho 2011 Julho 2011 Agosto 2011 Setembro 2011 Outubro 2011 Novembro 2011 Dezembro 2011 Janeiro 2012 Fevereiro 2012 Março 2012 Abril 2012 Maio 2012

 

 

 

WM INTERNET