ff



Uma homenagem ao maior jornalista e blogueiro de Tapera.
domingo, 16 de novembro de 2008
FECHAMENTO AOS DOMINGOS!

Pois olha, tem um assunto pipocando, pipocando, sobre o qual se presume vá ocorrer muitos debates, questionamentos, dúvidas, enfim, vai acabar virando polêmica das boas.
É sobre o horário de atendimento do comércio durante o final de ano. A ACIT enviou proposta para o Sindicato dos Comerciários que contrapôs, sugerindo que nos dias 24 e 31 de dezembro, duas quintas-feiras, o comércio, lojas e supermercados, atendam somente até as 16, sendo que após esse horário os trabalhadores devam receber um acréscimo de 50% nas horas trabalhadas. E de carona a proposta de que aos sábados o comércio funcione só até ás 17hs.
Até aí, tudo bem, creio que não haja qualquer problema ou dúvida se bem que aos sábados fechar um supermercado ás 17hs fica meio complicado para quem está acostumado a fazer as suas compras até ás 20hs.
Mas a questão que vai gerar debates, discussões e questionamentos é a proposta do Sindicato de fechar o comércio, principalmente os mercados aos domingos.
Nesse ínterim, já está decidido também que os mercados não abrem nos 25 de dezembro – Natal – e 1º de janeiro – Ano Novo – o que convenhamos é uma boa providência, pois são datas especiais.
O que se discute, no entanto é o fechamento definitivo aos domingos. Essa é a questão.
Quem ganha e quem perde com o fechamento aos domingos?
Os comerciantes ganham é claro e os funcionários que trabalham aos domingos, meio dia, ganham um dia de folga na semana. O consumidor, não precisa dizer, ganha sim com o mercado aberto aos domingos. Eis a questão!
Iniciemos, pois a discussão em torno do assunto.
Você o que acha da decisão de fechar os mercados aos domingos. Vamos participe!

Postado por Leonardo Mayer as 16.11.08 e tem 20 comentarios
20 Comments:
Anonymous Anônimo disse...

EU ACHO QUE FECHAR O NOSSO COMERCIO AOS DOMINGOS É RETROCEDER, É VOLTAR NO TEMPO. ESTAMOS ACOSTUMADOS A FAZER AS NOSSAS COMPRAS AOS DOMINGOS, PRINCIPALMENTE AGORA QUE É VERAO.FAZER AQUELE CHURRASCO, COMPRAR BEBIDAS E AFINS PARA ACAMPARMOS.SERIA BOM OUVIRMOS A NOSSA COMUNIDADE QUE É A QUEM REALMENTE INTERESSA A ABERTURA DO NOSSO COMERCIO. GOSTARIA TAMBEM DE SABER DE QUEM FOI ESSA IDEIA DE FECHAR OS SUPERMERCADOS AOS DOMINGOS, POIS PELO QUE EU SEI OS NOSSOS ESTABELECIMENTOS SEMPRE SAO MUITO MOVIMENTADOS. NAO VEJO MOTIVO NENHUM PRA FECHARMOS.EM TEMPO DE CRISE TEMOS QUE AVANÇAR. É BOM REFLETIRMOS BASTANTE SOBRE ESSA QUESTAO.ACHO QUE NO FINAL QUEM REALMENTE PERDE É A COMUNIDADE TAPERENSE, MAIS UMA VEZ.........

16 de novembro de 2008 10:35  
Anonymous Anônimo disse...

Fechar os mercados no domingo? Desse jeito a ACIT trabalha pra diminuir o comércio em Tapera, em vez de aumentar. Imagina agora um domingo e não tem nada aberto? Aí tem que da um pulo em espumoso ou selbach pra ir no mercado, o que é bem fácil pra quem tem carro. Bom pros dono de mercado dessas cidades. A ACIT de Tapera trabalha pra beneficiar eles. O "A" de ACIT é "atraso".

16 de novembro de 2008 10:49  
Anonymous Anônimo disse...

Mas tu é f.... mesmoné Leonardo!
Sempre um assunto bom pra manter a audiência do teu blog que está o m,áximo, nota 10. Paraéns

16 de novembro de 2008 11:13  
Anonymous Anônimo disse...

Quem ganha e quem perde com o fechamento aos domingos?
Em princípio, os trabalhadores desta área merecem um descanso, pois são obrigados a fazer longas jornadas de trabalho (ao arrepio da lei, na maioria dos casos).
Não tem porque não deixar uma beirada pros armazéms familiares, que não existem mais em Tapera, justamente porque os supermercados avançaram nesta direção.

16 de novembro de 2008 12:31  
Anonymous Anônimo disse...

Nas cidades grandes os supermercados fecham aos domingos, né?

16 de novembro de 2008 12:57  
Anonymous Anônimo disse...

Primeiro existe um equívovo na informação de sábado a tarde, o horário dos supermercados continua igual, fechamento as 19 h 30 até
20 horas conforme o estabelecimento, o que está sendo negociado é o horário do dia 24 e dia 31, dias que antecedem ao feriado de Natal e Final de Ano, aos sábados tudo continua igual.
Em segundo lugar, a questão dos domingos não partiu da ACIT e sim do SINDICATO, pois a lei não permite a abertura do comércio aos domingos e feriados, o Sindicato precisa de uma autorização dos empregados para que seja realizado um acordo coletivo entre as empresas, e pelo que me consta, isto foi votado em assebléia, pois não houve acordo entre os patrões, e os empregados votaram pelo fechamento aos domingos.
Outro detalhe isto só é válido a partir de maio de 2009 e para quem usa mão de obra familiar, então está aí uma grande oportunidade do comércio familiar faturar nos domingos pela manhã.

16 de novembro de 2008 13:08  
Anonymous Anônimo disse...

AVACALHAR COM O DOMINGO DOS OUTROS É FACIL,

16 de novembro de 2008 15:18  
Anonymous Anônimo disse...

Eu acho que todo o trabalhador tem direito de ter o domingo de folga, afinal temos que ser um pouco humanos, podemos nos organizar e comprar no sábado, quando era assim a anos atrás funcionava, nos clientes tbm temos que nos organizar.

16 de novembro de 2008 18:12  
Anonymous Anônimo disse...

PIOR É QUE TEM QUEM PREFERE TRABALHAR MEIO DIA DOMINGO PRA GANHAR UM DIA INTEIRO NA SEMANA.ACREDITE!

16 de novembro de 2008 18:54  
Anonymous Anônimo disse...

Não vejo nada errado em trabalhar aos domingos, no meio da noite ou qualquer hora que seja. É melhor ter trabalho do que não ter o que comer e sair para roubar! Trabalho não é castigo! Tem pessoas que trabalham por prazer, acreditem!

16 de novembro de 2008 19:53  
Blogger Wilson disse...

Eu concordo com o Anônimo ali de cima que disse que todo trabalhador tem o direito de ter o domingo de folga. Mas a ênfase é direito, não dever. Se a empresa é proibida de abrir aos domingos, o trabalhador é obrigado a ter o domingo de folga, mesmo que preferisse trabalhar para ganhar mais uns trocados.

No fundo, a questão não é nem tanto sobre horários ou dias de trabalho, a questão é de liberdade de escolha. Qualquer medida que limite a liberdade de escolha (tanto de patrões quanto de empregados) é ruim.

16 de novembro de 2008 20:27  
Anonymous Anônimo disse...

Alguns mercados que permanecem abertos mais tempo contratam um ou outro funcionário a mais, outros ficam num dilema: nós fechamos, mas os concorrentes tambem tem que fechar.........

16 de novembro de 2008 20:55  
Anonymous Anônimo disse...

Pelo que deu para perceber a questão que está em jogo não é número de funcionários ou quem quer fechar ou não, e sim a lei que não permite a abertura aos domingos, somente pode abrir no domingo o estabelecimento que usar somente mão-de-obra familiar, e eu acho muito justo que estes mercados de pequeno porte possam abrir e se rentabilizar um pouco mais aos domingos, já que as grandes redes estão prejudicando estes mercados pequenos, está aí uma grande oportunidade de melhorar o comércio pequeno em Tapera e assim o cliente não sai prejudicado, seria boa esta ação.

17 de novembro de 2008 23:05  
Anonymous Anônimo disse...

Que a ACIT trabalha contra o comércio já não é mais novidade, nunca vi uma associação que visa tanto lucro quanto essa de Tapera.É a história da "panela"...São sempre os mesmos, quando entra alguém novo já dão um jeito de calar a boca da pessoa.

18 de novembro de 2008 15:59  
Anonymous Anônimo disse...

EU ACHO UMA BOA QUE O COMERCIO FECHE AOS DOMINGOS JÁ ERA TEMPO, HORA VEJAM SÓ TODOS OS TRABALHADORES EM CASA COM AS FAMILIAS, E MAIS QUE FAZER COM PRAS AOS DOMNGOS VÁ Á FEIRA ENTAÕ POPPULAR.

23 de dezembro de 2008 17:14  
Blogger patrícia disse...

bom... Eu acho isso ótimo ,acho que todos merecem um dia de descanso, hoje em dia as pessoas se preoculpam muito com coisas materiais,sim sei que dinheiro é importante e todos nós precisamos dele,mas todos precisa de lazer tbm.As vezes somos muito egoístas e pensamos só em nós mesmo tenho certeza se nós consumidores nos organizarmos da muito bem pra fazer e comprar o que tem de comprar aos sábados
é isso aí boa enquete!!

29 de janeiro de 2009 13:02  
Blogger MARQUINHOS DO SINDICATO disse...

para clientes e muito bom para trabalhadores que trabalham ate 12 dias sem folga. e os supermercados pequenos nao resite a isto tem fechado varios pelo brasil a fora so as multnacionais podem fazer isto mais leva todo dinheiro embora e os trabalhadores ficam doentes
jmlucasrn@oi.com.br

25 de dezembro de 2009 19:45  
Anonymous Anônimo disse...

Ñ CONCORDO DE ABRIR NOS DOMINGOS E MTO MENOS DE TRABALHAR IGUAL CAMELOS O DIA TODO POR UMA MÍSERA FOLGINHA E O DIA QUE PERDEMOS TRABALHANDO Ñ CONTA, ACHO QUE AS LEIS SÓ TÃO PENSANDO NOS EMPRESÁRIOS, E OS CLIENTES EM SI PRÓPRIO SOMOS SERES HUMANOS TAMBÉM O SABADO J É UM INFERNO IMAGINA DOMINGO TBM AFF FECHEM AS PORTAS POR FAVOR..

28 de dezembro de 2009 22:28  
Anonymous Anônimo disse...

EU ACHO QUE OS MERCADOS DEVERIAM FECHAR SIM MAS NÃO É UM OU DOIS DOMINGOS APENAS MAS IR EM FRENTE COM ISSO PQ AGENTE JA VAI ESGOTADO EMBORA NO SABADO, E IMAGINA O SACRIFICIO DE TRABALHAR ATÉ 12:30 IMAGINA ENTÃO A TARDE TODA SERIA UM CAUS.

28 de dezembro de 2009 22:37  
Anonymous Anônimo disse...

espero q feche todos os domingo trabalho no mercado e os clientes acham q nao temos familia de segunda a sabado ta otimo pra vcs fazerem compra!!!!!!!!!!

8 de junho de 2012 12:24  

Postar um comentário

Voltar ao blog



Posts mais recentes Posts mais antigos

 
Google
 


   

 



Últimos Posts

TEM COISA PIOR QUE LATIDO DE CACHORRO?
O LAMAÇAL DA GUIDO MOMBELLI
AQUÁTICO ABRE TEMPORADA DIA 15/11
NATAL LUZ DE GRAMADO AO VIVO E EM CORES!
ATENÇÃO: 2009 SERÁ UM ANO MUITO CANSATIVO!
MAIS UM SECRETÁRIO DE IRENEU
SOBRE A PROGRAMAÇÃO DE NATAL DE TAPERA
NÃO FALE EM CRISE, TRABALHE!
NÃO ENTENDI A PROGRAMAÇÃO DO NATAL
LAMAÇAL NA GUIDO MOMBELLI

Arquivos

Setembro 2007 Outubro 2007 Novembro 2007 Dezembro 2007 Janeiro 2008 Fevereiro 2008 Março 2008 Abril 2008 Maio 2008 Junho 2008 Julho 2008 Agosto 2008 Setembro 2008 Outubro 2008 Novembro 2008 Dezembro 2008 Janeiro 2009 Fevereiro 2009 Março 2009 Abril 2009 Maio 2009 Junho 2009 Julho 2009 Agosto 2009 Setembro 2009 Outubro 2009 Novembro 2009 Dezembro 2009 Janeiro 2010 Fevereiro 2010 Março 2010 Abril 2010 Maio 2010 Junho 2010 Julho 2010 Agosto 2010 Setembro 2010 Outubro 2010 Novembro 2010 Dezembro 2010 Janeiro 2011 Fevereiro 2011 Março 2011 Abril 2011 Maio 2011 Junho 2011 Julho 2011 Agosto 2011 Setembro 2011 Outubro 2011 Novembro 2011 Dezembro 2011 Janeiro 2012 Fevereiro 2012 Março 2012 Abril 2012 Maio 2012 Junho 2012 Julho 2012 Agosto 2012 Setembro 2012 Outubro 2012 Novembro 2012 Dezembro 2012 Janeiro 2013 Fevereiro 2013 Março 2013 Abril 2013 Maio 2013

 

 

 



WM INTERNET