ff



Uma homenagem ao maior jornalista e blogueiro de Tapera.
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
XV DE NOVEMBRO E RUI BARBOSA COM MÃO ÚNICA. O QUE VOCÊ ACHA DISSO?

Pois olha, nas minhas andanças por aí, sou mais ouvidos do que palavras. Sempre procuro saber o que as pessoas pensam sobre determinados assuntos, para que assim, possa formar minha opinião. Afinal de contas preciso de subsídios e de pauta para escrever e satisfazer uma de minhas necessidades básicas.
Hoje a tarde um empresário da cidade levantou uma questão de ordem sobre o desenvolvimento de Tapera. Foi pela manhã, pensei, pensei e só agora decidi me manifestar.
Vou direto ao assunto, sem meias palavras.
A sugestão é que se transforme a Avenida Xv de Novembro e a Rua Rui Barbosa em mão única. A Xv de Novembro, só desce e a Rui Barbosa só sobe. Só assim, segundo essa opinião, que achei interessante, provocará o interesse por investimentos comerciais no centro de Tapera.
Essa mesma pessoa citou o exemplo de Espumoso e Ibirubá que experimentam um desenvolvimento invejável. Basta conferir in loco.
Eu acho que o assunto precisa ser, no minímo considerado. É uma possibilidade que precisa ser projetada.
O assunto está na mesa e agora a palavra fica com os nossos internautas.
A sugestão tem procedência ou é ilusão de alguém de quem sonha ver Tapera com movimento e com um comércio forte na zona central?
Vamos, dê a sua opinião! Quem sabe encaminhamos um direcionamento para essa questão já que tanto almejamos ver nossa cidade com area de cidade grande.

Postado por Leonardo Mayer as 10.2.09 e tem 41 comentarios
41 Comments:
Anonymous Anônimo disse...

Como não há perspectiva de crescimento não vejo porque gastar dinheiro com alteração da avenida para mão única. Não há nem carros suficientes para 2 mãos! Tem que haver novos empregos, Tapera há muitos anos só exporta profissional para outros lugares e a população não aumenta. Gaste esse dinheiro dando isenção de impostos para novas empresas, dando terreno no Setor Industrial, contratando consultoria para ver o que pode ser feito para melhorar a situação, etc.

10 de fevereiro de 2009 19:25  
Anonymous Anônimo disse...

mão única já...

10 de fevereiro de 2009 21:41  
Anonymous Anônimo disse...

antes asfaltar a rui barbosa do que transformar em mão única...
e está demorando para acontecer algum acidente...onibus e caminhões passam a mil por horas no sentido à rodoviária...ao menos um quebra molas a rui barbosa merece, ou uma placa impedindo o transito desses veículos pesados!!

10 de fevereiro de 2009 21:51  
Anonymous Anônimo disse...

Muito interessante e criativa a ideia do nosso BLOGUEIRO LEONARDO, ter levantado este assunto, sobre o calçadão e mão unica. Acho sim que deverá ser amadurecida esta idéia e feito um estudo técnico de como ser viabilizado, quem disse que é gastar dinheiro, não é gastar e sim investir mais em Tapera, seguir o exemplo da familia ZANETE, que conheci a 30anos com sua loja modesta de material elétrico e hidrálico, lembram quando funcionava em prédio alugado onde hoje é casa das massas? E aqui está o belo exemplo de Taperense bem sucedido com seus dois prédios e pelo que se ve todo ele ocupado seja na forma de aluguel ou venda na planta em fim todo ocupado, e pelo que se observa administrado e o atendimento pela família Zanete. O poder público deve investir sim e o Ireneu é um homem de visão e provavelmente vai fazer isto, basedo nas duas administrações bem sucedidas, tanto é que todas as grandes obras de Tapera foram feitas por ele, não precisamos mencionar aqui, basta rever o seu relatorio e propostas na campanha, de obras realizadas,e pela retomada do crescimento proposto e até agora ninguem contestou os seus pronunciamentos e propostas.
Voltando ao calcadão e mão única, acho que deverá ser mão única da esquina do clube até a loja quero-quero, e no outro lado estacionamento oblíquo. Basta observar-mos determinados dias da semana muitas vezes temos dificuldade de estacionamento ao longo da avenida.Quanto as perpectivas de crescimento, só não esta mais adiantado porque o Taperense não investe aqui, outro exemplo é o comércio, as grandes empresas são de fora e estão bem sucedida e bem administradas , como: Quero-quero, Benoite, Becker, Girasol, Uzina, Napolitana, regional supermercados, Supermercado Santa Clara, cutume Taperense entre outras, estas empresas investiram aqui, é porque tem potencial e Tapera esta crecendo sim.Aquela velha história da antiga administração da COTRISOJA que o supermercado não dava lucro, ou era mal administrado o supermercado, aliás toda a COTRISOJA era mal administrada, e deu no que deu, e os ex-administardores estão aí sorridentes.Outro caso que muitas vezes nos emtristecem é quando determinadas pessoas criticam e falam mal do Curtume, ora o curtume é uma mãe social, pagando muintas vezes um salário baixo, mas muitas pessoas já me disseram o que seria da minha familia se não fosse o curtume? Vamos refletir sobre estas ponderações.

10 de fevereiro de 2009 22:14  
Anonymous Anônimo disse...

to de acordo. só acho que tem que ser mão única da frente da cassol agté o city no mínimo. faz o retorno no city. eu sugiro um plebicito. muito boa ideia. valeu

10 de fevereiro de 2009 22:42  
Anonymous Anônimo disse...

Por ora, acho essa história de mão única uma bobagem.
A avenida está com folga para uso. Bastou a administração passada abrir 3 lugares na frente do BB e voltou a ter lugar para estacionar.
A "rótula" na frente do City também melhorou a circulação naquele ponto.
Minhas sugestões para melhorar o fluxo na avenida é:
1 - Que se retire aquele aumento na calçada em frente ao curtume
2 - Que se organize a entrada na avenida com a Rua Tiradentes (em determinados momentos seria bom que houvesse uma sinaleira ali).

Não acho que soluções mirabolantes como essa vão funcionar. Olha o tamanho da avenida de Espumoso (e compara com a nossa) para ter ideia porque eles adotaram mão única.

10 de fevereiro de 2009 22:51  
Anonymous Anônimo disse...

Se sair um dia o asfalto de Lagoa até não-me-toque o movimento na XV de Novembro irá ficar bem maior. Mais um dado para esquentar a conversa.

10 de fevereiro de 2009 22:55  
Anonymous Anônimo disse...

Mandemos os bombeiros se catarem a coloquemos os braços de ferros que impediam o tráfego pesado na Avenida.
Os bombeiros que usem a contramão para abastecer o carro-pipa.

10 de fevereiro de 2009 22:55  
Anonymous Anônimo disse...

Enquanto não se define grandes obras, será que o nosso prefeito poderia mandar arrumar a calçada em frente da antiga secretaria de saúde, entre a bibioteca e a lotérica?

Uma vergonha o estado em que aquela calçada se encontra!!!

Como exigir que os outros tenham calçada bem feita?

10 de fevereiro de 2009 23:00  
Anonymous Anônimo disse...

Vai ter gente beneficiada e gente prejudicada. Como sempre. Mas a idéia é boa.

Entendo que não seria preciso calçadão na XV de Novembro assim poderia ter estacionamento oblíquo nos dois lados sem beneficiar mais um lado.

O movimento das pessoas não é o problema na maioria absoluta dos dias e nem chega a ser nos dias de compras como natal. O centro tem problemas de estacionamento. E isto pode ser comprovado no dia a dia.

Sem calçadão o custo é muito menor. Se no futuro se mostrar necessário se faz, mas por agora só serviria para diminuir o estacionamento. que se criaria de vagas com o oblíquo se perderia com o calçadão. Sem sentido e aumenta o custo.

10 de fevereiro de 2009 23:12  
Anonymous Anônimo disse...

Com certeza apoio e há muito tempo já ouço opiniões sobre esse assunto...não foi o empresário o primeiro a dar a idéia...

Eu acho que realmente deveria se movimentar mais o centro de Tapera, e dar chance a mais lojas para se instalarem na Rui Barbosa -já que dizem que comércio fora da Avenida XV de Novembro não sobrevive - e eu acredito que essa história seja real, pois vejamos o exemplo da Pastelaria Banana Pastel, quantos proprietários já passaram por ali, algum motivo deve haver e eu penso que é por causa do movimento da rua, por que as pessoas procuram distração e movimento. Vejam os bares e lancherias situados na Avenida, a quanto tempo estão aí, e não tem rotatividade de proprietários.

Com certeza é uma proposta ousada que deve ser levada a diante, pela Câmara Municipal, o Executivo, e principalmente pelos munícipes, pois dará a chance de surgir novos empresários que se motivem em abrir novas fontes de emprego, e consequentemente, renda ao município.

11 de fevereiro de 2009 10:47  
Anonymous Anônimo disse...

É mesmo botar oblíquo dobra o estacionamento e calçadão termina com carros do outro lado. O resultado é o mesmo numero de lugares. Acho que não deve ter calçadão! A mão única sem canteiros no meio e estacionamento oblíquo dos dois lados é a solução mesmo. É bem mais barata do que calçadão e funciona.

11 de fevereiro de 2009 12:01  
Anonymous Anônimo disse...

Calçadão....
O meio calçadão do Brunori só serviu para tirar estacionamento da XV.
E as pessoas não querem ficar andando pra lá e prá, quero estacionar na frente da loja, comprar e ir embora.
Acho calçadão um desperdício de espaço...

11 de fevereiro de 2009 12:37  
Anonymous Anônimo disse...

Se o povo quer estacionar em frente a loja. a mão únicas não vai resolver o problema. O número de vagas não vai aumentar tanto com estacionamento oblíquo. As lojas é que tem que ter estacionamento próprio.

11 de fevereiro de 2009 16:34  
Anonymous Anônimo disse...

Meio calçadão do Brunori??

Acho que esta informação é equivocada...
Estou enganada?

12 de fevereiro de 2009 00:01  
Anonymous Anônimo disse...

MÃO UNICA EM UMA CIDADE QUE NÃO TEM CARO PARA MOVIMENTA A AV. XV DE NOVEMBRO? PRECISA PRIMEIRO EMPREGO PARA O PESSOAL COMPRAR CARRO. NA RUA RUI BARBOSA ESTACIONAR JÁ É UM PERIGO DE ROUBO, VAI CRUZAR CARRO COM SOM NOS FIM DE SEMANA EM FRENTE A HOSPITAL E IGREJA?
INVENTAM OUTRA COISA PARA GASTAR DINHEIRO NÃO MÃO ÚNICA.

12 de fevereiro de 2009 12:21  
Anonymous Anônimo disse...

Se fizer estacionamento obliquo, vai ter que ser só de um lado da avenida, porque a vaga de estacionamento é maior que a paralela e o espaço de manobra também.
Seria uma boa oportunidade de asfaltar a avenida, colocar rampa para cadeirantes, colocar a fiação elétrica subterrânea, colocar luminárias mais eficientes, relocar as passagens de água e esgoto para futuras manutenções, refazer toda a sinalização de transito da área, estacionamento para bicicletas e refazer o paisagismo e quem sabe a praça... além de tentar trazer turistas para Tapera com alguma atraçao extra.

12 de fevereiro de 2009 14:54  
Anonymous Anônimo disse...

Tão querendo botar chifre em cabeça de cavalo. A principal justificativa para transformar uma via em mão única e o seu alto tráfego (estrangulamento). Ora, uma avenida como a nossa, com quatro mãos, duas para cada sentido, movimento estremamente moderado, para não falar em fraco, jamais seria motivo para alterar o sentido das vias. (única). Ou eu resido em outra cidade, ou tem gente que não sabe o que é movimento. Falta de local para estacionar? Convenhamos, há de sobra. Temos todas as transversais e a Rui Barbosa com muitas vagas. Agora se a pessoa quer estacionar dentro da loja, ou outro estabelecimento que seja, pelo amor de Deus. Tem gente que não se gosta mesmo, pois tem preguiça de caminhar meia quadra. Poi isso que estão c/10 KG acima do pêso. Experimentem irem a P.Fundo para aí sim,terem uma noção melhor de movimento. Além da dificuldade de se achar local para estacionar, quando se acha, fica longe, mas longe mesmo e ainda e pago. Mas mesmo assim nunca ouvi ninguém reclamar. Esta estória de mão-única tá me lembrando a sinaleira instalada em Selbach. Com trânsito de 1 carro a cada 30 segundos, mesmo assim foi instalada.Todo mundo sabe no que deu. Ora pessoal. O município deve procurar direcionar seus recursos em investimentos que possam trazer retorno a toda população, principalmente naqueles que aumentem a utilização de nossa mão-de-obra. Temos que atrair novos investimentos para nossa cidade, conseqüentemente aumentando-se todas as demais atividades. Poxa, mão única. Acho que tem gente que enxerga muito pouco. Quase nada.

12 de fevereiro de 2009 21:50  
Blogger Leonardo Mayer disse...

Olá bom dia!
A propósito do post sobre mão única na Xv de Novembro e Rui Barbosa, nada a ver com movimento no centro ou falta de estacionamento.
O idéia que quer se colocar em debate objetiva exatamente abrir mais uma alternativa, para novos negócios na rua paralela à Xv de Novembro.

13 de fevereiro de 2009 07:55  
Anonymous Anônimo disse...

pq vc nao comenta a revitalização da cotrisoja, ou vc so sabe criticar?

13 de fevereiro de 2009 10:02  
Anonymous Anônimo disse...

Concordo com a pessoa que diz tão querendo botar chifre em cabeça de cavalo.
O movimento da XV é baixíssimo mesmo, essa história (ou estória) não se justifica.

13 de fevereiro de 2009 10:57  
Anonymous Anônimo disse...

Deixa o homem trabalhar..

13 de fevereiro de 2009 12:42  
Anonymous Anônimo disse...

Ao anônimo que escreveu ou eu moro em outra cidade, certamente não quer ver o desenvolvimento e a modernização de nossa querida Tapera, quando este blog levantou este assunto foi muito feliz, e ai estão as belas ponderações e comentários que só irão enriquecer este debate mas não concordo quando o mesmo que fez algumas ponderações rancorosas , comparando, aliás nem tem comparação o trânsito de Passo com o de Tapera , nem tão pouco o comércio são muito mais de 200 mil habitantens contra menos de 11 mil em Tapera, ou o mesmo quer fazer uma brinacadeira, comparar um Elefante com uma formiga. Tá nervoso, vai conhecer o transito de mão única aqui pertinho em Espumoso e em Ibirubá daí talves possa ter uma outra visão.

13 de fevereiro de 2009 12:42  
Anonymous Anônimo disse...

Não há lojas na Rui Barbosa porque não há consumidor suficiente. Para atrair gente de fora uma obra em umas 5 quadras nao sairia menos de 2 milhões de reais. Será que iria criar novos empregos que compensaria o gasto? Talvez revitalizar a praça seria um bom começo.

13 de fevereiro de 2009 14:44  
Anonymous Anônimo disse...

Quem entra no blog somente para criticar, esculaxar, achar defeitos, por que não ocupa o tempo lendo um livro, analisando seus defeitos, acha alguma coisa mais produtiva pra fazer do que criticar a opinião dos outros???

Eu penso que é muito interessante ter esse canal de comunicação para as pessoas demonstrarem sua opinião, e acima de tudo APRENDER A RESPEITAR A OPINIÃO DOS OUTROS.
Com isso, com certeza muitas desavenças se acabarão, e o ser "humano" aprenderá a viver em comunidade.

Parabéns Leonardo pela iniciativa e ótimos assuntos que traz para a população demonstrar sua opinião!!!!

13 de fevereiro de 2009 14:45  
Anonymous Anônimo disse...

A calçada da antiga secretaria de saúde realmente tá se destacando pela péssima manutenção. Claro que já estava quando assumiu e pode até já estar na agenda. Quem sabe uma foto ajudaria ao pessoal ver como já aconteceu em outras oportunidades.
Atenção: Isto não é uma crítica e sim uma ajuda para que a atual administração possa tomar conhecimento.

13 de fevereiro de 2009 15:28  
Anonymous Anônimo disse...

Amigos Taperenses,

Acho engraçado e me questiono sobre alguns comentários.

As pessoas dizem que em Tapera não tem trânsito, nem comércio, nem movimento, nem carros... e que uma obra dessas não serve para nada.

Ora, meus amigos, não seria esta obra uma tentantiva de aumentar e diversificar o comércio local e aumentar o movimento, atraindo consumidores de outras cidades, além de embelezar a cidade?

Vocês acham que Espumoso e Ibirubá, cidades vizinhas que se desenvolveram bastante nos últimos anos, tiveram esse crescimento por acaso?

Acho que cada um tem o direito de concordar com a idéia ou não.

Eu particularmente acho a proposta bem interessante.
Tapera precisa dar uma repaginada!!!
Concordo que a praça também merece uma nova cara.

A propósito: Alguém lembra quando foi a última remodelação na Praça Central de Tapera??
Pois eu lembro... foi na última administração do Ireneu.
Esse é um, entre tantos outros motivos, que me fazem acreditar que agora as coisas tomarão jeito.

É a hora de Tapera!

13 de fevereiro de 2009 18:09  
Anonymous Anônimo disse...

A praça é o coração de Tapera, deveria estar recebendo maiores cuidados, antes que tenha um infarto...

13 de fevereiro de 2009 19:42  
Anonymous Anônimo disse...

"... APRENDER A RESPEITAR A OPINIÃO DOS OUTROS"

Estaria incluido aí o respeito pela opinião daquele que "... entra no blog somente para criticar, esculaxar, achar defeitos" ?

Olha a incoerência !!!

13 de fevereiro de 2009 20:16  
Anonymous Anônimo disse...

Minha humilde opinião é de que se estude bem a relação custo/benefício do calçadão e mão única.
Justo quando um empresário taperense investe construindo um edifício com lojas comerciais na XV, além de várias lojas de fora instalarem filiais na XV vai se promover a rua Rui Barbosa dividindo o comércio?
Por que não criar atrativos para aumentar o movimento de consumidores de cidades vizinhas e assim aumentar a arrecadação em vez de espalhar os poucos consumidores que teos hoje?
Com a crise mundial chegando e atingindo o Brasil devese pensar em reforçar o que se tem e deixar para mais adiante a criação de coisas mais arriscadas. Reforçar o comércio atual com promoções conjuntas que atraiam pessoas em dias de semana para o centro de Tapera custará muito menos e o resutado virá em tempo muito menor. Se der certo com certeza haverá comerciantes novos e ocuparão a Rui Barbosa.
Ou está sobrando dinheiro?

13 de fevereiro de 2009 22:07  
Anonymous Anônimo disse...

Avisoaos transeuntes: a calçada emfrente a secretaria saúde velha e assim como os outros remendos em calçamentos agora poderãoser feitos porque saiu a licitação. Vãoser fechados todos os buracos inclusive os que estão abertos há séculos.

14 de fevereiro de 2009 18:03  
Anonymous Anônimo disse...

Aviso aos traunsentes:A calçada em frente ao Prédio da antiga Prefeitura Municipal de Tapera, assim como outros reparos e consertos nas ruas e calçadas da cidade serão retomados . Estes trabalhos serão feitos com a maior brevidadce póssivel, um a um,dentro das nossas prioridades, de administradores que somos. Tenham calma são menmos de 30 dias úteis de trabalho desta administração que está bombando.OK.

15 de fevereiro de 2009 09:45  
Anonymous Anônimo disse...

revitilização da cotrisoja? com quase os mesmos .........me enganana que eu gosto........revitilização seria se processacem e colocaasem na cadeia aquele que anda por ai, lindo, leve e solto.....hipocrisia tem hora né.chegaaaaaaaaaaaaaaaaaa de me enganar eu não sou besta.

15 de fevereiro de 2009 13:40  
Anonymous Anônimo disse...

Como diria o Anônimo abaixo "Não há nem carros suficientes para 2 mãos!".

Por que motivo o pessoal que não investe em Tapera agora vai investir porque a rua é de mão única? Nada vai mudar.

Essa é uma idéia parecida com aquela do Parque Aquatico Taperense de fazer 4 quadras de tenis e um campo de futebol no meio do morro.

16 de fevereiro de 2009 08:13  
Anonymous Anônimo disse...

XV de Novembro com mão única da Farmácia Cassol até o City Bar.
Rui Barbosa permanece mão dupla!!

16 de fevereiro de 2009 09:18  
Anonymous Anônimo disse...

Anônimo do dia 16/02 às 8:13 da manhã, e demais comentaristas contrários ao projeto:

Já que acham a idéia ruim, poderiam sugerir alternativas de projetos e ações para ajudar na aceleração do desenvolvimento da nossa Cidade. Não acham?

Todos têm o direito de não concordar. Mas acho que seria interessante e de muita valia dicas e sugestões de soluções melhores então, já que acham ruim asfalto na Rui Barbosa e duas avenidas com mão única.

Inicialmente eu também achei que o fato de transformar as ruas em mão única não seria interessante.
Mas avaliando melhor a situação, analisando Municípios vizinhos e ouvindo outras opiniões, cheguei a conclusão de que realmente essa mudança pode gerar, além de uma reformulação visual na Cidade, um aumento de pontos comerciais o que proporciona aumento de vagas de trabalho, aumento de renda e melhora da qualidade de vida.

Obrigada.

16 de fevereiro de 2009 09:40  
Anonymous Anônimo disse...

Anônimo de 16 de Fevereiro de 2009 09:40

Não sou pago para ter idéias e resolver problemas e portanto não tenho estas obrigações profissionais. Quando tenho idéias que julgo proveitosas gosto de divulgá-las aqui para que talvez possam ser aproveitadas.

Como cidadão tenho o direito de opinar sobre as idéias que podem se tornar projetos que custarão dinheiro para nós, contribuintes. E se achar que não são boas deixo clara minha opinião.

Se alguem não gosta de ser criticado nunca deveria ter entrado para a vida pública.

16 de fevereiro de 2009 22:49  
Anonymous Anônimo disse...

Por isso que Tapera não vai para frente... tanta coisa mais importante para tratar e aparece coisas desse tipo.

Saúde, educação, incentivos para novas empresas, aumentar a arrecadação do município, entre outros assuntos, considero mais importantes do que fazer alterações para um trânsito de uma cidade de pouco mais de 10 mil habitantes.

Na minha sincera opinião falta espírito empreendedor e visão de futuro para as lideranças Taperenses.

Abraços

17 de fevereiro de 2009 01:45  
Anonymous Anônimo disse...

Parabéns ao anônomo de 17/02/2009.
CONTINUE......

17 de fevereiro de 2009 15:57  
Anonymous Anônimo disse...

Concordo com os que escreveram sobre investir em novos empregos, ampliando assim as condições financeiras das famílias taperenses. A partir daí, quem sabe, pode-se começar a pensar em reestruturar o centro da cidade.
Porque, do que vale uma cidade linda em aparência, se não oferece boas condições a seus cidadãos.

9 de março de 2009 16:04  
Anonymous Anônimo disse...

tanta coisa a se fazer por Tapera e ainda falam em mão única só para beneficiar meia dúzia de pessoas TAPERA SEMPRE TAPERA INFELISMENTE

24 de março de 2009 13:36  

Postar um comentário

Voltar ao blog



Posts mais recentes Posts mais antigos

 
Google
 


   

 



Últimos Posts

COLORADOS, SE ACALMEM, VENCEMOS APENAS MAIS UM GRE...
DIA DO MUNICÍPIO NA DATA ORIGINAL
CAVALGADA ANA TERRA PASSOU POR TAPERA
OUTRA MEDALHA DE PRATA PARA GUILHERME NAS OLIMPÍAD...
TÁ RECLAMANDO DO CALOR.... VAI PRA LONDRES UAI!
PENSEM NISSO....
CAPINA MANUAL É UM SACRILÉGIO
QUE FOGUETÓRIO É ESSE?
A PROPÓSITO DO PROJETO ULBRA/ICCONE/PREFEITURA
SÓ DUAS OBERVAÇÕES!

Arquivos

Setembro 2007 Outubro 2007 Novembro 2007 Dezembro 2007 Janeiro 2008 Fevereiro 2008 Março 2008 Abril 2008 Maio 2008 Junho 2008 Julho 2008 Agosto 2008 Setembro 2008 Outubro 2008 Novembro 2008 Dezembro 2008 Janeiro 2009 Fevereiro 2009 Março 2009 Abril 2009 Maio 2009 Junho 2009 Julho 2009 Agosto 2009 Setembro 2009 Outubro 2009 Novembro 2009 Dezembro 2009 Janeiro 2010 Fevereiro 2010 Março 2010 Abril 2010 Maio 2010 Junho 2010 Julho 2010 Agosto 2010 Setembro 2010 Outubro 2010 Novembro 2010 Dezembro 2010 Janeiro 2011 Fevereiro 2011 Março 2011 Abril 2011 Maio 2011 Junho 2011 Julho 2011 Agosto 2011 Setembro 2011 Outubro 2011 Novembro 2011 Dezembro 2011 Janeiro 2012 Fevereiro 2012 Março 2012 Abril 2012 Maio 2012 Junho 2012 Julho 2012 Agosto 2012 Setembro 2012 Outubro 2012 Novembro 2012 Dezembro 2012 Janeiro 2013 Fevereiro 2013 Março 2013 Abril 2013 Maio 2013

 

 

 



WM INTERNET