ff



Uma homenagem ao maior jornalista e blogueiro de Tapera.
quarta-feira, 15 de julho de 2009
UMA PREOCUPAÇÃO DESMEDIDA COM A GRIPE A

Eu sou obrigado a concordar com o recente comentário de que se está fazendo um alarde descomunal sobre a tal Gripe A. Já escrevi alguma coisa aqui mesmo neste espaço e em outra matéria no site da Prefeitura, que não há motivo para alarde. Assim, como não havia motivo para a alausa que se fez com a febre amarela.
Assisti a entrevista do Secretário da Saúde Osmar Terra hoje ao meio no Jornal do Almoço e fiquei pasmo com a pressão que a repórter fez para que ele disse estamos vivendo o caos. Que coisa impressionante!!! Mesmo o Secretário dizendo que não era motivo para pânico e que a tal Gripe A menos letal que a gripe comum, a repórter insistia e insistia para que Osmar Terra dissesse o pior. Mas até a imprensa que é quem deveria acalmar a população orientando de forma adequada!!!
Em outro canal de televisão, acho que foi na Record um médico foi submetido a um verdadeiro bombardeio de perguntas, muitas das quais sem o menor propósito.
Faço parte dela sim, mas por vezes a nossa imprensa passa dos limites do tolerável na ânsia de obter ibope.

Postado por Leonardo Mayer as 15.7.09 e tem 40 comentarios
40 Comments:
Anonymous Eduardo disse...

Caro Leonardo. Aproveitando que teu blog tem imensa parcela da população que o lê, gostaria que fizesses, se possível, um alerta aos motoristas que transitam na Rua Vicente Basso e José Sarturi, além das demais ruas paralelas para que observassem a sinalização que foi recentemente colocada nas esquinas alertando sobre qual rua é preferencial. Ocorre que, principalmente na Rua Vicente Basso e José Sarturi, os motoristas não se deram conta que as preferenciais não são elas e sim as ruas que sobem da Avenida 15 de Novembro em direção a Avenida Presidente Tancredo Neves e transitam em alta velocidade, colocando em risco aquelas pessoas que estão transitando nas ruas que são preferenciais. Um alerta agora é melhor do que um acidente. Eu que transito por estas ruas, já me vi obrigado muitas vezes, mesmo estando na preferencial, deixar os apressadinhos passarem, sob risco de ter meu carro batido por aqueles que não sabem sequer observar qual rua é preferencial. Imagine estas pessoas dirigindo numa cidade maior. Um abraço e continue divulgando as coisas que são de interesse de nossa cidade.

15 de julho de 2009 19:01  
Anonymous Anônimo disse...

Epidemia - Secretário Osmar Terra

O secretário do Rio Grande do Sul afirmou que é inevitável uma epidemia da nova gripe no país. "Esse controle todo que estamos fazendo serve para retardar, diminuir o número de casos, mas é inevitável uma epidemia", disse Terra.

Cristina Kirchner:

"A Argentina subiu no ranking porque é a que realmente conta todos os números"

15 de julho de 2009 19:55  
Anonymous Anônimo disse...

A mortalidade é baixa realmente (0,5%).
Então se toda Tapera pegar a gripe, 60 pessoas morrerão.
Se metade pegar, 30 vão morrer.
É pouco ou é muito?

16 de julho de 2009 07:55  
Anonymous Anônimo disse...

Com mais 148 casos de gripe A, total chega a 1.175 no país.

Outros 3.926 casos suspeitos esperam o resultado da análise laboratorial.

Como assim não devemos nos preocupar?

Uma coisa é criticar a imprensa sensacionalista, outra é menosprezar declarações da própria Organização Mundial de Saúde.

É uma doença nova, não há como prever que rumo ela tomará e embora anunciada para outubro ainda não existe vacina.

Não é motivo para pânico mas é motivo sim para nos cuidarmos.

A gripe comum não é uma pandemia porque tem vacina e remédio.

Se as duas tem mortalidade de 0,5% não quer dizer que as duas são iguais. Este novo vírus pode infectar muito mais pessoas do que o normal.

Ainda bem que em Tapera não temos nenhum caso. Mas se vier a ter não quero ser um deles.

16 de julho de 2009 09:32  
Anonymous Anônimo disse...

Seguindo seu raciocínio, "é pouco ou é muito", então pode ser (ou não pode) que um meteoro caia na Terra e acabe com a humanidade.

Pode (ou não pode) que 100% dos taperenses contraiam gripe comum e (pode ser que) 30 pessoas morram, já que a taxa de mortalidade é a mesma.

Pode (ou não pode) acontecer de eu sair de casa e ser atropelado a qualquer hora.

Pode (ou não pode) que meu time de futebol seja campeão.

Vamos nos ater ao fatos, não ao que leigos acham que PODE ou NÃO PODE.

16 de julho de 2009 09:44  
Anonymous Anônimo disse...

Em relação a gripe A, o copo pela metade: está meio cheio ou meio vazio?
Há os pessimistas e os otimistas.
Escolha seu lado (prá variar...).

16 de julho de 2009 09:45  
Anonymous Anônimo disse...

Enquanto isso...

RS confirma quinta morte pela nova gripe no Brasil

Um caminhoneiro de 35 anos morreu, na madrugada desta quinta-feira (16), na Santa Casa de Uruguaiana (RS), em consequência da nova gripe. Ele começou a sentir os sintomas em Porto Xavier (RS), em 29 de junho, onde passou pelos primeiros atendimentos médicos.

Ele procurou um hospital em Itaqui (RS), no domingo (5), quando foi hospitalizado na cidade e transferido, no dia seguinte, para a Santa Casa de Uruguaiana.

16 de julho de 2009 10:29  
Anonymous Anônimo disse...

Para o 09:44:

Tem pandemia de meteoros?

Tem pandemia de atropelamentos?

:)

16 de julho de 2009 10:30  
Anonymous Anônimo disse...

Leonardo, postando de novo?

16 de julho de 2009 10:34  
Anonymous Anônimo disse...

Tá tudo bem, né?
Aqui nunca vai chegar, né?

...

Hospital suspende pronto atendimento após avanço da nova gripe no RS

Emergências serão mantidas no Hospital Universitário de Santa Maria.
Autoridades devem sugerir decreto de situação de emergência na cidade.

O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), no Rio Grande do Sul, informou, nesta quarta-feira (15), que foram suspensos os atendimentos ambulatoriais no pronto-socorro, para adultos, devido ao aumento na demanda de atendimento de pacientes suspeitos da nova gripe. De acordo com o hospital, serão mantidos apenas os atendimentos de urgência e emergência.

16 de julho de 2009 10:37  
Anonymous Anônimo disse...

Pessimismo eotimismo não tem nada a ver com o assunto.

Que gente!

Depois vão reclamar que o governo nada fez para impedir...

16 de julho de 2009 10:38  
Anonymous Anônimo disse...

Passo Fundo tem novos casos suspeitos de gripe A

Depois de ter três casos de morte ligados à suspeita de contaminação pela gripe A em Passo Fundo, ainda à espera do resultado de exames para confirmação, novos pacientes foram internados ontem com os sintomas da doença. Uma delas é a filha de uma mulher de 49 anos que morreu na manhã de terça-feira.

16 de julho de 2009 13:11  
Anonymous Anônimo disse...

O governo inglês ao anunciar a 29ª morte no país confirmou que trabalha com uma expectativa de 65.000 mortes neste inverno pelo vírus da gripe A.

As mortes por gripe sazonal na Inglaterra variam de 6 a 10 mil por ano o que demonstra que o governo trabalha com uma taxa de 6 a 10 vezes maior para o novo vírus.

Os casos de gripa A aumentaram 50% em uma semana na Inglaterra e o Chefe de Saúde do país admitiu que 12% da força de trabalho do país deverá estar infectada até setembro. A primeira onda de infecção deverá atingir 30% da população.

16 de julho de 2009 13:22  
Blogger Leonardo Mayer disse...

O que quero dizer é que, qualquer gripe que acometa uma pessoa, se ele não tomar os cuidados devidos e se estiver com o organismo debilitado, pode evoluir para uma pneumonia e para o óbito. Pior para as pessoas com problemas crônicos, os cardiopatas por exemplo.
Foi neste sentido que publiquei o referido post.

16 de julho de 2009 16:43  
Anonymous Anônimo disse...

65.000 mortes na Inglaterra?
Ai, ai
o que sobra pra nos?

16 de julho de 2009 17:40  
Anonymous Anônimo disse...

RS tem mais 4 mortes por gripe suína; nº no País vai a 11

O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira que subiu para sete o número de mortos por gripe suína no Rio Grande do Sul. Com isso, o número de vítimas fatais do vírus A (H1N1) no Brasil chega a 11. O Estado de São Paulo registrou três mortes e o Rio de Janeiro, uma.

16 de julho de 2009 19:36  
Anonymous Anônimo disse...

Quanto ao primeiro comentário:
Eu tenho observado aquelas placas e não páro te ter a sensação de que estão erradas, pois as pessoas que sobem tem naturalmente que reduzir a velocidade por causa das sarjetas. Na lógica dos engenheiros de trânsito talvez assim como está seja o ideal, mas tá estranho...muito estranho...

17 de julho de 2009 10:10  
Anonymous Anônimo disse...

É um crime no meio da explosão da pandemia no RS as escolas ainda estarem dando aulas em Tapera.

Hoje nos jornais ingleses o destaque são os 55.000 casos de infecção pelo novo vírus em uma semana. De 30.000 para 85.000 em apenas 7 dias. De 17 para 29 mortos em apenas 4 dias.

No RS o secretário de saúde estima em 1.500 os infectados pelo novo vírus, que já se espalha pelo estado.

A falta de informações corretas está levando as pessoas a não terem cuidado. Quando se fala que a mortalidade é a mesma da gripe comum está se falando de porcentegem. O número de infectados, e consequentemente de óbitos, é muito maior.

As crianças que não sofrem tanto com o vírus da gripe sazonal estão sendo atingidas em cheio pelo novo vírus. Na Argentina não deram muita importância e todos sabem o que aconteceu.

Não entendo por que ainda estão expondo as crianças a ambientes fechados, ideais para a contaminação, em pleno inverno.

Estão esperando que Tapera tenha casos de gripe A?
Faz sentido esperar?

Qual o prejuízo que poderia ter aumentar as férias agora no inverno e compensar no verão comparado com as vidas de nossas crianças?

Parece só alarmismo, mas não é. A preocupação não é desmedida, Leonardo. Este vírus ainda está em estudo. Não se comporta como o padão conhecido. Atinge pessoas saudáveis e fora do grupo de risco. Não se sabe se poderá sofrer mutação. Ainda não tem vacina. E tem uma taxa de contaminação muito acima do virus da gripe comum.

Levar na brincadeira só pode piorar o que já é muito ruim. Em Santa Maria a maior escola estadual fechou. 80 pais apresentaram atestados para que seus filhos não se exponham. O período de férias escolares deveria começar na próxima quinta-feira, mas a escola achou melhor não esperar

E Tapera?
Vai esperar?

17 de julho de 2009 11:35  
Anonymous Anônimo disse...

Quais as providências que a Secretaria de Saúce está tomando para enfrentar a epidemia?
Se apresentar os sintomas da gripe A, para qual posto devo me dirigir?
A equipe está informada e capacitada para atender pacientes com sintomas da gripe A?
A Secretaria recebeu o antiviral em número suficiente?
E, por fim, a Secretaria de Saúde estima quantas mortes em Tapera?

17 de julho de 2009 11:37  
Anonymous Anônimo disse...

Só para colaborar:
A OMS desistiu de contar os casos pois com o crescente número de pessoas com a nova gripe "se torna difícil, se não impossível acompanhar os dados".

É pouco ou querem mais?

17 de julho de 2009 11:43  
Anonymous Anônimo disse...

Preocupação desmedida?

A gripe suína se propaga a uma velocidade sem precedentes, em relação a outras epidemias, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), que informou que, em apenas seis semanas, se espalhou tanto quanto a gripe sazonal em seis meses durante as últimas pandemias.

17 de julho de 2009 14:55  
Anonymous Anônimo disse...

sobre o comentario das 11:37

A Secretaria de Saúde tem se esforçado tanto para economizar que está economizando até nas palavras.

Até agora muito pouco de orientação. Depois do primeiro caso vão tentar orientar mas ai o pânico já vai existir. Não dá para entender.

17 de julho de 2009 15:37  
Anonymous Anônimo disse...

Caro amigo leonardo

Hj a tardinha uma acidente muitograve mas felizmente sem feridos graves em Arroio Grande Ibiruba.
Será que não ta na hora de fazermos alguma coisa para resolver o problema dos burracos neste asfalto.
POr que não fechar a rodovia e demosntrar nossa indignação com a falta de uma efetiva recapagem nesta rodovia.
Precisamos nos unir se não podemos ser mais uma das vitimas de acidentes ou de ter seu peneus e rodas detonados.

OBS:
para seu conhecimento o corpo de bombeiro de tapera chegou poucos segundos após a corporação de Ibiruba sendo que o acidente voi proximo a ponte de arroio grande.
Parabéns aos bombeiros que foram rapidos.

17 de julho de 2009 20:06  
Blogger Leonardo Mayer disse...

Fiz um post no sábado falando do estado do trecho que demanda a Selbach. É lamentável que o anúncio de recuperação da estrada ainda não tenho sido concretizado.
Eu concordo que é preciso uma iniciativa radical para chamar a atenção do governo do Estado.
Alguém se habilita a puxar a frente.?

17 de julho de 2009 20:17  
Anonymous Anônimo disse...

O mais importante é sabermos o quanto está preparada a nossa equipe de saúde pública e hospitalar do município para tal epidemia?

17 de julho de 2009 20:42  
Anonymous Anônimo disse...

Gripe A já matou sete pessoas no Rio Grande do Sul

Dois dos três casos de mortes com suspeitas de gripe A em Passo Fundo foram confirmados nesta tarde pelo secretário de Saúde do município, Alberi Grando. Com isso, o Rio Grande do Sul contabiliza sete óbitos pela doença.

No Brasil, são 11 vítimas. Nesta quinta-feira, além das mortes em Passo Fundo, foram confirmadas duas vítimas em Santa Maria, uma em Uruguaiana, uma em Osasco (SP) e outra no Rio de Janeiro.

17 de julho de 2009 20:47  
Anonymous Anônimo disse...

A gripe comum, com doenças associadas (como pneumonia) matou 77.964 pessoas no Brasil em 2006.

17 de julho de 2009 21:12  
Anonymous Anônimo disse...

coment. das 21:12

trabalho na área e verifiquei a estatística publicada no site do DATASUS

Óbitos p/Ocorrênc segundo Região
Causa - CID-BR-10: Influenza (gripe)
Período: 2006

Região Óbitos p/Ocorrênc

Região Norte 17
Região Nordeste 83
Região Sudeste 46
Região Sul 24
Região Centro-Oeste 11

TOTAL 181

18 de julho de 2009 00:00  
Anonymous Anônimo disse...

Segue a "preocupação desmedida":

Gripe suína: Niteroienses devem evitar cinemas e teatros

Secretaria de Saúde faz recomendação horas após diagnóstico ser confirmado em garoto de 12 anos internado em estado grave

"Estamos querendo proteger os moradores da cidade de possíveis contaminações e recomendamos que evitem locais fechados em que possam ficar muito tempo juntos. Nesse momento, não conseguimos mais realizar testes de diagnóstico em todos com sintomas de gripe"

18 de julho de 2009 08:05  
Anonymous Anônimo disse...

Dicas do Ministro:

Primeiro, medidas de prevenção individual que cada um de nós pode ter. Lavar com muita frequência as mãos com água e sabão.

Segundo: se você tiver tossindo, espirrando, use um lenço descartável e proteja a boca e o nariz ao tossir e espirrar.

Terceiro: não compartilhar objetos de uso comum, como toalhas, talheres, copos, pratos.

Gráfico da Gripe no Brasil

18 de julho de 2009 09:05  
Anonymous Anônimo disse...

Acabei de saber que ontem à noite foi levado um cara prá PF suspeitíssimo de gripe suína.É de fonte segura. E agora???

18 de julho de 2009 09:46  
Anonymous Anônimo disse...

Pobre inocencia dos governantes!!!
Claro q é piada.
Assinar autorização de obras de recapeamento de rodovias, sem previa dotação orçamentaria!!
Acham q o povo é burro.
daria p/dizer tem o mesmo valor de um pedaço de papel higienico usado, preenchido como se fosse um cheque, e, dar para uma pessoa trocar no banco por dinheiro!!
FAZEM ME RIR GOVERNANTES DO IRAQUE!!

18 de julho de 2009 09:50  
Anonymous Anônimo disse...

PANDEMIA POR 3 a 4 ANOS

Ministro da saúde da Argentina, Claudio Zin, afirma que não podemos pensar que daqui a 2 ou 3 semanas esta pandemia estará terminada.

"É coisa de no mínimo 3 a 4 anos, temos que nos acostumar e começar a mudar a nossa maneira de conviver. Sem abraços e apertos de mão, nos distanciar das pessoas e vigiar os sintomas com muita atenção", diz Zin.

18 de julho de 2009 14:57  
Blogger Leonardo Mayer disse...

Trinta e dois comentários!!! Um blog a serviço da saúde pública e da conscientização das pessoas. Eu tinha certeza de que este post geraria toda esta repercussão.
Parabéns aos internautas que já adquiriram o hábito de participar dando a sua contribuição para o esclarecimento de um assunto tão importantes como este da Gripe.

18 de julho de 2009 15:08  
Anonymous Anônimo disse...

na minha opinião as pessoas não podem esperar mto das autoridades em saúde, estes insistem que não há motivo para panico enquanto isso ficam esperando 15 dias para confirmação ou não da doença em pessoas extremamente debilitadas pelo novo ou velho virus emtds os municípios e eles insistindo em tapar o sol c a peneira, uma pessoa internada c suspeita pode já ter transmitido a doença para mts pessoas já q a transmissão se dá mesmo antes da pessoa sentir os primeiros sintomas. Sendo assim meu queridos cidadãos Taperenses o melhor no momento é cada um zelar pela sua saúde, nada de eventos com grandes aglomerações de gente, lavar as mãos com frequencia, procurar os postos de saúde só quando o caso for realmente sério porque afinal ficar na sala de espera com pessoas que não se sabe se tem o vírus ou não é um risco desnescessário e devemos evitar o máximo ficar em ambientes fechados principalmente perto de pessoas com sintomas gripais e ter fé, mta fé em Deus...Abraço

19 de julho de 2009 19:17  
Anonymous Anônimo disse...

Essa gripe não existe, é mito!

19 de julho de 2009 20:49  
Anonymous Anônimo disse...

VEJO QUE QUANDO O COMENTÁRIO É CORRETO E ATINGE A VERDADE NÃO É PUBLICADO NESTE BLOG.
QUAL O MOTIVO DISSO SEU LEONARDO?
POR QUE NÃO PUBLICASTE MEU COMENTARIO?
OBRIGADO,

19 de julho de 2009 21:33  
Blogger Leonardo Mayer disse...

O amigo deve ter apertado na tecla errada. Faz horas que não recuso comentário! Envie de novo por favor, pois as verdades não devem ser recusadas!

19 de julho de 2009 21:49  
Anonymous Anônimo disse...

Leonardo, é verdade que tem duas pessoas com a gripe em Tapera?

20 de julho de 2009 09:29  
Anonymous Anônimo disse...

"Para conter a nova gripe em Caxias do Sul, a prefeitura já decidiu antecipar as férias escolares de 89 estabelecimentos municipais de ensino. Além disso, admite adotar medidas como fechar temporariamente cinemas, igrejas, boates e outros locais que facilitem aglomerações. "

20 de julho de 2009 09:34  

Postar um comentário

Voltar ao blog



Posts mais recentes Posts mais antigos

 
Google
 


   

 



Últimos Posts

Recebo do Promotor de Justiça Dr. Valdoir de Faria...
MP ASSUME UMA POSTURA DE EFETIVA INTEGRAÇÃO
CONTRA PROPAGANDA DE BEBIDA ALCOÓLICA
ESCRITÓRIO RAHPPA É CAMPEÃO DO FUTSETE
PREFEITO FARÁ PROMISSORA VIAGEM A BRASÍLIA
ATITUDE É TUDO NA VIDA!
NET É BOM. QUANDO FUNCIONA!
UMA SUGESTÂO À GOVERNADORA!
CERVEJA FAZ BEM PARA ATLETAS!!!
AINDA O INCÊNDIO NA RUA AZUL

Arquivos

Setembro 2007 Outubro 2007 Novembro 2007 Dezembro 2007 Janeiro 2008 Fevereiro 2008 Março 2008 Abril 2008 Maio 2008 Junho 2008 Julho 2008 Agosto 2008 Setembro 2008 Outubro 2008 Novembro 2008 Dezembro 2008 Janeiro 2009 Fevereiro 2009 Março 2009 Abril 2009 Maio 2009 Junho 2009 Julho 2009 Agosto 2009 Setembro 2009 Outubro 2009 Novembro 2009 Dezembro 2009 Janeiro 2010 Fevereiro 2010 Março 2010 Abril 2010 Maio 2010 Junho 2010 Julho 2010 Agosto 2010 Setembro 2010 Outubro 2010 Novembro 2010 Dezembro 2010 Janeiro 2011 Fevereiro 2011 Março 2011 Abril 2011 Maio 2011 Junho 2011 Julho 2011 Agosto 2011 Setembro 2011 Outubro 2011 Novembro 2011 Dezembro 2011 Janeiro 2012 Fevereiro 2012 Março 2012 Abril 2012 Maio 2012 Junho 2012 Julho 2012 Agosto 2012 Setembro 2012 Outubro 2012 Novembro 2012 Dezembro 2012 Janeiro 2013 Fevereiro 2013 Março 2013 Abril 2013 Maio 2013

 

 

 



WM INTERNET