sábado, 8 de maio de 2010
O DIA DAS MÃES!
|
Olha só, o Ivanir Klein lá de Londres querendo mais noticias da terrinha! Pois olha Ivanir e Leila, por aqui está tudo calmo, dentro dos conformes e pelo menos sob a minha ótica, não existe nada que se possa comentar com mais profundidade. Mas por um lado é bom não é mesmo, se bem que o o povo gosta de uma polêmica é impressionante. Se não tem polêmica, parece que não tem graça não é isso?
Mas eu acho que neste sábado já dá pra falar no Dia das Mães que é comemorado no segundo domingo do mês de maio, amanhã! Essa é uma história antiga que vale a pena ser relembrada agora.
A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.
Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República".
Mas foi outra americana, Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Ana, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.
Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.
Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data.
A MINHA MÃE - Desde o Dia das Mães de 2002, que não consigo abraçar a minha mãe querida, que se foi exatamente no dia de aniversário, 18 de abril. Mas mesmo que não esteja mais presente, sinto ela sempre perto de mim. Um beijo grande minha mãe! Mesmo longe daqui, você continua sendo referência para nós! Foi você quem me guiou e me indicou o caminho do bem. Sinto saudades suas, mas me conformo com sua ausência, pois sei que fui um filho que sempre a orgulhou. Posso lhe dizer que continuo seguindo seus ensinamentos.
Postado por Leonardo Mayer
as 8.5.10
e tem
1 comentarios >
|
|
Querida Mãe Margarete Dahmer...
Neste Dia Internacional da Mãe,
eu preciso te fazer uma pergunta
que me persegue há muito tempo:
Como é que você consegue estar
sempre de bom-humor,
sempre em paz consigo mesma
e com o mundo à sua volta?
Como você consegue ser
gentil 24 horas por dia?
Como consegue se apresentar
elegante em qualquer circunstância,
revelando esta sua saudável
e discreta vaidade, mamãe?
Sabe, hoje senti a necessidade
de dizer o quanto admiro você.
O quanto fico feliz em ter
uma mãe tão especial
e tão preocupada com a
felicidade de todos os
que a cercam,
tão empenhada em proporcionar
um ambiente de harmonia e beleza;
enfim, um ambiente de
felicidade plena.
Sei que, em nome desta paz,
muitas vezes você abre
mão dos seus próprios interesses e,
se isto me deixa orgulhoso
por perceber que tenho
uma mãe tão dedicada,
por outro lado fico um
pouquinho triste em saber
que você pode estar sacrificando
o seu próprio acesso
a flores, perfumes e
outras coisas que eu
sei que você gosta tanto!
Querida mamãe,
Neste dia especial,
receba um beijo muito
carinhoso e esta declaração
de amor da suas filhas Daiane, Murielli e do seu filho Danrlei Dahmer.
Postar um comentário
Voltar ao blog