Pois olha, estou aqui numa encruzilhada. O que tem de comentários, não publicados, pedindo que me manifeste no caso do mau cheiro do Curtume que fico até lisonjeado. É que o assunto foi levantado pelo Blog do Sarico, razão pela qual me reservo o direito de sugerir que o canal para a discussão seja ele mesmo. O tema é polêmico e crônico ao mesmo tempo, que precisamos administrar. Ele já gerou muitos e muitos comentários aqui neste espaço. Levantamos a questão há um tempo atrás, não lembro bem, a RBSTV veio a Tapera, a repercussão foi grande, e a resposta que obtivemos, é que a empresa atende as normas da FEPAM que é o órgão que licencia a atividade. E, em assim sendo, tiramos o nosso time de campo. O próprio Ministério Público aplicou um TAC à empresa, que pelo visto continua sendo monitorada. E assim, não há nada o que se possa fazer a não ser os contrariados mudarem o local da moradia.
Desde 1979, quando cheguei a Tapera, que ouço a contrariedade de pessoas sobre o mau cheiro exalado pelo referido Curtume. Cheguei a indagar como as pessoas conseguiam conviver com uma situação dessas ao que me respondiam, que era tudo uma questão de costume.
Neste domingo conversei com alguns moradores mais próximos do Curtume, inclusive com alguém que construiu casa nova há pouco tempo. Indagados me responderam que é uma coisa que acostuma, e que se fosse algo insuportável, como alguns afirmam, não teriam construído nas proximidades. E olha que há uma série de construções novas nas imediações, mais para o lado norte da cidade.
Por fim duas observações: que a empresa instale filtroS na chaminé e que aumente a atenção na aplicação dos produtos químicos que ocasionam o mau cheiro, sentido em certas ocasiões em determinados pontos da cidade. E punto e basta!
Postado por Leonardo Mayer
as 13.2.11
e tem
13 comentarios >
|
LEONARDO, TÁ CERTO. MAS TU JÁ SABE QUE NÃO TEREMOS CARNAVAL NO CLUBE ALIANÇA NESSE ANO? QUE BOM NÉ!
Leonardo acompanho sempre seu blog,parabéns pelo seu trabalho,pois está sempre muito bem informado.
quem reclama do mau cheiro que se mude da cidade!!!; alias, não foi o curtume que se instalou no centro da cidade foi a cidade que se instalou ao seu redor,uma empresa q traz tanta prosperidade e emprego ao nosso municipio devia estar nas manchetes de jornais e blogs por bons motivos e não por motivos tão tosco como esse devido a uma minoria q reclama tanto deste problema. Parabens Leonardo pelo teu trabalho...abraço
Oi Leonardo!!
Esse povo é cruel mesmo, ninguem mandou construir casa perto do curtume, eu sempre morei perto, e não reclamo, sei que o povo taperense precisa de emprego pra se sustentar. Esses que reclamam são os que não dependem da empresa pra sobreviver, mas aoposto que já dependeram.
E espero que o meu comentário você publique pois no outro blog, ele só quer opinião contrária, pois não aceitou o meu comentário. Abraço
ta meio com cara de blog "chapa branca",ne?tudo bem,todo mundo precisa trabalhar.
Sou do tempo do CURTUME MOMBELLI. sinto saudade , pois funcionario tinha como crescer dentro da empresa , claro ela faliu, ou melhor Tapera tambem perdeu com isso.Numa certa ocasiao , queimaram lenha verde e saia da chamine aquela fumaceira , um chefe de setor viu e imediatamente tomou providencias, punindo o funcionario responsavel pelo acontecido.
Pára de se auto elogiar que é feio.
AUTO ELOGIAR É FEIO???? NANANINANÃO..ISSO SE CHAMA AUTO ESTIMA, ORGULHO PRÓPRIO!!!
Leonardo,parabéns pelo seu blog, este assunto está se estendendo demais, porque estas pessoas que reclaman tanto do curtume,é melhor sair do anonimato e discutir o assunto educadamente, e não colocar um monte de ofensas e bobagens sobre o curtume, não pensam que muitas famílias taperenses dependem do curtume, e o comércio então.....nem sabem o que estão falando quando colocam,"fecha cortume, fecha".
talvez o cidadão queira cidade sem cheiro e carnaval sem gente com dinheiro no bolso, já, que o cortume é uma das empresas que mais emprega mão de obra na cidade
Sabe aquele dito: "Prefiro ser pobre com saúde do que rico sem..." um tanto de comodismo não?! Pq não dizer que prefere-se: ser Rico e Com Saúde? É impossível as duas coisas por acaso?
Pq não pode-se ter um curtume funcionando... msm q "aproveitando" a mão de obra taperense barata que todo mundo sabe... e sem "mau cheiro"?
Ficar preso a explicação que a cidade foi construída em volta do curtume na minha opinião é comodismo!
Ah até que enfim alguém com alguma noção falando, parabens leonardo foste o unico que olhou para tras e que falou a realidade do curtume, e concordo contigo , reclamam do cheiro mas não deixam de construir ali em roda do curtume!!!
é algumas pessoas desta cidade não tem mesmo o que fazer e estão tentando fazer de tudo para prejudicar estas 500 pessoas que tiram dali o seu sustento!!!!
Vamoslembrar quanto ,a empresa Bom Retiro pagou por toda a estrutura do curtume, um valor entorno de dois milhôes e meio de reais. Isso sim foi um negocio da china , pena que os empresarios taperenses deixaram passar esse barbada.Falta visão...
Postar um comentário
Voltar ao blog