No momento em que ocorrem as tratativas para a votação das alterações do Código Florestal Brasileiro no Congresso Nacional, e se aproxima o prazo para implantação do projeto Ambiente Legal – Licenciamento Simplificado e Unificado rural e urbano, lembro com riqueza de detalhes, de um movimento que o Natura organizou, para reflorestar as margens do Rio Colorado. Isto ocorreu por volta de final de 1979 início de 1980, logo após a criação do Movimento Taperense de Proteção à Natureza – NATURA.
Lembro de uma reunião realizada na sala de jantas do Tenarião, ao final de tarde de um dia de dezembro, quando a idéia foi lançada. A mobilização foi tão grande que acabou sendo manchete de capa da primeira edição do Jornal da Integração que circulou no dia 07 de dezembro de 1979. O presidente do Natura era Euro Mombelli, 1º vice-presidente Armindo Pedro Rizzi, 2º vice, Dr. Arli Henrich, tesoureiros, Osvaldo Henrich Filho e Romeu Klein e secretárias as professoras Zenide Theisen e Anilda Keitel.
Da mesma forma, lembro que se comentava que o Rio Colorado estava condenado, em razão do desmatamento desenfreado da mata ciliar, de modo a provocar o assoreamento por conta da erosão das lavouras, facilitado em razão de que plantio direto ainda não era realidade.
O projeto não foi implantado por absoluta falta de recursos, pois a previsão era o plantio inicial de 500 mil mudas, que hoje seria facilitado pelo programa Árvore é Vida implantado aqui com tamanho sucesso, idéia que foi espalhada para as demais regiões do Rio Grande.
Assim, 30 anos depois, a idéia daquele grupo de taperenses, passa a ser valorizada com a proposta de recuperação de áreas degradadas e matas ciliares pelo prazo de 13 anos, através do projeto Ambiente Legal.
Postado por Leonardo Mayer
as 10.3.11
e tem
4 comentarios >
|
Lembro-me bem desse assunto. Os agricultores queriam a cabeca do pessoal do NATURA, porque achavam q isto era uma grande bobagem...30 anos depois, imaginem a mata verde que poderia existir agora????
Eu fui quase vitima de minha cabeça, mas persisti com meu ideal, o senhor todo poderosos e abagualado que muito me ofendeu naquele dia, já esta no cemitério em 2011, respeito ele sempre mas bem la no seu lugar. Pois entendo que dinheiro não é tudo em poder de ser humano mas este já foi acolhido para a eternidade, por DEUS ou pelo outro.
50 METROS DE REFLORESTAMENTO.
13 ANOS PARA REFLORESTAR.
AINDA, DEVEM ADERIR AO PROGRAMA ATÉ NOVEMBRO DE 2011 C/ O MEIO AMBIENTE MUNICIPAL.
NÃO ADERIU - PROCESSO ADMINISTRATIVO C/ PROMOTORIA !
MUDAS E CONDIÇÕES C/ PREFEITURAS DAS 4 CIDADES DO PROGRAMA/PROJETO.
SRS. PROPRIETÁRIOS, MÃOS À OBRA !
Parabéns Leonardo por falar Movimento de Proteção a Natureza, , sonho de taperenses que pensavam num futuro de vida saudável para seus filhos e para o Planeta. Fomos podados, e calamos.. O silêncio destes anos agora brota em constatações visíveis e palpáveis. Se cada um tiver espaço e boa vontade para recuperar um pouco do estrago que está aí.. poderemos salvar o Planeta.
Postar um comentário
Voltar ao blog