Pertencente à Congregação de Notre Dame, a religiosa taperense foi por 12 anos, Conselheira Geral em Roma.
Há cerca de quatro anos lutava contra câncer no intestino.. A primeira cirurgia foi no início de 2008 em Roma onde estava radicada. Neste período de quatro anos, alternou melhoras com pioras. Estava internada há dias no Hospital São Vicente em Passo Fundo onde faleceu hoje ás 17h15min.
Os atos fúnebres estão sendo realizados na Chácara das Irmãs de Notre Dama em Passo Fundo, onde existe uma capela e o cemitério. Fica ao lado da Perimetral Sul, com placas de indicação. Antes de chegar em Passo Fundo, toma-se à direita na direção de Marau.
Na foto, Irmã Adelaide em visita ao Papa João Paulo II, com a Irmã Mary Sujita, da Índia, Superiora Geral das Irmãs de Nossa Senhora e na outra na neve no Monte Bianco na Itália.
UM POUCO DA VIDA E OBRA DE IRMÃ ADELAIDE
A Irma MARIA ADELAIDE, nasceu em Tapera, em 18 de março de 1945. Era a filha mais velha de Bruno Orth, in memorian, e de Irma Orth. Teve 08 irmãos: Atanásio e João Carlos, in memorian, Marlene Terezinha, Ireneu, Antônio, Afonso, Maria Lisete e Roque André. Adelaide Orth viveu e cresceu no espírito propício ao cultivo de uma vocação religiosa, tendo ingressado na Congregação das Irmãs de Nossa Senhora, em Passo Fundo em 1962. Ingressou no Noviciado no dia 12 de fevereiro de 1963 e já como noviça foi enviada à Roma, na Itália, para junto com outras colegas, incentivar as vocações. Lá concluiu sua formação e, em 1965, emitiu seus primeiros votos. Em 1970 emitiu os Votos Perpétuos, também concluindo seus estudos, formando-se no Magistério e Licenciatura em Artes. No 06 de janeiro de 1965 foi sagrada IRMA DE NOTRE DAME, em Roma, na Itália e em 1992 nomeada para o cargo de Superiora do Regional, para a Missão do Acre/Amazonas. No Capitulo Geral de 1998, foi eleita Assistente Geral para o Brasil, indo por isto, residir novamente em Roma. Em 2004 foi reeleita para o mesmo cargo.
A Irmã Adelaide tinha um carinho especial pelas Irmãs que iam em peregrinação aos lugares históricos da Congregação. Foi uma grande devota e propagadora do carisma da Congregação. Em fevereiro de 2008, retornou ao Brasil em virtude de sua saúde abalada. Irmã Maria Adelaide aproveitou todas as oportunidades para aperfeiçoar-se nas Artes e aprofundamento em Teologia e Espiritualidade. A opção ao amor e a arte se refletiu no ambiente e na vida e com quem ela convivia. As buscas constantes pelo conhecimento e estudo levaram-na a todos os continentes para semear a bondade, o afeto, o amor e o carisma das Irmãs da congregação de Nossa Senhora (Notre Dame). A morte de Irmã Adelaide deixa uma lacuna irreparável na Congregação das irmãs de Nossa Senhora, em particular, nas Províncias de Santa Cruz e de Nossa Senhora Aparecida. A razão desta perda irreparável é o seu grande amor ao Carisma que, com zelo viveu e defendeu, incentivando-o entre as Formandas e mesmo entre suas coirmãs.
Minha querida Tia Adelaide,
Nesta vida terrena tu foste exemplo de amor, bondade e generosidade.
Interagiste em todos os continentes da Terra, com tua competência e compromisso com Jesus, na transformação da sociedade.
Foste uma portadora de Cristo em nosso mundo.
Obrigada! Aprendemos muito contigo. Te amamos muito e temos muito orgulho de ti!
Sentiremos saudades...
Descansa em paz.
Aline Orth
Do alto de toda a sua humildade e generosidade, é um dos orgulho de Tapera. Sofreu, mas agora descansa em Paz na companhia do Senhor a quem tanto amava.
Querida Irmã ADELAIDE: Cinco horas da manha, estou aqui na Capela, localizada na chácara das Irmãs, NOTRE DAME em Passo Fundo tua congregação, a qual amavas tanto, ao lado do teu corpo,ja frio, porém com um semblante completamente tranquilo, assim como foi praticamente toda tua vida, onde sempre passaste serenidade, esperança, amor, generosidade, fé, alegria, a todos quantos te conheceram. Deixo este registro, numa hora difícil para todos que tiveram a felicidade de conviver contigo, que aprenderam com tua competência, e capacidade de transmitir ensinamentos, voçe que sempre tinha uma palavra amiga, de conforto, de incentivo, de esperança. Nos restam apenas algumas horas, até as 16 horas de hoje, para nos separarmos fisicamente, quando serás sepultada aqui mesmo, neste lindo Jardim, aqui ao lado, mas tenhas toda a certeza, que tua passagem terrena não foi em vão. Teus gestos, atitudes e compromissos com Jesus, ficaram registrados nos cinco continentes da Terra, mensagens de gratidão vem de todos os cantos do mundo, embora tua passagem terrena tenha sido de apenas, como voçe mesmo dize, ja nas horas derradeiras, 66 anos. Querias e muito, ajudar mais teus semelhantes, mas Deus, na sua absoluta sabedoria, te queria próximo a ele. Porém teus exemplos, tuas mensagems ficam aqui na terra, na lembrança de todos. Vá com Deus, Querida Irmã ADELAIDE, tua missão na terra foi cumprida com nota MÁXIMA. Voçe que sofreu tanto com tua enfermidade, nos ultimos quarenta meses, DESCANSE EM PAZ.
Deus colocou pessoas normais e especias no mundo, voçe Irmã Adelaide, foi uma pessoa Especial, com vestígios em toda parte do planeta, nós te admiramos e nos orgulhamos de ter tido a felicidade de conviver contigo. Cumpristes com altives tua missão aqui na terra. Descanse em Paz.
QUERIDA IRMÃ ADELAIDE DEPOIS DE TANTA DOR DEUS TE ACOLHEU NO SEUS BRAÇOS AO LADO DE SANTA JULIA TUA PROTETORA A QUEM VOCE SEMPRE FOI DEVOTA. DESCANSE EM PAZ APESAR DA SAUDADE QUE FICARÁ EM NOSSOS CORAÇOES. TEU EXEMPLO DE CARDADE, SABEDORIA E HUMILDADE FICARÁ SEMPRE EM NOSSA MEMORIA. OBRIGADA PELO TEU EXEMPLO E AMIZADE!
Postar um comentário
Voltar ao blog