ff



Uma homenagem ao maior jornalista e blogueiro de Tapera.
quinta-feira, 14 de julho de 2011
MERCADOS FECHAM AOS DOMINGOS E FERIADOS

Dois Supermercados – Regional e Santa Clara - e três Mini Mercados – Gordo, Estrêla e Poko Preço - fecharam um acordo para não funcionar nos domingos e feriados. O acordo vai de agosto a dezembro de 2012, período em que pode abrir somente estabelecimentos que utilizem mão de obra familiar.
É uma decisão polêmica. De um lado os empresários e funcionários que querem ser pessoas normais, usando domingos e feriados para descansar, e de outro, os consumidores, a maioria dos quais, reclamando pelo inconveniente de não poder fazer suas compras nestes dias.
Com certeza não dá para dizer quem está com a razão ou se a medida está certa ou equivocada. As duas partes têm seus motivos e, em assim sendo, é preciso que a decisão seja respeitada.
Eu, particularmente, fico entre a faca e a parede, mas penso que a medida fere os princípios de liberdade, tanto de empresários, que querem trabalhar nestes dias, como de consumidores, que ficarão privados de suas necessidades elementares no período.
Claro que é tudo uma questão de adaptação. Os consumidores vão ter que se reorganizar e tratar de fazer suas compras no sábado ou no dia anterior ao feriado.
Eu, sinceramente, penso que não deveria ser assim. Se eu tenho um estabelecimento e quiser deixá-lo aberto 24 horas por dia, o problema é meu.
No caso dos estabelecimentos que trabalham aos domingos e feriados, ao que parece era estabelecida uma folga, neste caso não remunerada, aos seus funcionários, de modo que não saiam perdendo, ressaltando-se, também, que neste segmento parece não haver unanimidade. Tem funcionário que aprova o fechamento e outros que não, neste caso, por causa do dia de folga: trabalha meio dia e ganha um inteiro.
Mas enfim, a decisão está tomada e é preciso acatá-la e tratar de nos adaptar às novas normas que haverão de ser absorvidas com o passar do tempo.
É tudo uma questão de tempo...
O tempo é o senhor da razão...

Postado por Leonardo Mayer as 14.7.11 e tem 31 comentarios
31 Comments:
Anonymous Anônimo disse...

Está aí um acordo que gera desemprego!
Quem trabalhava para cobrir a folga daqueles que trabalhavam no domingo acabaram de perder o emprego.
É o famoso TODOS PERDEM.
O município arrecada menos, o empresário ganha menos e os trabalhadores tambem.

A pergunta que fica é QUEM GANHOU?

14 de julho de 2011 16:50  
Anonymous Anônimo disse...

Claro, você não trabalha nem nos dias de semana, nós funcionários é que nos ferramos nos domingos que poderiamos ficar com os familiares.

14 de julho de 2011 16:58  
Anonymous Anônimo disse...

...O acordo vai de agosto a dezembro de 2012,...

Agosto de 2011 ou 2012???

Vou abrir um mercado e trabalhar só no domingo!!!

14 de julho de 2011 17:01  
Anonymous Anônimo disse...

NÃO TEM PROBLEMA !! VAMOS NAS CIDADES VIZINHAS AS COMPRAS , QUEM PERDE SÃO ELES E A CIDADE !! PASSO FUNDO E CIDADES COMO ESPUMOSO PROXIMAS TEM MERCADO A HORA QUE FOR DE DOMINGO A DOMINGO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

14 de julho de 2011 17:30  
Anonymous Anônimo disse...

Leonardo, neste acordo tem também o Mercado Estrela, e o acordo foi entre estes 5, estes optaram por não abrir nem com funcionários e nem com mão-de-obra familiar.Acredito que foi uma decisão coerente e a favor dos funcionário e com certeza não vai ter desemprego, pois o movimento nas sexta e sábado vais ser bem maior o que vai diluir os custos e as despesas que se tinha com horas extras nos domingos.

14 de julho de 2011 21:12  
Anonymous Anônimo disse...

Sou a favor disso, pois todos merecem descanso, e se tem a semana inteira para comprar ou so no domingo??? Para quem tem consciencia e bom senso ninguem perde com isso...

14 de julho de 2011 21:53  
Anonymous Anônimo disse...

acho muito bom ; se eu quiser eu compro no sabado. acho que deve ser para sempre.

14 de julho de 2011 22:30  
Anonymous Anônimo disse...

Ao 17:30 pode ir nas cidades vizinhas com certeza voce nao faz a diferença. Eu acho que voce nunca trabalhou na vida, ou nao falaria tanta bobagem.

14 de julho de 2011 22:34  
Anonymous Anônimo disse...

de agosto a dezembro de 2012??

Só ano que vem então??

15 de julho de 2011 00:30  
Anonymous Anônimo disse...

Olha meu querido das 22;34 já trabalhei tanto que tenho condiçoes de ir todos os domingos a passo fundo fazer minhas comprinhas , e por sinal já faço a muito tempo !!HÁ e já trabalhei muito nos domingos e feriados e olha é muito melhor que ficar assistindo faustão sem ganhar nada, AGORA VC !!!!!!!!!!

15 de julho de 2011 07:54  
Anonymous Anônimo disse...

Brasil, um país de todos !!!

Att.
Anônimo

15 de julho de 2011 08:16  
Anonymous Anônimo disse...

Ta certo fecha nos domingos e feriado.. Porque enquanto uns ficam aproveitando com a família outros tenque trabalhar ?? e outra.. essa história de ganhar uma folga por trabalhar em domingo adianta alguma coisa ??? A folga é durante a semana e o único dia que toda a família tá em casa é nos domingos, ai vc vai ficar em casa um dia da semana fazendo o que? olhando para as paredes, ou então limpando a casa...
DOMINGO É DIA DE DESCANSO...
Quem que fazer compra.. o mercado ta aberto até sábado de tarde...
Tem tempo...

Grande Abraço Leonardo...
e Parabéns pelo Blog

15 de julho de 2011 11:39  
Anonymous Anônimo disse...

ao comentário das 22,34.
E um direito que vc tem e pode ir a passo fundo fazer suas comprinhas, mas o bom senso faz com que compramos em nosso municipio para obtermos o retorno , com os impostos gerados e vc. gera imposto a PF, não tem omesmo direito de quem consome aqui.

15 de julho de 2011 13:25  
Anonymous Anônimo disse...

acho a atitude corretíssima. não acho justo o trabalho aos domingos. é só se organizar e comprar no sábado. o tempo da escravidão acabou. esta piazada tem o mesmo direito de todos. ou seja sair no sábado a noite e domingo não trabalhar. para aqueles que dizem que vão comprar em outras cidades no domingo, com certeza compra fora sempre. então não faz falta mesmo pra tapera. e só por que trabalhou nos domingos não pode obrigar os outros a trabalhar. trabalhou por que quis ou por que foi obrigada.

15 de julho de 2011 14:37  
Anonymous Anônimo disse...

só pessoas 100 cerebro é que poderiam estar de acordo com o trabalho nos domingos. deve ser uma riquinha metida a besta. acha que o dinheiro dela compra tudo. mas um dia vai ver que não é bem assim.

15 de julho de 2011 14:39  
Anonymous Anônimo disse...

Respondendo ao das 17,30,se vier a Espumoso,vais perder a viagem,,os grandes mercados daqui não funcionam aos domingos já faz tempo,mas se quizeres passear,fique a vontade.

15 de julho de 2011 16:04  
Anonymous Anônimo disse...

gostei da ideia de nao trabalhar no domingo agora posso dormir ate ao meio dia

15 de julho de 2011 19:26  
Anonymous Anônimo disse...

Entrando na discussão! Eu já trabalhei no Santa Clara, e sei que aos domingos é muito ruim trabalhar! Quem não concorda em fechar aos domingos, não tem ideia de como é chato trabalhar nestes dias, VENDO TODO MUNDO RINDO E COMPRANDO CARNE PRA FAZER UM CHURRASQUINHO COM A FAMILIA!! NÓS NÃO PODEMOS?? Ohhh povinho de Tapera!

15 de julho de 2011 20:13  
Anonymous Anônimo disse...

QUERO VER SE TODOS OS MERCADOS QUE PARTICIPARAM DA REUNIÃO IRAO ASSINAR O ACORDO.APOSTO QUE O.....NAO VAI ASSINAR.

15 de julho de 2011 21:21  
Anonymous Anônimo disse...

para todos estes que reclamam de trabalhar no domingo eu só digo PASSA A VAGA PARA MIM QUE QUERO TRABALHAR!!!

15 de julho de 2011 21:27  
Anonymous Anônimo disse...

MUITOS SACANAS PALPITANDO.
QUANDO EU TRABALHAVA NO MERCADO DA C O T R I S O J A, O MESMO FECHAVA NO SABADO AS 17 HORAS. E TUDO ESTAVA BEM.
PORTANTO JUSTIÇA AO POVO QUE TRABALHA.

16 de julho de 2011 00:54  
Anonymous Anônimo disse...

A essas pessoas que vão PASSO FUNDO fazer compras e vem aplicar essas conversas fiquem sabendo que ninguém mais é bobo.Falam que compram mais barato muitas vezez mentem para elas mesmos.Ir a P.F. qualquer um pode ir mas muitas vezes ja vão la por que estão devendo no comércio local.Que eu saiba la não existe MARCA AI,PENDURA PRA MIM,FIM DO MES TE PAGO por isso não venham aplicar essas conversas sem fundamento.

16 de julho de 2011 09:59  
Anonymous Anônimo disse...

Na minha opinião é justo o descanso no domingo, penso que as pessoas devem ter direitos iguais, tem alguns só por que tem mais posses acham que podem exigir sempre mais, e tem mais, hoje temos na cidade mercados muito bons, inclusive investindo aqui, acho que esta conversa de Passo Fundo é chantagem.

16 de julho de 2011 13:40  
Anonymous Anônimo disse...

Se até Deus na criação do universo descansou no sétimo dia, por que esses funcionários não merecem uma folga.

16 de julho de 2011 17:27  
Anonymous Anônimo disse...

Eu acho que ambos estão corretos.
Quem trabalha precisa descansar. Mas acho que para muitos, pelo fato de também trabalhar a semana toda, o domingo é o dia de fazer as compras de mantimentos da casa. A abertura do comércio aos domingos é sinal de desenvolvimento; o mundo não pára, as coisas acontecem 24 horas por dia!
Acho que alguns não enxergam que a hora extra é mais uma oportunidade aos trabalhadores. Vocês não leram a reportagem sobre as babás nas grandes cidades na ZH de hoje? A maioria das trabalhadoras não troca o trabalho de 12 horas noturnos ou de finais de semana por nada, certamente pois isso representa um ganho financeiro superior ao horário ou dias normais.
Não sei exatamente qual o problema específico de Tapera. Mas acho que a solução é uma melhor tratativa e negociação entre patrões e empregados, negociando escalas, valores, etc. Se tudo estiver acertado de forma boa para ambas as partes, todos saem ganhando, inclusive o consumidor.
Sinceramente, acho retrógrado fechar aos domingos.Todos perdem.

16 de julho de 2011 18:45  
Anonymous Anônimo disse...

E não é só os mercados que devem abrir aos domingos, acho que os bancos também.

17 de julho de 2011 11:29  
Anonymous Anônimo disse...

Pela lógica dos bonitos acima o mercado deveria abrir só na segunda quando o pessoal faria as compras para a semana toda, é só se organizarem.
Tapera dá mais um passo para a estagnação total. Depois reclamam que não cresce e colocam a culpa na prefeitura.
Como gerar mais emprego e mais renda com porta fechada?
Pode apostar que este acordo não vai longe, é só questão de tempo para empresários e trabalhadores se darem conta do erro.

17 de julho de 2011 15:54  
Anonymous Anônimo disse...

Quem vai no mercado nunca compra só o que veio buscar, sempre leva mais alguma coisa. Portanto quanto mais vezes o consumidor entrar no mercado mais compras ele faz, mais dinheiro ele deixa no caixa todo mes. E são estas compras que pagam o salário dos funcionários. Se baixar o valor total de compras por mes, adivinha se os empresários vão aceitar baixar o lucro ou vão demitir funcionários culpando a queda no movimento?

17 de julho de 2011 16:01  
Anonymous Anônimo disse...

e a riquinha que que compra em PF. não fala mais? chega dar dó ver uma pessoas destas se manifestar. quanta falta de carater. deus perdoa ela ñão sabe o que fala.

23 de julho de 2011 22:01  
Anonymous Anônimo disse...

Acho otima a ideia....as pessoas é que são mau acostumadas...se organizem e compre no sabado....deixem os demais descansar!!!
Leonardo, com certeza tem os dois lados da moeda nessa questão, vamos ver como ocorrerá ate 2012.

24 de julho de 2011 21:38  
Anonymous Anônimo disse...

Esse tipo de acordo não gera desemprego...pq tem muita gente q nao quer trabalhar nem em dia normal....

24 de julho de 2011 21:39  

Postar um comentário

Voltar ao blog



Posts mais recentes Posts mais antigos

 
Google
 


   

 



Últimos Posts

MODELO/ODONTÓLOGA PROCURADA
LANÇAMENTO DA 7ª EXPOTAPERA SERÁ DIA 28
MEMORIAL EXPÕE MOSTRA SOBRE COMUNICAÇÃO
DOIS EXTREMOS
SEGUNDA CHANCE
O QUE VOCÊ PREFERE?
ACA FAZ ENCENAÇÃO NO POLI
A AÇÃO DA POLÍCIA É EXAGERADA?
SITE DA EXPOTAPERA JÁ ESTÁ NO AR
OS ESTRANGEIROS DEVEM TER VEZ?

Arquivos

Setembro 2007 Outubro 2007 Novembro 2007 Dezembro 2007 Janeiro 2008 Fevereiro 2008 Março 2008 Abril 2008 Maio 2008 Junho 2008 Julho 2008 Agosto 2008 Setembro 2008 Outubro 2008 Novembro 2008 Dezembro 2008 Janeiro 2009 Fevereiro 2009 Março 2009 Abril 2009 Maio 2009 Junho 2009 Julho 2009 Agosto 2009 Setembro 2009 Outubro 2009 Novembro 2009 Dezembro 2009 Janeiro 2010 Fevereiro 2010 Março 2010 Abril 2010 Maio 2010 Junho 2010 Julho 2010 Agosto 2010 Setembro 2010 Outubro 2010 Novembro 2010 Dezembro 2010 Janeiro 2011 Fevereiro 2011 Março 2011 Abril 2011 Maio 2011 Junho 2011 Julho 2011 Agosto 2011 Setembro 2011 Outubro 2011 Novembro 2011 Dezembro 2011 Janeiro 2012 Fevereiro 2012 Março 2012 Abril 2012 Maio 2012 Junho 2012 Julho 2012 Agosto 2012 Setembro 2012 Outubro 2012 Novembro 2012 Dezembro 2012 Janeiro 2013 Fevereiro 2013 Março 2013 Abril 2013 Maio 2013

 

 

 



WM INTERNET