ff



Uma homenagem ao maior jornalista e blogueiro de Tapera.
domingo, 8 de janeiro de 2012
SERENATA DE REIS! É PRECISO REPENSAR, OU NÃO?

Coforme já deixei expresso aqui, infelizmente não participei da Serenata de Reis que este ano comemorou 35 anos com direito a uma celebração ecumênica na Igreja Matriz de nossa cidade.
E vendo a filmagem do Luiz Paulo senti que a empolgação de todos em torno de um dos eventos que caracteriza Tapera, pois pelo que se sabe aqui na nossa volta nenhum município realiza esta festividade que, diga-se de passagem, no sul não é tão intensa como centro-norte do País. Conseguimos pauta no Jornal do Almoço de sexta-feira ainda e nesta segunda publico o vídeo no site da Prefeitura.
Mas enfim, a nossa Serenata chega aos 35 anos e quando atinge o estágio como esse, é preciso rever alguns conceitos para que ela possa se eternizar.
Não vai aqui, nenhuma crítica minha, em relação à logística do evento, mas creio que, pelo que ando ouvindo por aí, seus organizadores precisam repensar a Serenata de Reis que é uma coisa tão nossa.
Existem aqueles que não concordam que o roteiro de visitas seja sempre o mesmo, ou mudando, muito pouco de ano para ano. “É sempre os mesmos” dizem alguns, talvez aqueles que gostariam de ser visitados.
Eu não sei como administrar essa questão. Não estou envolvido diretamente com a organização do evento, mas entendo que é preciso repensar os critérios que definem as casas a serem visitadas.
Os organizadores tem motivos de sobra para começaram agora a organizarem o próximo Terno de Reis.

Postado por Leonardo Mayer as 8.1.12 e tem 19 comentarios
19 Comments:
Anonymous Anônimo disse...

Deverá sim,haver mudança, acabar com esse grupo fechado qua há hoje,não fazer visitas nas mesma residencia só por interesse,já que todos são iguais ningiem é diferente de ninguem,não levar em conta por ser rico ou pobre.As pessoas que organizam tenque pensar em todos participantes ,não só aqueles que são na parte musical,devemos voltar o tempo dos reis como era no tempo de arthur de quadros onde todos eram unidos e ninguem era diferente de ninguem era uma grupo unido, e não um grupo fechado como é de hoje.Participo todos anos da festa dos Reis e deverá haver mudança sim,já que todas AS PESOSSOAS SÃO IGUAIS E NINGUEM É DIFERENTE DE NINGUEM já que é um evento bonito e alegre em tapera.

8 de janeiro de 2012 11:15  
Anonymous Anônimo disse...

Sei que já pensou no passadoem mudar isso. Aí escolheram-se casas que os proprietários não receberam ninguém. Esse negócio nãoé bem assim não. Aí tu chega na casa de alguém que pode até seconstranger... Vamos pensar bem nisso senão vamos acabar com a serenata
Os organizadores devem se manifestar, sobre motivos, razões e critérios etc.etc

8 de janeiro de 2012 11:29  
Anonymous Anônimo disse...

Os organizadores tenque concorda com todos os cometarios aqui posto, porque todas as pessoas estão vendo que os organizadores estão agindo de forma errada, e se não haver mudança, deveria torcar todos os organizadores,que organizam,pois todos gostariam receber uma visita um dia, e não sempre os as mesmas pessoas,ja que é um evento muito bonito que é realizado todos ano em nosso municpio de tapera.

8 de janeiro de 2012 11:55  
Anonymous Anônimo disse...

Tem de mudar os cara que tocam tambem, tem muito mais gente em Tapera que sabe fazer barulho!!!

8 de janeiro de 2012 12:34  
Anonymous Anônimo disse...

È uma barbaridade !!!
Os descontente tem que parar de reclamar e estudar um pouco mais.
Terno de Reis não pertence a um grupo de pessoa.
Favor dar um pulinho na região Osório, Sto.Antonio da Patrulha e arredores ou em qualquer outro lugar que tenha sido colonizados por portugueses ou açorianos.
Não está contente organiza um pra ti, neste caso dividir é sinônimo de multiplicar.
Dizem os antigos que é lindo quando dois grupos de terno se encontram, o bixo pega e não é briga, a disputa é na cantoria, se alguém ganha é no grito e quem ganha é a cultura.
Vale a pena dar uma pesquisada.
Não fique aí alimentando mágoa,organiza teu grupo e o ano que faz do jeito que tu julga certo.

8 de janeiro de 2012 13:27  
Anonymous Anônimo disse...

acho que as pessoas que desejam ser visitadas deveriam deiar seus nomes , e então fazer sorteio de alguns, tem pessoas que não gostariam mesmo de serem visitadas, então se torna constrangedor para ambos os lados, fica aí a sugestão.

8 de janeiro de 2012 13:45  
Anonymous Anônimo disse...

Para o anonimo das 12:34, por que vc não começa dizendo que sabe tocar algum instrumento musical, barulho quem faz é cachorro

8 de janeiro de 2012 16:31  
Anonymous Anônimo disse...

13:27 ótima idéia. Vários ternos. Tipo blocos de carnaval. Cada um se organiza, escolhe o itinerário e viva a festa. Sem concorrência, apenas pela diversão.

8 de janeiro de 2012 17:50  
Anonymous Anônimo disse...

Se aparecer alguém la em casa eu meto bala!!!

8 de janeiro de 2012 19:11  
Anonymous Anônimo disse...

Colocaram anúncio na Cultura convidando o povo a ir na serenata.Eu fui e vi o que aconteceu. Uma pesoa ficava com uma sacola recolhendo a cerveja q era doada nas casas, impedindo o povo de tomar, prá guardar pro outro dia, sendo que pro outro dia já tinha cerveja paga pelos patrocinadores. Poxa, as pessoas que acompanham o terno também têm sede, têm fome, não são só os músicos. Então o cara prá acompanhar tem que trazer lanche e bebida de casa? Isso vai terminar se continuar do jeito que tá. Estou falando como expectador já que não bebo, mas é o que está em pauta no momento. Vai acontecer que ninguém mais vai querer acompanhar, daí se é só para os músicos, eles que vão sozinhos, não convidem mais ninguém! Por favor Leonardo, publique!

8 de janeiro de 2012 20:26  
Anonymous Anônimo disse...

o pessoal poderia fazer uma troca em vez de ir em casas de ricos e comer e beber poderiam levar comida e bebida aos necessitados e proporciona uma noite de festa a quem não tem condição de fazer uma.

8 de janeiro de 2012 22:31  
Anonymous Anônimo disse...

Os descontentes poderiam se organizar e produzir o seu roteiro e festa para o dia de reis. nada impede de ter mais de uma serenata nesta noite, apenas se organizem e vai um para cada lado.

9 de janeiro de 2012 08:18  
Anonymous Anônimo disse...

É preciso repensar sim!
Faço a seguinte colocação e espero que seja vista como uma crítica construtiva!
Fato! Parece que o Terno de Reis é só pra tomar cerveja! Vi uma molecada lá no meio que não toca nenhum instrumento, que nem prestou atenção nas músicas, e que só fizeram aumentar o “número”. Por fim, ainda faziam pose pra tirar fotos, e aposto que nem sabem o real significado dessa tradição.
Me desculpe, mas aorganizaçao tem de organizar melhor isso! O pessoal que tem talento está de fora, e o pessoal que não soma em nada está lá só pra “encher o latão”.
Já está mais do que na hora de mudar esse processo. Tem muita gente que tem talento pra tocar e pra animar que não está nesse grupo! Levantem nomes... pessoas novas... cadê o Gabriel Ghellioni que participava? Porque convidam os playboyzinhos e não convidam os jovens do CLJ para ir junto tocar?
Confio muito na coordenação desse grupo e espero que se façam mudanças significativas para o ano que vem, e por fim, parabéns á animação e empenho do Jackson!

9 de janeiro de 2012 08:31  
Anonymous Anônimo disse...

olha pra vcs que não estão informado,a nossa regiao é a unica que manten as tradiçoes da festa dos reis ,tem varios municipios que sao pioneiros em relação as serenatas dos reis ,eu sei que em campos borges fazem esse serenato a varios anos ,tem uma quarteto que realizam as serenatas no interior de alto alegre na comunidade de santa lucia ,não seria bonito fazer um encontro desses cantadores e fazer uma serenata só ?
é uma ideia para os organizadores de tapera.

9 de janeiro de 2012 09:10  
Anonymous Anônimo disse...

Criticas ..tem que ser administradas , comprendidas .. para melhoras radicalidade de ambos os lados não ajuda nimguem...QUE A SERENATA CONTINUE..

9 de janeiro de 2012 09:36  
Anonymous Anônimo disse...

Quem sabe os descontentes e interessados e organizar novos grupos de Terno de Reis,se indentifique.
Não moro em Tapera, mas prometo que entrarei em contato para ajudar naquilo que for possível, me valendo da minha experiência sobre o assunto.
Nunca esquecendo que o principal objetivo do Terno de Reis é louvar e adorar o Jesus menino.
Um ano passa ligeiro, agir já.

9 de janeiro de 2012 12:18  
Anonymous Anônimo disse...

pra mim ta bom assim. não me incomodando de noite. por mim façam o que querem. não me interessa mesmo. como diria o falecido TIM MAIA " EU QUERO SOSSEGO". quem quiser loquear que loqueie. pra mim são um bando de loucos mesmo. quem bebe na bodega é bebado. quem bebe no terno de reis E SOCIALITE.

9 de janeiro de 2012 15:39  
Anonymous Anônimo disse...

Aos insatisfeitos e invejos que organizem seus grupos de "terno de reis", nada impede a criação de mais grupos; até seria interessante a criação de varios grupos e no final se encontrarem todos para comemorar juntos.Chega de inveja e comentários maldosos e hipócritas.

10 de janeiro de 2012 15:09  
Anonymous Anônimo disse...

Eu sou fã do Terno de Reis. Acho que é muito importante que continue. Eu não quero acreditar que alguém tenha sido impedido de ir lá com seu instrumento musical e tocar o que sabe. Acho, inclusive, que a juventude deve se envolver desde já para ir aprendendo com os mais experientes. Um dia será a vez desses jovens substituirem os + experientes. Quanto ao recolher a bebida: Isso acontece porque tem alguns jovens que só acompanham para beber e dar risadas. Na frente da casa do Cigano (Luis Frighettoi um moço do interior entrou em sua camionetona e deu uma arrancada vergonhosa: Das duas uma: ou já estava bêbado e por isso merecia cadeia ou queria aparecer quase atropelando meia dúzia. Os jovens são bem vindos porém com menos bebedeira. Os adultoas estão certos em não lhes dar tanta bebida. Parabéns aos organizadores do Terno de Reis. Acho lindo e concordo que a cada ano se mude em torno de 30% das casas visitadas. Isso seria uma forma de fazer com que mais pessoas recebam os Reis em sua casa.

14 de janeiro de 2012 10:03  

Postar um comentário

Voltar ao blog



Posts mais recentes Posts mais antigos

 
Google
 


   

 



Últimos Posts

PARABÉNS MARIANA!
35 ANOS DA SERENATA DE REIS
UMA ESPUMOSENSE NO BIG BROTHER
SERENATA DE REIS 35 ANOS
AVE! NÚMERO DE MORTES MENOR NO ANO NOVO
PIPE DOS SANTOS É O NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA
NOVO CÓDIGO FLORESTAL MOVIMENTOU CONGRESSO EM 2011
DEUS ESTÁ NO NOSSO INTERIOR?
AMÉRICA ESTRÉIA EM CASA NA SÉRIE OURO 2012
AS CORES DA VIRADA

Arquivos

Setembro 2007 Outubro 2007 Novembro 2007 Dezembro 2007 Janeiro 2008 Fevereiro 2008 Março 2008 Abril 2008 Maio 2008 Junho 2008 Julho 2008 Agosto 2008 Setembro 2008 Outubro 2008 Novembro 2008 Dezembro 2008 Janeiro 2009 Fevereiro 2009 Março 2009 Abril 2009 Maio 2009 Junho 2009 Julho 2009 Agosto 2009 Setembro 2009 Outubro 2009 Novembro 2009 Dezembro 2009 Janeiro 2010 Fevereiro 2010 Março 2010 Abril 2010 Maio 2010 Junho 2010 Julho 2010 Agosto 2010 Setembro 2010 Outubro 2010 Novembro 2010 Dezembro 2010 Janeiro 2011 Fevereiro 2011 Março 2011 Abril 2011 Maio 2011 Junho 2011 Julho 2011 Agosto 2011 Setembro 2011 Outubro 2011 Novembro 2011 Dezembro 2011 Janeiro 2012 Fevereiro 2012 Março 2012 Abril 2012 Maio 2012 Junho 2012 Julho 2012 Agosto 2012 Setembro 2012 Outubro 2012 Novembro 2012 Dezembro 2012 Janeiro 2013 Fevereiro 2013 Março 2013 Abril 2013 Maio 2013

 

 

 



WM INTERNET