ff



Uma homenagem ao maior jornalista e blogueiro de Tapera.
sexta-feira, 13 de abril de 2012
PARA SENTIR VERGONHA

Há anos que me compadeço com a situação de quem precisa cumprir pena nos presídios. Quando me imagino preso entre quadro paredes, sinto calafrios, dó, piedade...Esses dias vi pela televisão o verdadeiro caos em que se encontra o Presídio Central de Porto Alegre, em reportagem especial mostrada pela RBSTV. Pensei em escrever alguma coisa, para manifestar meu repúdio ao descaso dos nossos governos. Mas acabei preferindo repudiar silenciosamente, que é o grande mal dos homens. Mas hoje, em Zero Hora, na página 02, o jornalista David Coimbra, nos representa a todos. É uma pérola o que ele escreve, sintetizando tudo aquilo que muita gente, mas muita mesmo, gostaria de dizer, gritar, de escrever...
Eis o que ele escreve, sobre a situação dos nossos irmãos apenados.

PARA SENTIR VERGONHA
Governador Tarso Genro, o senhor não tem vergonha? O Estado que o senhor governa confina seres humanos em masmorras onde fezes e urina escorrem pelas paredes, onde dezenas de pessoas se amontoam em cubículos do tamanho de um banheiro, mal havendo lugar para dormir no chão, onde a sífilis, a hepatite e a aids são disseminadas através do estupro, onde homens convivem com ratazanas maiores do que gatos, onde a comida é preparada em meio à imundície.
Essas pessoas, quando o Estado as mete em tais calabouços, ao mesmo tempo em que as pune por algum ilícito, esse Estado torna-se responsável por elas. Elas estão sob a tutela do Estado. É do Estado, ou seja, do governador e de todos nós, cidadãos, a responsabilidade de alimentar, abrigar e cuidar dessas pessoas. Se o Estado não tem condições de tratá-las com dignidade, não pode assumir esse encargo. Não pode puni-las. Pelo menos, não com a reclusão.
Tempos atrás, surgiu a proposta de privatização dos presídios. Houve todo tipo de argumentos humanitários contra a ideia. Seriam bons argumentos, se os gestores do sistema, entre eles o governador, sentissem vergonha pelo que é perpetrado contra esses homens. Se, movidos por essa vergonha, os gestores do sistema agissem com urgência para impedir que o Estado continuasse a supliciar homens sob sua tutela. Como ninguém sente vergonha, nem age, o Estado tem a obrigação de desistir da tarefa e entregá-la para quem possa cumpri-la a contento.
Sinto vergonha pelo que é cometido contra esses homens no meu lugar, o Rio Grande do Sul, e no meu tempo, o século 21. Mas isso não me absolve. Não absolve a nenhum de nós.
Nesta mesma semana em que o Brasil inteiro ficou ciente do que o Rio Grande do Sul faz com os homens que estão sob sua responsabilidade, um pitbull foi morto a tiro pelo segurança de uma universidade. O caso fez o Rio Grande se levantar como se fosse um só homem. Estudantes organizaram um protesto na universidade contra o segurança, uma passeata está prevista para ocorrer nos próximos dias, ouvintes de rádio, telespectadores de TV e leitores de jornal se manifestaram em espaços interativos, defensores do cão e do homem se bateram munidos de argumentos furiosos. Leio, também, que em Pelotas um cachorro acidentado mobilizou a comunidade, que ele recebe 30 visitas por dia no hospital e que se alimenta com filé.
E os milhares de homens martirizados do Presídio Central? Ninguém se importa com eles? Onde está a solidariedade da espécie? Há manifestações ruidosas a favor até das bicicletas, mas ninguém sai às ruas para protestar contra um Estado que mantém seres humanos vivendo em meio aos excrementos, dormindo na pedra dura, comendo lixo e sendo currados todos os dias. Não sentimos vergonha por isso. Isso ocorre aqui, no Rio Grande do Sul, não no Afeganistão; isso ocorre hoje, em 2012, não na Idade Média. Não se pode aceitar isso, governador. É preciso que se faça algo já. Se não porque é o certo a fazer, pelo menos porque temos vergonha.

Postado por Leonardo Mayer as 13.4.12 e tem 43 comentarios
43 Comments:
Anonymous Anônimo disse...

QUEREM DIREITOS HUMANOS.....,MAS NA HORA DE ESTUPRAREM,ROUBAR,SEQUESTRAR,MATAR,ESSES MARGINAIS NÃO PENSAM,DEVERIA SER BEM PIOR AINDA AS CADEIAS,SEM NENHUMA MORDOMIA MESMO,PRESOS QUE FAZEM FESTAS E CORDENAM OS CRIME DE DENTRO DA PRISÃO,TEM QUE DEIXAR APODRECER

13 de abril de 2012 às 10:42  
Anonymous Anônimo disse...

O cara que escreveu o texto, não teve na família um parente, ou um ente querido morto por drogado, ladrão... Ou a sua filha(o) estrupada. Ou até mesmo trabalhar suado para conseguir comprar algo de valor, e depois um drogado da vida rouba para trocar por duas miseras pedras de craque. Esse jornalista pode representar ele e as outras pessoas do direitos humanos, mas não a mim, pois as pessoas que tem um pingo de consideração pelos que sofreram o que eu citei, querem a punição desses delinquentes e não trabalhar suado para sustentar vagabundo em hotel 5 estrela, já não basta a politicagem que a gente sustenta.

E se pensar um pouco todos esses presos tiveram sua chance de se tratar, porem se pegar as pesquisas a maior parte dos presos são reincidente!

O TEXTO DESSE JORNALISTA Ñ TEM NEM UM POUCO DE NEXO, TERIA SE ELE ESTIVE-SE PROTESTANDO AO CONTRARIO, COM OS PRESOS QUE FOGEM, NÃO RESPEITAM A LEI, REBELIÃO, COMERCIO DE DROGAS, E ASSIM POR DIANTE, MAS NÃO O PESSOAL JÁ SE ACOSTUMOU COM ISSO, TANTO QUE COMEÇARAM A INVENTAR MODA!!!!

13 de abril de 2012 às 11:20  
Anonymous Anônimo disse...

ORA, SE NÃO COMETEREM ATOS ILÍTITOS, COMO EU, NÃO PRECISARÃO CONVIVER COM AQUILO. AQUILO OU PENA DE MORTE SÃO ATRATIVOS PARA NINGUEM SER MARGINAL. OBS: QUEM DEVERIA SENTIR VERGONHA SÃO OS MARGINAIS POR AGIREM FORA DA LEI.

13 de abril de 2012 às 11:33  
Anonymous Anônimo disse...

Mas que moram no lixo, tem que ser pior ainda, se tá lá, é porque não vale nada mesmo, e outra, COM CERTEZ, UM CÃO, VALE MAIS DO QUE QUALQUER UM QUE TÁ LÁ...!!!

13 de abril de 2012 às 11:51  
Anonymous Anônimo disse...

Direitos humanos para família que perdeu o pai ou a mãe, morto por marginal,
A cadeia deve ser pior. precisa ter esgoto, ratos, baratas, para ser exemplo aos iniciantes.
Sou a favor da cadeia sem mordomia, alimento para quem trabalhar.
caso contrario é melhor estar na cadeia, que trabalhando e pagando impostos.
Exemplo de penitenciaria é a central de POARS> ela vai inibir os marginais.

13 de abril de 2012 às 11:53  
Anonymous Anônimo disse...

pois é Leonardo criticar o governo Tarso não resolve o problema que se arrasta a muitos anos. acho eu que os presos que la se encontram é por merecerem porque si quiserem trabalhar não precisavam tarem la pois não vi um trabalhador e pai de familha ir preso por trabalhar. portanto deixamos estes delincuetes presos pois são ladrão estrupador asacinos que a maioria das vezes tirão a vida de um trabalhador pai de familha sem contar que os traficante enchem o bolso viciando nossos filhos portanto não merecem melhor que são tratado pois somos nos que pagamos para eles tarem presos portanto pagamos para eles matarem jente boa.

13 de abril de 2012 às 12:08  
Anonymous Anônimo disse...

antes de ser presso deve pensar duas vezes, se estão la é por que estaõ pagando pelo que fizeram,

13 de abril de 2012 às 12:29  
Anonymous Anônimo disse...

10:42 apoioado. davi coimbra escreve muito bem, mas pedir "solidadriedade com a espécie" me poupe.. quem vive aqui vê diariamente coisas intragáveis...não vemos pela tv.. é ao vivo...diarimente uma infinidade de dor tudo por causa do crack, do dinheiro e de poder... bandido não é solidário com a vítima... me poupe.pena q os políticos corruptos e criminosos tbm não pagam suas penas em lugares assim. primeiro arrumem a educação, segurança, pobreza, saúde de quem é justo honesto e trabalhador, depois se pensa em marginal. escolheu viver no submundo, aguenta! o presidio central aqui de poa é podre porque eles são relaxados e imundos, não pedem pra mamãe levar toalhas limpas e frutas pra comer, pedem droga, celulares e armas. trocam um galão de água limpa por um fardo de cervejinha. não é bem assim, a RBS é mídia, mostra o que quer, não esqueçam. venham fazer uma visita ao central, tragam sua esposa e filhos junto e verão se dá pra chamar de ser humano aqueles caras. por favor... desculpa davi, mas cachorro é melhor que gente assim mesmo. só o que me falta fazer passeata e protesto pra dar vida boa a bandido. visitem algumas vilas aqui de porto alegre, são gente honesta e humilde mas que vivem a mesma situação em seus bairros pois não tem saneamento, vivem do lixo e reciclagem, convivem com os mesmos ratos e em cada barraco moram 10, 12 pessoas...pobreza total e ainda sim são do bem. aí eu pergunto, cadê a solidariedade com a espécie!!!

13 de abril de 2012 às 13:19  
Anonymous Anônimo disse...

antes de assumir um mandato, os politicos deveriam ser obrigados :

- fazer um estágio de 3 dias em um presidio

- estagio de um mes vivendo com salario minimo

-e ainda sendo obrigado a usar transporte publico por um mes

Ah , esqueci, usar uma unidade de saude publica tb seria muito educador!

13 de abril de 2012 às 13:21  
Anonymous Anônimo disse...

concordo com você das 10:42

13 de abril de 2012 às 13:30  
Anonymous Anônimo disse...

bem feito pq foram presos devem mofra na cadeia, se tão la alguma coisa fizeram, deveria ser pior, quando mataram ou fizeram algum crime não pensaram nisso azar é deles...

13 de abril de 2012 às 13:40  
Anonymous Anônimo disse...

Esse tipo de cadeia deveria servir para os políicos corruptos deste Brasil. Pois aí está o exemplo para toda a sociedade.

13 de abril de 2012 às 14:20  
Anonymous Anônimo disse...

isso mesmo na hora de fazer a coisa errada deveriam pensar que vão parar num chiqueiro.

13 de abril de 2012 às 14:28  
Anonymous Anônimo disse...

Só como contra-ponto, dá uma olhada nos comentários no blog dele:

http://wp.clicrbs.com.br/davidcoimbra/2012/04/13/para-sentir-vergonha/?topo=13,1,1,,,13#comments

13 de abril de 2012 às 14:44  
Anonymous Anônimo disse...

e mais, enquanto o brasil achar que a prioridade é dar perdão a marginal, esquecimento aos políticos, silêncio aos corruptos, não vai pra frente nunca. país da conformidade. falta rigor e punição. a prioridade é o povo trabalhador, o agricultor, os professores, os profissionais da saúde, os policiais honestos, os comerciantes, as nossas crianças e jovens. sem essa de que são criminosos por falta de oportunidade, ora bolas já passei dificuldade na vida e nunca precisei experimentar drogas nem roubar e matar ninguém pra botar comida na minha mesa. quem procura acha!

13 de abril de 2012 às 15:12  
Anonymous Anônimo disse...

concordo 100% com oque nosso amigo disse logo a cima, tens mais é que se lascar pessoas bandidas, tem que pagar pelo oque fizeram sem do, sao seres humanos iguais a nos, mas se a maioria vive sem matar, sem usar drogas, porque eles precisaram fazer isso, como citado anteriormente, quem procura acha, nao sinto nenhuma pena desses caras, sou a favor da pena olho por olho dente por dente, penas que as leis do brasil sao verdadeiramente vergonhosas, pois favorecem a todos, menos aos que sao certos e trabalham honestamente

13 de abril de 2012 às 16:07  
Blogger avg0508 disse...

parabéns Davi Coimbra, brilhante...

13 de abril de 2012 às 16:56  
Anonymous Anônimo disse...

Isso ai gente! são todos lixos!rsrsr

Ainda bem que a justiça não erra!

Tenho certeza que todos que fizeram estes comentários, nunca erram assim como nossa justiça!

Não existe ninguém preso injustamente!

No Brasil é assim mesmo que se reabilitam as pessoas! Os paises de primeiro mundo que estão errados!

Deus Ilumine vcs para nunca cairem numa destas!

Enquanto tiver a chance de reabilitar o ser humano, nem que seja um dos milhares que estão! eu não concordo com esta situação!

13 de abril de 2012 às 16:59  
Anonymous Anônimo disse...

Lendo esse texto condescendente e um tanto demagógico eu descobri quem eu sou. Eu sou o oposto do Coimbra, e estou orgulhoso.

13 de abril de 2012 às 17:14  
Anonymous Anônimo disse...

Já pensaram em um filho ou irmão de vocês que por uma daquelas vezes em que a vida nos surpreende acabe sendo preso e tem que viver nestas condições?
Ou seu pai?
Pensem antes de escrever!

13 de abril de 2012 às 18:26  
Anonymous Anônimo disse...

ASSINO EMBAIXO...10:42...

13 de abril de 2012 às 18:35  
Anonymous Anônimo disse...

INVESTIR EM PRESIDIOS....FALTA ESCOLA, PROFESSORES, HOSPITAL, MÉDICOS......ESTES PRESOS QUE VÃO TRABALHAR PRA COMER LA DENTRO, MANTER O AMBIENTE LIMPO...E NÃO REDUZIR PENA DESTES MARGINAIS,

13 de abril de 2012 às 21:38  
Anonymous Anônimo disse...

INVESTIR EM PRESIDIOS....FALTA ESCOLA, PROFESSORES, HOSPITAL, MÉDICOS......ESTES PRESOS QUE VÃO TRABALHAR PRA COMER LA DENTRO, MANTER O AMBIENTE LIMPO...E NÃO REDUZIR PENA DESTES MARGINAIS,

13 de abril de 2012 às 21:40  
Anonymous Anônimo disse...

engraçado leonardo eu acho que ja presenciou assasinatos aqui mesmo em tapera e ainda acha que bandido e gente normal sao marginais que matam sem querer saber se tem filhos mae esposa devem sim mofar sofrer apodrecer vivoss na hora de matar nao querem nem saber que sofram .... morram.......

13 de abril de 2012 às 21:57  
Anonymous Anônimo disse...

Não interessa o crime que a pessoa cometeu. Direitos humanos são inalienáveis. O simples fato de nascermos como ser humano já nos garante esses direitos, é o que diz a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Não vivemos mais na época das cavernas nem somos animais para castigar quem erra com a degradação.Todos têm direito a uma nova chance, inclusive os assassinos e estupradores. E outra: todos sabem que no Brasil quem vai preso é pobre, por isso que há tantos discursos contra os presidiários. É muito fácil julgar desconhecendo as razões extremas que levam certas pessoas ao caminho do crime. Uma pessoa que nunca teve oportunidades, educação nem uma socialização sadia só pode mesmo enveredar pelo caminho do crime.

13 de abril de 2012 às 22:23  
Anonymous Anônimo disse...

Leonardo, porque tu não colocas a resposta que nosso governador Tarso deu ao repórter? ......

14 de abril de 2012 às 12:00  
Blogger Leonardo Mayer disse...

Não vi cara. Me passa o link que publico na hora!

14 de abril de 2012 às 12:03  
Blogger Leonardo Mayer disse...

Não vi cara. Me passa o link que publico na hora!

14 de abril de 2012 às 12:03  
Anonymous Anônimo disse...

http://rsurgente.opsblog.org/2012/04/13/tarso-convida-colunista-da-rbs-a-tambem-ter-vergonha-pela-situacao-do-presidio-central/

14 de abril de 2012 às 13:05  
Anonymous Anônimo disse...

Se era só pra colocar o link acima, da resposta do governador, entre os comentários, eu já teria colocado antes....você não iria publicá-lo??

14 de abril de 2012 às 17:42  
Anonymous Anônimo disse...

ao 13:05
A mesma resposta de sempre: a culpa é dos outros, herança maldita, blá-blá-blá.

Se a intenção do nosso governador era ficar culpando os governos anteriores (inclusive o do Olívio, né?) por que prometeu tantas coisas que sabia ser impossível cumprir na campanha política?

É esse desrespeito com o eleitor que levou os jovens a se afastarem da política.

14 de abril de 2012 às 17:46  
Blogger J.V. disse...

Sou daqueles que acha que bandido deve ser tratado como bandido, mas todo mundo sabe que estes presídios em nada contribuem para a ressocialização dos presidiários.

Em tempo, quando a Governadora Yeda tentou criar um projeto para construção de novos presídios os que hoje são governo foram contra. Não podemos esquecer isso.

14 de abril de 2012 às 18:18  
Anonymous Anônimo disse...

Precisamos de hospitais e escolas com qualidade. Presídio quanto mais podre melhor. Se a bandidagem já está bem a vontade com leis que favorecem a impunidade, imagina se ao serem condenados vão pra um resort. Parem de me irritar com direitos humanos. Ah, sim, provavelmente ainda não ficaram na mira de um berro de um marginal. E não se enganem, seres humanos do século xxv, muitos são mais bem nascidos que vocês. Semelhantes, hah... não me considero melhor que ninguém, mas meu semelhante é quem trabalha por um salário mínimo e mesmo assim devolve dinheiro se recebeu troco a mais. Tchau.

14 de abril de 2012 às 18:57  
Anonymous Anônimo disse...

se estão lá é pq merecem,não é justo nós cidadãos de bem e em dia com nossos impostos pagamos por esses bandidos,deveria ser muito pior.

14 de abril de 2012 às 20:56  
Anonymous Anônimo disse...

cadeia nao e hotel. tem que ser pior ainda. os cara devem ter medo de ir pra la.

15 de abril de 2012 às 00:14  
Anonymous Anônimo disse...

13 de abril, 15,21. Concordo com vc em gênero, número e grau. Ou deveria dizer "degrau". Cada político, após sua eleição deveria passar pelo estágio que vc propôs. Deveria, ainda, morar numa vila bem pobre, próxima a um lixão para conhecer bem a realidade.

15 de abril de 2012 às 14:03  
Anonymous Anônimo disse...

Seres Humanos, marginais, não necessitam obrigatóriamente viver em chiqueiros e na imundície generalizada. O que é necessário é que os próprios apenados dewvem ser obrigados a faxinar as suas celas, devem ter um rodizio entre eles para fazer sua comida e lavar as roupas. E ainda ter dentro do presídio algum tipo de empresa que possa ocupá-los e fazê-los ganhar para pagar o que vão gastar com comida, luz e água. Tem muito preso que apronta alguma para ficar lá dentro enquanto sua família aqui fora ainda tem direito a um salário. Ficar no presídio em Espumoso é luxo puro, não por ser um local de luxo ou de boas condições, mas comparado a PoA é luxo. O maior castigo dos apenados deve ser a privação de sua liberdade. Este é o maior castigo.

15 de abril de 2012 às 14:18  
Anonymous Anônimo disse...

Vamos Tarso. Mexa-se pelo menos por um pouco de dignidade ao nosso RS.Estamos afundando cada vez mais. Estamos regredindo a ponto de já estarmos quase non nível do Norte e Nordeste. Chega de humilhação ao Rio Grande. Queremos crescer novamente. Chega de ré. E sem essa de culpar governos anteriores. Vc já sabia de tudo isso que está por aí antes de se candidatar a Governador. Mexa-se e eleve nosso status no país.

15 de abril de 2012 às 14:22  
Anonymous Anônimo disse...

na verdade não deveriamos ter tantas pessoas em tantos presídios honerando uma fatia enorme dos nossos impostos os quais deveriam ser investidos em educação, saúde e segurança, tem q instituir a PENA DE MORTE, matou,estuprou e traficou tem q morrer: a biblia p livro mais antigo e fidedigno q existe diz:" dente por dente olho por olho", mata meia dúzias destes seres pra ver se não vão pensar duas vezes antes de entrar pro mundo do crime.

15 de abril de 2012 às 17:57  
Anonymous Anônimo disse...

GENTE NÃO PODE-SE ESQUECER QUE ELES RETORNAM! NÃO FICAM LÁ PRA SEMPRE! NÃO HÁ PRISÃO PERPÉTUA NESSE PAÍS!

COMO VOCÊS ACHAM QUE ESSAS PESSOAS VÃO RETORNAR????

VÃO RETORNAR DANDO MAIS DESPESA AO POVO! DOENTES! E PIOR TRANSMITINDO DOENÇAS, MATANDO, FURTANDO, ROUBANDO, ESTUPRANDO...

16 de abril de 2012 às 11:27  
Anonymous Anônimo disse...

15 DE ABRIL 15:57

Faz-me rir tanto!

Não consegue-se mudar as condições de um presídio acha que é fácil derrubar a nossa constituição de 1988, de que no Brasil NÃO HÁ PENA DE MORTE, sendo essa uma cláusula petrea (ou seja q não pode ser alterada por lei).

Para uma constituição ser derrubada, é necessário muitas revoltas,protestos, paralizações, marchas, organização, união, praticamente uma guerra... O Brasileiro deixou de fazer e ser isso a muito tempo!

16 de abril de 2012 às 11:33  
Anonymous Anônimo disse...

Vem cá, os presos não sabem fazer limpeza????????ou precisam faxineiras para limpar seus precários cômodos.Que peninha,...se falta 10 min de luz para o banho quente sai rebelião, se faltar água nos dias de visita intima para o banho do casal sai rebelião,
Vem cá , alguém sabe o valor da conta de luz mês? (mais de um milhão de reais)e os caras passam o dia não fazendo nada e quem paga somos nós, Brasileiros trabalhadores decentes.

16 de abril de 2012 às 21:55  
Blogger nilvo disse...

é simples entender porque acontece ísso nosso país, imfelismente falando no popular cadeia é para pobre. o dia q algum rico ou político ficar entre grades cumprindo pena as coisas melhoram. dizer q alquem merece passar por uma situação desumana até alquem mereça mas com certeza não vai sair redimido, e como alquem comentou;
um dia sai!!

17 de abril de 2012 às 21:07  

Postar um comentário

Voltar ao blog



Posts mais recentes Posts mais antigos

 
Google
 


   

 



Últimos Posts

MONSANTO RECORRE ANTES DE NOTIFICAÇÃO
ROYALTIES DA SOJA - IMPORTANTE!
MAIS RIGOR NA LEI SECA: SAIBA COMO FICA AGORA
VÍTIMA DE ACIDENTE É TAPERENSE
ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL PRÓXIMO DE IBIRUBÁ
LOJAS E CONSÓRCIO BECKER CELEBRAM CINCO ANOS EM TA...
EMPATE COM SABOR DE VITÓRIA?
PAIXÃO E MORTE DE JESUS CRISTO SEMPRE EMOCIONA
UMA TAPERA CADA VEZ MAIS VISÍVEL
MAIS UMA VITÓRIA DOS PRODUTORES DE SOJA

Arquivos

setembro 2007 outubro 2007 novembro 2007 dezembro 2007 janeiro 2008 fevereiro 2008 março 2008 abril 2008 maio 2008 junho 2008 julho 2008 agosto 2008 setembro 2008 outubro 2008 novembro 2008 dezembro 2008 janeiro 2009 fevereiro 2009 março 2009 abril 2009 maio 2009 junho 2009 julho 2009 agosto 2009 setembro 2009 outubro 2009 novembro 2009 dezembro 2009 janeiro 2010 fevereiro 2010 março 2010 abril 2010 maio 2010 junho 2010 julho 2010 agosto 2010 setembro 2010 outubro 2010 novembro 2010 dezembro 2010 janeiro 2011 fevereiro 2011 março 2011 abril 2011 maio 2011 junho 2011 julho 2011 agosto 2011 setembro 2011 outubro 2011 novembro 2011 dezembro 2011 janeiro 2012 fevereiro 2012 março 2012 abril 2012 maio 2012 junho 2012 julho 2012 agosto 2012 setembro 2012 outubro 2012 novembro 2012 dezembro 2012 janeiro 2013 fevereiro 2013 março 2013 abril 2013 maio 2013

 

 

 



WM INTERNET