terça-feira, 24 de abril de 2012
SALVE O CHURRASCO E O CHIMARRÃO!
|
Ainda não entendi por que nós homens não temos dia. Tem dia para tudo e até o Churrasco e o Chimarrão cuja data se comemora em 24 de abril. Mas deixando os entretantos e partindo para os finalmentes, na verdade o Dia do Churrasco e do Chimarrão foi instituído pela lei 11.929, de 20 de junho de 2003, de autoria do deputado Giovani Cherini (PDT), em homenagem a fundação do CTG 35, de Porto Alegre. A data de 24 de abril foi escolhida por sugestão do próprio MTG - Movimento Tradicionalista Gaúcho, porque, nesta data, em 1948, nascia o imortal CTG 35, o primeiro dos centros de tradições gaúchas hoje espraiados pelo mundo inteiro. Meu chimarrão já tomei pela manhã, como faço, religiosa e diariamente. Durante o dia costumo não tomá-lo, mas ao levantar o rito é sagrado. Ponho-me na frente da TV e do computador e fico ali, ouvindo e viajando pelo mundo, por pouco mais de meia hora. Só a partir disso é que me sinto preparado para botar a cara pra fora para dar início às minhas lides diárias. E quanto ao churrasco, pra mim, domingo não é domingo sem churrasco. E prefiro, sempre, assá-lo em minha churrasqueira. Modéstia à parte sou um churrasqueiro que pode dizer que entende do carteado. Salgo a carne na noite anterior, com sal grosso e uma pitada de alho. Ao levantar, pela manhã, mexo a carne e converso com ela, e por volta das 10h30min, começo o ritual que aprecio por demais, começando pelo fogo no carvão, sempre em abundância. Quando disponho de lascas de angico então, o preparo da brasa fica melhor ainda. Quanto ao corte, prefiro picanha ou alcatra, mas me serve também uma chuleta, que se cortada do lado certo, é bem macia. Costela aprecio, como não, mas em razão do excesso de gordura, prefiro saboreá-la lá de vez em quando. Hoje é terça-feira, mas sou bem capaz de, me entusiasmar a prestar a minha homenagem a esta celebridade que tanto admiro e aprecio.
Postado por Leonardo Mayer
as 24.4.12
e tem
4 comentarios >
|
|
LEI Nº11.929, DE 20 DE JUNHO DE 2003.
Institui o churrasco como “prato típico” e o chimarrão como “bebida símbolo” do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências.
lei do Cherini
E...e o finado Presidente Getulio Vargas, no período do Estado Novo, criou a lei da gravidade.
Ai que saudade da minha terra!!! O chimarrão trouxe comigo, mas o churrasco... Esse só quando me dipenco para uma churrascaria, mas o gosto e alegria de saboreá-lo não são os mesmos daquele feito em casa!
ai q delicia
Postar um comentário
Voltar ao blog