sábado, 26 de maio de 2012
MORRE A EMPREGADA (GOVERNANTA) DE BRIZOLA
|
Eva Ferreira, era uma lenda, cujo conteúdo foi por nada explorado. Se bem que eu até tentei. Numa janta do CTG Guido Mombelli, alguém, não lembro, me apresentou aquela senhora de cabelos brancos, dos quais não gostava nem um pouco e por isso sempre estava de touca/chapeu, como se tivesse trabalhado, como governanta na casa de Leonel Brizola no Rio de Janeiro. Era uma pessoa que participava ativamente das atividades dos grupos de terceira idade, sempre com disposição incomum pela sua idade avançada. Achei que estavam zombando de mim, mas foi só ela abrir a boca que senti que estava diante de uma celebridade. Mas o ambiente não era propicio para revelações. Foi aí que combinei com ela uma entrevista. Mas o tempo passou, correu, futilidades aconteceram... Só que agora, 15h30min de sábado, 26, o Dionísio Seibel, estaciona o carro na frente de casa para anunciar que o velório de Dona Eva Ferreira está ocorrendo na Capela Mortuária e que o seu sepultamento será neste domingo às 7h da manhã no Cemitério Municipal de Tapera. Dona Eva Ferreira criou os filhos de Brizola. Viveu a intimidade do ex-governador do Rio e do Rio Grande do Sul. Viveu a intimidade do poder na sua essência... Que pena! Perdi mais uma oportunidade de revelar para o mundo a história de um mito. Normalmente é assim. A gente menospreza fontes reveladoras que estão próximas de nós, como se revelações feitas fossem coisas inventadas. Estive agora ao final da tarde de sábado lá no velório dela e a filha adotiva, que no momento estava falando com familiares de Brizola no Rio de Janeiro, me informou que Dona Eva teria 107 anos, sendo portanto a pessoa mais idosa de Tapera.
Postado por Leonardo Mayer
as 26.5.12
e tem
16 comentarios >
|
|
tem foto dela,....
Tive o prazer de realizar um trabalho com a Dona Eva num dos projetos que trabalho, era uma pessoa simples com um grande coração acolhedor. Aprendemos muito com ela, fica com DEUS querida!
se tiver como postar uma foto dela ai,fique curiosa para saber se a conheço.muito interesante esta pessoa importante ser aqui de tapera.
Dona Eva residia próximo a Metalúgica Bullé no Bairro Progresso, sempre tinha um lenço na cabeça...muito impática....sempre nos cumprimentava ao passar em frente a sua residencia...fica com DEUS DONA EVA
É, Leonardo, as vezes as oportunidades batem na nossa porta e a gente reclama do barulho. Hoje foi o meu dia de fazer isso. Mas fazer o que?
O problema Leonardo, é que o povo de Tapera (muitos) tem muito medo do Brizola, ou das pessoas próximas, bem como aqueles que conhecem e admiram a história do gaucho mais respeitado e respeitado no mundo inteiro.
Dona Eva me contou muitas histórias da família do Dr. Brizola; dos filhos, do exílio e do caracter do Governador do Rio de Janeiro, tomando chimarrão na casa da Dona Mabileta, na rua Pedro Garrafa, na sombra daquela árvore.
Eu que estudei em uma Brizoleta, desejo um ótimo encontro e convivio de D. Eva e o Dr. Brizola lá no céu. Eles merecem!
vá com deus dona Eva, meus sentimentos a Teca.
LEONARDO QUE FOGUETÓRIO FOI AQUELE?
Agora em vez de mudar o nome da Av. 15 de nov. por Avenida Leonel Brizola, vamos colocar o nome de Av. Dona Eva. Ela é de Tapera. E assim estaremos homenageando o dr. Leonel Brizola como muitos Tapererenses desejam.
Força Teca, meus sentimentos, uma grande perda, fica com Deus dona Eva.
Tive o prazer de fazer uma visita a Dona Eva a mais ou menos dois anos.Eu trabalhava como agente de campo aqui em Tapera,fui muito bem recepcionada e fiquei um bom tempo escutando parte sua história! Saí daquela casa sentindo uma grande paz,nunca vou esquecer essa senhora tão querida e simpática. Vai com Deus Dona Eva!
pena que estas pessoas são lembradas
por alguns so depois de morta possoa q nem dona eva q tambem ha conheci entre outros com esta idade mereciam uma homenagem á cada ano depis dos 100 poq isto é chamado historia de vida. Que Deus o abençoe
Tive o prazer de conviver com Dna Eva no Centro de Convivência do Idoso, no ano de 2010 e 2011 pessoa cativante e muito querida. Vá com Deus Dna Eva. Força Teca.
como tem gente com muita falta de respeito num momento de dor como a perda de pessoa amada, e ainda ficam falando em politica sobre nome de rua , avenida, admiro seu blog leonardo vc podia filtrar melhor os recados quando se tratar de sentimentos afinal este post é sobre falecimento não politica , eu era vizinho da dona EVA uma pessoa muito boa sempre de bem com a vida,
A dona Eva sempre tinha esse sorriso no rosto. Coisa mais linda. A última vez que falei com ela, que passava aqui na frente para falar com a dona Tolentina, notei que ela estava meio fraquinha, mas esse sorriso ela tinha sempre. E sempre vou lembrar dela assim.
Convi com Dona Eva profissionalmente. A sua boa vontade e disposião além do sorriso maravilhoso. Esqueçam o lado político. Ela não foi importante por ter trabalhado com Brizola, mas por ser quem era. Deus a receba de braços abertos Dona Eva.
Postar um comentário
Voltar ao blog