A Escola Dionísio Lothário Chassot completou 75 anos de sua fundação, no últino dia 12 de junho. Em comemoração ao aniversário, o educandário promoveu um jantar festivo no ginásio da escola. Alunos e professores se envolveram no resgate da história da escola culminando com uma bela exposição de trabalhos e apresentações dos alunos. Na oportunidade foram homenageados as pessoas que fizeram parte da história da instituição. A história do Dionísio, como a escola é carinhosamente chamada, se confunde com a própria história de Tapera. Toda a comunidade foi convidada a participar do evento, em especial, ex-diretores, ex-professores, funcionários, alunos, pais que passaram pelo educandário. Durante estes 75 anos de história, várias recordações vieram à memória. Pessoas, acontecimentos, conquistas, dificuldades e alegrias. O tempo passou... deixou marcas e provocou transformações. O prédio mudou, o nome mudou, alunos e professores chegaram e passaram. Inúmeras pessoas assinalaram sua passagem pela escola. A intensidade com que cada um viveu sua história ficará para sempre registrado na memória de cada um. EM TEMPO - A Escola Dionísio, na verdade, tem tudo a ver com o Grupo Escolar Barão de Caçapava, o Ginásio Taperense e ainda a Escola de Aplicação, anexa a Escola Normal de Tapera, hoje Instituto Imaculada. Na foto quem já foi diretor da Escola que no início chamava-se Grupo Escolar Barão de Caçapava, de saudosa lembranças para muitos taperenses. Ito Cerutti, Maria Delfina Cerutti, Yeda Gregori, Arlete Inês Henrich, Albina Mânica e o atual Gilberto Beutler.
Postado por Leonardo Mayer
as 14.6.12
e tem
17 comentarios >
|
PARABENS ESCOLA DIONISIO.
ESTUDEI LA NO NOTURNO NA EPOCA QUE O GILBERTO ERA DIRETOR NO INICIO DOS ANOS 90 SAUDADES DAQUELES TEMPOS.
fui aluno do dionissio desde o pre ate a 8 serie saudades da prof ANTONIETA otima professora.
E o Ginásio Taperense, da década de 60, aonde fica nessa hitória da Cidade Cultura.
Eu também estudei lá!
Abraços, naa.
O Ginásio Taperense é parte da história da escola Dionísio.Os alunos fizeram lindos trabalhos de pesquisa e muita gente relatou com orgulho fatos relacionados aos estudos no Ginásio Taperense.
QUE CADA GERAÇAO RELEMBRE SUA EPOCA DE ESTUDOS SEJA A DECADA QUE FOR.
Mas então, quando foi colocado o nome de Colégio Dionisio Lotário Chassott? A data?
tb sinto saudade da profe antonieta,uma das melhores da epoca
Leoni Koch
Ao ler a nota sobre os 75 anos do Dionísio, de cara puxei meu boletim de 1975, do Grupo Escolar Barão de Caçapava. Nele constam as assinaturas da professora Loraci Grotto e da diretora Inês Brenner. Tempo dos conceitos, MB, B,S e I, este último um tormento. O parecer descritivo marcando X para pontos positivos e a melhorar que hoje vejo que desde cedo se aprende responsabilidade, sociabilidade, participação, organização e conteúdo. Era tempo de uniforme seguido à risca. Muito devo, como outros milhares, a esta escola que tanta gente formou cidadão. Depois, em 1979, na 6ª Série, já com a denominação de Dionísio Chassot, saudades dos colegas, alguns que vejo, outros que perdi o contato; do incentivo constante da prof Vana Gobbi, das técnicas ensinadas pelo prof Ido, da Antonieta, da Ieda, do Padre Tenário que insistia em fazer-nos cantores. Lembro da diretora Delfina, às voltas por silêncio da criançada na entrada do recreio; da geada no gramado atrás da Escola; da merenda, servida apenas para os "carentes" chamados de sala em sala, mas disputada por todos que queriam tomar aqueles cremes distribuídos em canecas. Era uma festa. Depois em 1986, retornei à Escola onde realizei estágio na turma da 4ª Série da saudosa professora Edy Bonatto, a quem tenho eterna gratidão pelo apoio. Lembro de cada criança, hoje cidadãos reconhecidos em suas áreas de atuação em Tapera e país afora. PARABÉNS à Escola que ensinou tanta gente e a todos que foram determinantes para que esta data seja um marco para a educação que se reflete diretamente na sociedade.
Parabéns a familia Dionisio pelos 75 anos de História, desde a época do Barrão, Ginásio taperense. Escola de Aplicação. é uma linda História da comunidade de Tapera. A Direção está de parabéns pela grande festa e homenagens, pelos lindos trabalhos realizados pelos alunos. É UM ORGULHO TER ESTÁ ESCOLA EM NOSSA CIDADE.
Parabéns Escola Dionisio pelos 75 Anos de História.
Ao Diretor Gilberto um grande abraço pelo comprometimento de garantir uma educação de qualidade
Parabéns a Escola Dionísio.
Muitas Saudades e Muitas lembranças maravilhosas desta Escola. Saudade dos Professores, Diretores, Colegas, Meninas da Cozinha, Limpeza e como não lembrar do Jorge e da Vera.
Muitas Saudades e Muito Obrigada, pela minha formação.
Sara Arenhardt-Tapera/Luis Eduardo Magalhães-Ba
Ah! Se não fosse o Ginásio Taperense...
Foran 5 anos (tomei pau na 2a. série/matemática) de muita luta, dificuldade, decisivos na minha vida.
De 64 à 68, aulas a noite, após uma jornada de trabalho de 8 a 9 horas na roça, uma caminhada de 5 km (a pé, bicicleta ou carona) em estrada de barro, chuva, frio(inverno brabo), todas as noites dos 12 aos 17 anos. A maioria do grupo desistiu. Eu sobrevivi, pois sabia que tinha que ultrapassar essa fase, para alcançar os objetivos.
O diretor era o prof. Décio Erpem, depois o Pa. Tenário Seibel. Português/Frances profa. Nair Thisem, matemática, prof. Amandio Alcantara, Ciências o prof. Ari Mombelli, Geografia prof. Dialmino Salvadori, História, o prof. Nico Mariani, entre outros que nào recordo neste momento, porém importantes.
Colégas que nào vejo a muito tempo (pois, depois da vitoriosa formatura, thau para Tapera, por muito tempo ou para sempe!)o Neki G., o Cézar Mor, o Paulinho do Miguél, O Nene Pitoni, o Prego, o Valter, O Nei M., O Guido, o Jaime,o falecido Telmo Pastório,a Vera K., a Heliane H., a Denise M. entre outros tantos, uns do PTB e outros do PSD/UDN em pleno Movimento da Legalidade, Golpe Militar e implantaçào da maior Ditadura Militar existente em nossso pais. Nós com 12/13 anos estavamos atentos a história política.
Depois dessa etapa (a mais importante da vida estudantil), foi um passo para a UFSM,UPF,UFPel e UFRRJ e 35 anos de trabalho profissioal pelo Brasil a fora.
Hoje, jovem aposentado, curtindo a adolecencia da 3a. idade, na mais natural e linda capital brasileira.
Ah, se não fosse o Ginasio Taperense...
Abraços
Parabéns, escola Dionísio pelo aniversário, eu também passei por lá de 72 até 78 e, lembro muito bem da merenda da "Dona Bega", da prof. Celia Passinatto, Cléa Muller, Loraci Grotto, Vana Gobbi, que fazia os alunos viajarem em suas aulas de geografia, qdo. falava de suas viagens ( eu lembro até hoje das histórias que ela contava, citei apenas alguns, mas tem muitos mais, que não recordo agora.
Pena quem nem todas as escolas sejam iguais a escola Dionísio.
VALEU PELA FESTA DIONISIO. ÓTIMA INICIATIVA PARA HOMENagear os antigos dfiretores.
parabésn ....
Trabalho nesta Escola maravilhosa... lá tem muito calor humano!!!!
Viva minha e e nossa Escola!!!
Parabéns a Escola Dionísio. Muitas saudades e lembranças maravilhosas desta Escola. Tive professores inspiradores como a Vana Gobbi, Maria Delfina e muitos outros. Meus filhos estudam no Dionísio, parabéns pelo compromentimento em ensinar e educar.
Postar um comentário
Voltar ao blog