Diante da falta de colaboração quanto à observância dos critérios para a coleta seletiva do lixo, (não separação devida) uma reunião no final da tarde desta quarta-feira (18), entre a empresa São Judas Ambiental e a Administração Municipal, definiu que, a partir da próxima segunda-feira, 23 de julho, o cronograma já estabelecido será considerado rigorosamente para efeitos de recolhimento. Ocorre que a separação do lixo não está sendo feita adequada e corretamente dentro de casa e isso está gerando transtornos para a empresa responsável pelo recolhimento. Dessa forma, ficou acordado que o lixo que não estiver separado, orgânico e inorgânico, não será recolhido. Pede-se que além da separação, orgânico e inorgânico, os dias de coleta sejam obedecidos. Lixo orgânico nas segundas, quartas, quintas e sábados e lixo inorgânico nas terças e sextas, sempre a partir das 14h, com excessão de sábados cujo recolhimento ocorre pela manhã. Na Vila Paz, Teutônia, RS 223, RS 332 e Perimetral Edvino Maldaner, a coleta será feita uma vez por semana, sempre nas quintas-feiras pela manhã. Lembrando que orgânico é lixo molhado e inorgânico seco.
Postado por Leonardo Mayer
as 19.7.12
e tem
12 comentarios >
|
A minha dúvida é a seguinte:
Eu coloco lixo molhado na quinta-feira, o lixeiro não passa. Na sexta-feira, o lixeiro vai passar e dizer que eu não estou separando devidamente meu lixo, quando, na verdade, é o lixeiro de um dos dias (quinta ou segunda) que não recolheu.
Aconteceu isso na minha rua e eu e minha vizinha ficamos com essa dúvida.
exigem que seja colocado o lixo no dia certo, e porque não recolhem o lixo em determinadas ruas, deixando atirado. hoje ocorreu na minha rua , deixaram de recolher o lixo, o que já é costume fazer isso,
Nós taperenses, temos que colaborar com a Administração Municipal que está implantando a coleta seletiva juntamente com a empresa São Judas Ambiental, que está em fase de organização e adaptação, por isso é importante que além de separarmos corretamente o lixo, devemos colocar na rua nos dias definidos, respeitando sempre o horário até as 14 horas para que seja recolhido no mesmo dia. Só assim vamos ter nossa cidade além de cada vez mais bonita e organizada, ainda mais limpa.
Para o cometário das 19:38, sugiro que entre em contato com a Prefeitura Municipal para se tornar sabedora do problema, que por estar em fase de adaptação e organização do novo sistema de coleta, podem haver falhas, mas com diálogo tudo se organiza, a qual está se dispondo a fazer com que todos os munícipes sejam bem atendidos.
Parabéns pra Tapera mais uma vez, caminhando na frente para estar organizado em 2013 quando a legislação exigir a coleta seletiva de lixo.
Sabe-se que o ser humano tem resistência à mudanças, mesmo assim, temos que nos unir e colaborar com essa organização no nosso município. Está correta a decisão de não coletar se estiver misturado, pois somos todos educados e devemos fazer a nossa parte, que com o passar do tempo isso vai fazer parte da nossa rotina diária.
Devemos colaborar com o nosso município, com a empresa que faz a coleta e com isso estamos fazendo a nossa parte de preservar o meio ambiente.
Aqui na minha rua é recolhido o lixo próximo ao meio-dia. Então não dá para dizer que se pode colocar até às 14 horas, pois o lixo já foi recolhido. Outra questão: na semana passada, na sexta-feira não foi recolhido; no sábado havia então o lixo inorgânico(da sexta) e o orgânico do sábado. O que fazer então?
Realmente! Há a preocupação dos cidadãos para a separação adequada do lixo. Pais e filhos precisam ser conscientes para evitar complicações maiores e futuras quanto ao planeta e consequeências ao meio ambiente bem próximo de nós e de um futuro que já está presente. Cabe a cada um fazer sua parte: na família, separar;ao recolher,atentar para o tipo de lixo a ser recolhido no dia e, por que colocá-lo no meio da rua muitoantes do recolhimento?Repito: cabe a cada um fazer sua parte. Não é tão difícil assim...
Na minha cidade já existe a coleta seletiva há um bom tempo, no inicio é meio complicado, porque a gente não mantinha o hábito da separação, mas com o tempo acabamos nós mesmos nos policiano e fazendo a separação corretamente. Quanto ao dia do recolhimento, uma idéia é fazer uma lixeira grande, repartida em duas partes, uma com LIXO SECO, e outra com LIXO ORGANICO, ai é possível depositar o lixo, mesmo nos dias que não há o recolhimento que ele será recolhido corretamente, é o que acontece na minha rua. os moradores juntaram-se e adquiriram a lixeira, e tudo funciona muito bem.
Moro na rua Tiradentes, sempre separei o lixo, acho que todos tem que colaborar para dar certo. Mas, ontem dia de lixo inorgânico, aqui não foi recolhido, assim como em vários outros dias, daí não dá certo.
Caro Leonardo. Você diz no blog que o lixo orgânico é segunda, quarta, quinta e sábado e inorgânico na terça e sexta, mas, no jornal de Tapera traz diferente. Qual é o correto? Seria importante esclarecer para que a população não fique em dúvida sobre qual dia é um lixo seco e qual é lixo molhado.
Postar um comentário
Voltar ao blog