Convocado pela Inês Bauermann, de imediato me incorporei ao grupo de voluntários que leva avante o projeto COMECE EM CASA CONTINUE NA ESCOLA desenvolvido em Tapera. Ela é uma das integrantes desse grupo notável que se propõe a mudar paradigmas com vistas à uma educação cada vez de mais qualidade que transforme o nosso aluno de hoje em cidadão mais participativo e responsável, acima de tudo, chamando os pais à responsabilidade na educação de seus filhos. Inês, que foi professora, diretora e secretária de Educação, me fez uma ampla exposição do trabalho que este grupo vem realizando como contribuição à educação curricular que é oferecida aos nossos alunos desde a primeira infância e que envolve vários segmentos, como grupo do chimarrão, contação de histórias, PIM entre outros que, na medida do possível, sobre os quais poderei fazer aqui as devidas considerações. A minha contribuição a este maravilhoso projeto é divulgar, de forma sistemática, e disseminar a idéia de que educação deve começar pela família e a sua efetiva participação do processo de aprendizagem. O próprio Projeto de Educação e Desenvolvimento do nosso Município, nas suas metas, propõe a valorização das pessoas, das famílias e da comunidade, visando o bem comum, a promoção de uma educação integral e de qualidade, como fator de desenvolvimento cultural social e econômico, ressaltando que a participação da família é fundamental para o sucesso e aprendizagem dos filhos na escola. Em assim sendo, COMECE EM CASA E CONTINUE NA ESCOLA se propõe a: 1- Conjugar esforços para a freqüência das crianças à escola, desde a mais tenra idade, atendendo aos dispositivos legais. 2- Motivar as famílias para que, desde o berço, realizem ações para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e emocionais, com vistas à aprendizagem. 3- Responsabilizar os pais pela educação de seus filhos, a fim de que a aprendizagem se efetive. 4- Efetivar a participação dos pais na escola, com vistas ao seu comprometimento com a educação de seus filhos. 5- Dedicar especial atenção ao ensino na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para que o processo de aprendizagem aconteça e seja de qualidade. 6- Investir na fase inicial da aprendizagem, a fim de que se construam bases sólidas de formação e construção de aprendizagem para a vida. Em suma, para início de conversa é isto. A proposta do projeto é desenvolvida através de um grupo de abnegados que está dando a sua contribuição para, a médio e longo prazo, mudar uma realidade que por vezes assusta, a partir do conhecimento de índices que são públicos e da própria falta de priorizar a educação por parte de nossos governantes, de quem não é exclusiva a responsabilidade pela educação de nossos filhos. Comece em casa e continue na escola é uma proposta que se soma se transformando num diferencial em nível de Município de Tapera.
Postado por Leonardo Mayer
as 20.7.12
e tem
7 comentarios >
|
Admiro o trabalho dessas pessoas!
Sempre acreditei que a educação começa em casa. Nós pais devemos acompahar diariamente o desempenho dos nossos filhos na escola.Particpar das reuniões, palestras, debates, pois com certeza eles terão um futuro melhor.
Admiro muito o trabalho dos voluntários e parabéns a vc Inês pela iniciativa.
a participação dos pais é importante para o bom rendimento escolar dos filhos
As escolas estão sempre nos convidando a participar de suas atividades, nos convocando para reuniões, palestras e apresentações de nossos filhos. Mas é preciso mais participação. Precisamos acompanhar de perto a vida escolar de nossas crianças.
a educação precisa ser cultivada desde o berço, pois é em pequenino que se molda o caráter.
ta na hora dos pais participarem da vida escolar dos seus filhos
Aproveito esse espaço para parabenizar minha mãe Inês e todos os voluntários por esse belíssimo e importante trabalho!!!
Postar um comentário
Voltar ao blog