Pois olha, não é pouca coisa mesmo o que ando ouvindo e lendo a respeito dessa tal de Gripe A. Com toda a sinceridade digo que estou recusando um balaio de comentários justamente para evitar que o pânico se dissemine. Mas de tudo o que baixou aqui e que entrou nos meus ouvidos, chego a uma conclusão cabal. Os nossos governos têm que acabar com essa mania de governar por números e estatísticas e considerar os aspectos regionais para todos as suas ações. No caso da Gripe A, o Rio Grande do Sul, tem que receber um tratamento diferenciado e não aplicar aqui o que se aplica no nordeste por exemplo. Aliás, esse processo acontece em todos os setores, não apenas no caso da saúde o que é uma lástima. O inverno no sul é rigoroso, pois então se existe a Gripe A, é preciso que este Estado receba um tratamento diferenciado e especial, pois é sabido que o frio sugestiona problemas respiratórios. Dessa forma, o governo deveria disponibilizar vacinas suficientes para vacinar todos seus habitantes. Mas não, os tecnocratas do Poder preferem fazer suas gestões com base em estatísticas, números e sei lá mais o quê. Estamos cansados de saber que, o que é bom para o norte é péssimo para o sul, e vice-versa. Os chamados tecnocratas do Poder têm que sair de seus gabinetes e vir sentir a situação “in loco”. O dia que isso acontecer teremos políticas públicas melhor direcionadas neste Brasil, contemplando todos os segmentos de nossa sociedade de forma mais austera e racional.
Postado por Leonardo Mayer
as 14.7.12
e tem
13 comentarios >
|
Isso de 'evitar que o pânico se dissemine', virou desculpa prá incompetente. Enquanto estão preocupados em calar o povo, quem se dissemina é o vírus.
É por isso que o Leonardo colocou. Políticas federais e estaduais a serviço de quem realmente precisa. Fui,
Em vez disseminar vacinas, nosso governantes estão preocupados que o panico se dissemine...
Em 2009, gripe A teria matado até 579 mil, aponta estudo
Doença foi muito mais mortal do que acredita a OMS, que contabilizou 18,5 mil vítimas
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,gripe-suina-teria-matado-ate-579-mil-aponta-estudo,891751,0.htm
Mas hoje li no Correio do Povo um absurdo e me revoltei com a secretária de saúde de uma cidade maiorzinha perto daqui. Ela criticou moradores das pequenas cidades vizinhas que estão indo no seu "reino encantado" para tomar a vacina como se todos nós não fossemos gaúchos e brasileiros, contribuintes que também pagaram impostos e também tem direito a querer a proteção da vacina.
O pior é que ela quer ser compensada pelo "prejuizo" como se fosse dona das vacinas. Se aquela cidade tem um surto, as cidades menores a sua volta também tem porque as pessoas transitam entre elas, não estamos presos dentro do perímetro urbano como eles imaginam ao olharem para seus estudos e gráficos.
Mesmo que esteja correto dentro de algum estudo feito por especialistas a vacinação em massa em certos pontos geográficos eu pergunto que direito tem uma autoridade pública de criticar seres humanos que morem em pequeninas cidades em torno das maiores de procurarem proteger os seus familiares?
Quando se trata de atrair estas pessoas para que consumam em sua cidade gerando assim impostos e empregos são muito simpáticos e tal. Mas quando se trata de dividirem o que receberam são egoístas e mesquinhos.
Pois que se organizassem antes pois como pretensos grandes conhecedores dos problemas públicos deveriam saber como as pessoas reagiriam e terem tomado providências para evitar o que agora está acontecendo. Afinal este é o trabalho que se propuseram a fazer e pelo qual recebem salários, não é?
O importante é que mesmo contra a vontade desta tecnocrata hoje até as 18 horas estarão vacinando e sem a possibilidade de triagem para verificar se são cidadãos da cidade agraciada com as milhares de doses (o MP deveria investigar se isso foi por motivos políticos partidários ou não) todos que estiverem na fila irão receber a vacina.
Os caras reduziram o grupo de risco pq não queria gastar em vacinas.
Nos números puros, a politica de prevenção da Yeda deu certo. Desta vez, quiseram economizar em vacinas, deu no que deu.
Estão distribuindo vacinas pras prefeituras do PT aleatoriamente, em vez de ser pros grupos de risco.
Com saúde não se faz política, se faz saúde.
Será que desta vez eles aprenderam (ou vai ter que morrer muito mais gente?)
Em 2009 nos tempos da Yeda a epidemia foi mt pior,até aqui em \tapera teve casos, esses até hoje estão com sequelas. E vc vem me falar em qual é o melhor governo? vc deve ser mt ignorante.
em 2009 a gripe foi pior no mundo todo e em 2010 e 2011 nao faltou vacina
ta bom pra ti em 2012?
continua votando nos teus incomPTentes de plantão então
20:56
Houve sim uma alteração no modo de enfrentar essa doença. E coincide com a mudança de governo no estado.
Em 2009 foi quando o vírus surgiu, portanto não se sabia que ele iria gerar uma epidemia. Ninguém pode ser culpado daquela epidemia pois não existe bola de cristal. Já em 2010 foi feita uma vacinação em massa, 5 milhões de doses e não houve mortes. ZERO mortes.
Daí entraram os especialistas que acham que sabem tudo mas na verdade tem cargo por causa de partido e para implementar uma marca de governo mudaram o que tinha sido feito com enorme sucesso no governo anterior e recomeçaram as mortes. 2011 no RS tivemos 14 e este ano com a diminuição dos grupos que esses espertos consideram de risco eles compraram apenas 2,9 milhões de doses e já estamos com 29. Até a união está investigando.
A OMS recomenda vacinação em todas as pessoas acima de 6 meses, e apenas reduzir a abrangência quando existir falta de vacinas. Com planejamento poderíamos ter zero mortes novamente.
Até o Portal de saúde do governo federal diz que a vacinação diminui as mortes: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/4926/162/vacinacao-contribui-para-a-reducao-de-obitos.html
E tem mais, muito ignorante é quem fala sem pelo menos pesquisar dados para sustentar o que diz.
2009 epidemia
2010 5 milhoes de vacinas ZERO MORTES
2011 não informado 14 mortes
2012 2,9 milhoes de vacinas 29 mortes e aumentando
Caro Leonardo, desejo que este seja publicado.
Não poderia deixar de comentar o referido post, no entanto, vou sair um pouco do foco da gripe "A terrorizante" e deslizar para outra situação decepcionante. Tenho filho pequeno, bebê de 5 meses, estamos seguindo o cronograma das vacinas, como manda o figurino, ocorre que nesta semana procurei o posto de saúde de Espumoso para fazer a segunda dose da vacina Meningocócica em meu filho. Fomos respeitosamente atendidos pela agente de saúde do município, no entanto nossa empreitada restou inexitosa ao passo que a mesma nos informava que a vacina não está disponível, pois estão esperando o lançamento de uma nova vacina e que talvez esta contemple a prevenção de mais doenças em uma única dose. Ok, já é um avanço este lançamento, pensei eu, mas ficar sem ao menos uma reserva mesmo que seja da vacina antiga? Retornem daqui alguns dias, disse ela.
Hoje tentamos com o posto de saúde de Tapera, felizmente conseguimos a dose, beleza, pois caso contrário nos restaria a rede particular, pagar não sei quanto, mas com certeza meu filho estaria imunizado de qualquer forma.
Mas pergunto: Quem não tem condições de comprar a vacina? como que fica? Aguarda uns dias pela boa vontade das "autoridades", ou apela para o município vizinho, como eu fiz?
Ah mas tem outro probleminha se você é de um município, não pode vacinar em outro, pois sua dose irá para o seu município e neste caso irá dar um transtorno, pois a secretaria de saúde terá que mandar relatório dando a baixa da vacina que estaria disponível pra você em seu município e dando entrada naquele município que você fez...
Bem, o que quero dizer neste último parágrafo é que o tal Sistema utilizado só pode ser da era da Pedra Lascada. Porque o governo não lança um sistema integrado em que quando os dados do paciente são lançados já baixa em tempo real o procedimento em que seria feito no seu município de origem, seria tão simples, não?! Ou seja se você está aqui ou no Nordeste, basta entrar no sistema que lá estará na rede sua ficha completa e não importa onde faça a vacina. Estou dizendo isto, porque meu filho fez uma das doses da Hepatite B em Selbach, porém a agente de saúde fez um drama, pois daria muito trabalho para eles fazerem o tal relatório de baixa da dose.
Quanto a esperar as doses chegarem, jamais! Devemos a todo custo buscar nossos direitos básicos, caso contrário estaremos coniventes com o descaso de políticos medíocres, principalmente daqueles que estão no comando já ha algum tempo, mesmo camufladamente, e estão se sentindo garantidos antes do pleito.
Fica aqui o desabafo preocupado com o que vem pela frente e a tentativa de chamar a atenção para as pessoas começarem a ver como funcionam as coisas por de trás dos bastidores.
Espero seja publicado.
Todos os dias morrem dezenas de pessoas vítimas de doenças de causas naturais, e acidentes de trânsito.No entanto, ninguém se escandaliza com isso, ou dá a minima. O pior é que ficam criando pânico nas pessoas com essa gripe A.Óbvio que a prevenção é o melhor caminho, mas se você não pertence à nenhum grupo de risco e pratica hábitos saudáveis, não tem por que se preocupar.
essa coisa de grupo de risco é só quando faltam vacinas pois todos nós podemos pegar a gripe A só faltou vacina porque o governo preferiu gastar com a copa e não com as pessoas e o motivo se vc pensar é fácil descobrir
Postar um comentário
Voltar ao blog