quarta-feira, 11 de julho de 2012
GRIPE: NÃO HÁ MOTIVOS PARA PÂNICO!
|
Essa questão da Gripe "A" H1N1, é um filme que reprisa todos os anos e, mesmo que ele sempre reforce a mensagem de que é preciso calma e cautela, há sempre os comentários exacerbados e, em alguns casos, histéricos. E justamente para evitar que a histeria e o descontrole de alguns não se dissemine, criando uma convulsão, é que tomei a liberdade de recusar a maioria absoluta dos comentários a respeito deste tema, principalmente os que se referem ao município de Tapera, dentre outras coisas, pedindo ou condenando pela não antecipação das férias de inverno que se inicia neste sábado 15 de julho. Estou acompanhando a situação em nosso Estado e realmente alguns municípios decidiram antecipar as férias de inverno. Tapera decidiu que não há necessidade, pois não existem casos comprovados de pessoas infectadas, ou acometidas por esta gripe. Falei com a secretária da Saúde Lizete Borgmann, que também concedeu entrevista na Rádio Cultura, e ela garantiu que não há motivos para pânico neste momento por que não existem casos em Tapera. E mais, a antecipação das férias escolares ensejaria, igualmente, de imediato a suspensão de todos os eventos públicos no Município, do contrário não teria sentido a antecipação das férias. Na sexta-feira, por exemplo, o Instituto Imaculada realiza seu jantar de aniversário no Tenarião. Em assim sendo, a admitir a antecipação das férias, um evento como este deveria ser suspenso de imediato. Disse-me a secretária Lizete que a sua pasta está atenta aos fatos e que por enquanto o que as pessoas têm a fazer é redobrar os cuidados para evitar o contágio. Ademais, mortes por gripes sempre ocorreram e continuarão a ocorrer quando atingem pessoas fragilizadas. Então não seria uma providência como a suspensão das aulas que eliminaria o mal de nossas vidas. Pelo menos em nosso Município em que não há registros de casos de pessoas doentes comprovadamente infectadas com este vírus. Em relação à vacina, Lizete informou que muitas das pessoas enquadradas nas faixas de risco não quizeram tomá-la no momento recomendado ficando a procura muito aquém da meta estabelecida. Anunciou, igualmente, que a secretaria da Saúde solicitou e está recebendo um número limitado de doses da vacina, cujo dia da aplicação será divulgado oportunamente pela Rádio Cultura. Então pessoal, creio que não há motivos para pânico. Precisamos manter a calma e redobrar os cuidados para evitar o contágio. Para isso basta observar as recomendações expressas no quadro ao lado.
Postado por Leonardo Mayer
as 11.7.12
e tem
11 comentarios >
|
|
A mídia ta contaminando a cabeça das pessoas por causa dessa Gripe.
Então tudo bem. Somos todos números. Estatísticas.
Eu, o João, a Maria, o José somos apenas 0,03 %.
Chegamos naquele ponto onde deixamos de ser humanos e passamos a ser um gráfico em algum relatório oficial. Mesmo assim somos gente de carne e osso, com uma família, com uma história, com um futuro.
Sei que será difícil você publicar isso, mas queria muito que você e as pessoas responsáveis por decisões que podem afetar muitas pessoas soubessem que pelo menos alguns de nós não somos nem queremos ser apenas um efeito colateral aceitável de alguma decisão.
Somos aquele vizinho que lhes dá bom dia, somos também aquele sentado na mesa ao lado na festa e principalmente somos aquele que um dia poderá ajudar vocês ou suas famílias em algum momento difícil.
Somos gente e gente tem mêdo, tem dúvidas e tem opiniões.
Podemos estar errados, mas vocês também porque são gente como nós.
Desculpe o desabafo, Leonardo, mas gente é assim mesmo. Pessoas as vezes falam o que pensam, e muitas vezes também pensam o que falam.
eu penso que a vacina tinha que ser dada a todos,principalmente as crianças que nesses frios são as que mais sofrem pois um pouco está quente e logo em seguida começa aquele frio,é só pra dar gripe mesmo então penso que teria que ser feita a vacina em todos já que a gripe oferece risco de vida e não só para algumas pessoas me desculpa mais é o que penso.
Se as pessoas que estão nos grupos de risco não tomaram a vacina, então quem tomou em seu lugar? Ou as doses que sobraram foram devolvidas ao estado?? Gostaria de um esclarecimento sobre isso...
A melhor vacina é mudar hábitos de vida, higiene acima de tudo, principalmente nas mãos , alimentos saudáveis ,evitar ambientes fechados com aglomeração / são as melhores vacinas para qualquer causador de doenças. Força gauchada!
Conforme palavras do senhor Leonardo somente pessoas fragilizadas podem ser acometidas por essa doença, como então explicar o artigo no Zero Hora de Hoje, na página 36 onde que "pessoas saudaveis são as principais vítimas do vìrus".
mas a questão não tem ser esclarecida pelos gestores municipais e sim para quem libera as vacinas, ou será q os gestores terão de comp´rar vacinas com dinheiro próprio para distribuir, e tambem não concordo com essa ladainha pq o pessoal veio vacinar aki em tapera duas vezes o problema q eu não posso gastar pra preservar a minha , tenho fazer festa , fumar , beber enfim pra td tem dinheiro dão um jeito em se tratando de gastar um real com sua propria saúde acham desaforo, desaforo na minha opiniçao é querer q os governos paguem td pra tds.
Pessoal, qualquer pessoa pode pegar o vírus. É responsabilidade de todos se prevenir, lavando as mãos, pois é pelas mãos que se transmite. O Ministério definiu gestantes, idosos e crianças abaixo de 2 anos como prioridade não porque são mais propensos a pegar o vírus, e sim, devido ao fato que o vírus é mais agressivo nestas pessoas.
20:20 e os impostos são para que, meu amigo?
com td q os governates tem q dar pra td mundo vão ter q dobrar os impostos vc não concorda?
E o que eles tem feito nos últimos anos não tem sido exatamente isso, aumentar os impostos?
Não é essa a ideologia de quem está no governo, estado grande?
Mas na hora de entregar os serviços querem diminuir?
Postar um comentário
Voltar ao blog