Com colesterol eu estava sabendo conviver, não ele nas alturas, digamos, controlável e aceitável, na casa dos 200, se bem que o bom é abaixo disso, mas de uma hora para outra os triglicerídeos começaram a bater na minha porta. Como preciso monitorar a viscosidade do meu sanguinho, pelo menos a cada três meses vou bater ponto no laboratório e, assim, estou sempre me policiando, me controlando e me cuidando. Em julho de 2010 os triglicerídeos estavam em 226 mh/dl, em setembro de 2011 baixou para 206, em maio de 2012 saltou para 600, quando a luz vermelha acendeu e aí o bicho começou a pegar. Logo tratei de ampliar a minha dieta com produtos que contribuem para o aumento dos triglicerídeos. Cortei massas, mandioca, batata, polenta e até o pão, que nunca consumi em exagero. Tudo eliminado. E comecei abusar de frutas. Era fruta a todo o momento. Mamão, melão, maçã, banana, muita laranja e bergamota, kiwi, ameixa e mais alguma coisa que estivesse disponível. Na verdade sempre gostei de frutas, mas neste caso, aumentei o consumo. Além disso, troquei as caminhadas quase diárias por corridas leves para queimar calorias. Pois dois meses depois perdi pelo menos dois quilos e eis que me submeti a um novo exame de sangue no dia 03 de agosto de 2012. Para minha, surpresa e quase desespero, ao invés dos triglicerídeos baixarem, aumentarem para 641 mg/dl. Aquele número não saia da cabeça, ampliei a leitura sobre o tema e por acaso encontro na rua com a nutricionista Cyntia Mombelli, a quem relatei meu drama. Passei a ela todas as informações sobre a rotina de minha alimentação e ela observou que açúcar contribui decisivamente para o aumento dos triglicerídeos. Como não sou muito de comer doce, entendi que sobre isso não deveria me preocupar. “Mas a fruta tem sacarose”, alertou Cyntia, me aconselhando a reduzir a sua ingestão. Na verdade não reduzi, também cortei as frutas radicalmente e uma semana depois, nesta sexta-feira (10), fiz novo exame que, para minha alegria e satisfação, correspondeu plenamente à minha expectativa. De 641 baixou para 319 em uma semana apenas, sinal de que realmente, no meu caso, o açúcar das frutas não me faz bem. Mas e aí, como é que eu fico sem frutas! Uma semana eu resisti, mas mais do que isso resistirei? Eis a questão, eis o meu dilema. Ou resisto ou serei obrigado a tomar medicamento que é o que eu não queria. Eis aí o relato de uma situação que, acredito, possa servir de parâmetro e exemplo para muitos de vocês que também se debatem com este tipo de problema. O malvado triglicerídeo.
Postado por Leonardo Mayer
as 10.8.12
e tem
14 comentarios >
|
Leonardo tu me deu uma luz. O meu também náo baixa, só que nuncapensei em reduzir o açucar. Valeu pela dica, vou fazer hoje mesmo.
Eu acho que você é pesteado de nascença mesmo.
A tua salvação, é que bixo ruim não morre.
É a única maneira que posso te ajudar!
Abraços e Felicidades.
Que maldade. O Leo não merece isso. É gente boa e sempre que pode nos ajuda.
Tapera, realmente é incrível.
10 de agosto de 2012 19:14 Não me preocupo nem esquento. Sou daquela máxima de retribuir em dobro tudo aquilo que me desejarem. Na boa mesmo mesmo. Tudo em dobro a quem me quer bem!
O pior é que se acha "O MAXIMO ".
Até quando vamos aguentar essa baixaria?
É o Brasil afundando em greves, escândalos e desgovernos.
Atacar a imprensa é o que resta para os que não tem defesa.
Cuidado! Linguagem explícita de baixo calão.
Tirem as crianças da sala!
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2012/08/11/dias-toffoli-ministro-do-stf-me-agride-com-palavroes-baixarias-459803.asp
Meu amigo Leonardo e seguidores,,, O açucar das frutas é a FRUTOSE e nao a sacarose, portanto mais saudavel, embora nao deixe de tratar-se de um açucar. Para o mascavo, vale o mesmo, é mais saudavel que o refinado.
Triglicerídeos são uma forma de gordura que circula na corrente sangüínea e é armazenada no tecido adiposo do corpo. O nível alto de triglicerídeos está associado a um aumento no risco de doenças do coração, especialmente quando está associado a colesterol alto e outros fatores de risco. Tanto a ingesta de gorduras, como carbohidratos, especialmente açucares, a falta de atividade fisica, excesso de peso e algumas desordens, como diabetes, etc, podem contribuir para niveis elevados de triglicerideos.
Claro que oscilações abruptas, num curto espaço de tempo, sem um fator preponderante, chama no minimo a atenção. Não é usual na pratica clinica.
Contribui para o controle das taxas, diminuir a ingesta calorica como um todo, entrar no peso normal, exercitar-se todos dias, minimo 40 minutos,REDUZIR INGESTA DE ALCOOL, Substituir carnes por peixes, especialmente os ricos em omega 3 e 6, usar produtos a base de soja, e nao fumar. Resumindo para se manter no grupo de baixo risco para doenças cardiovasculares>>>> colesterol abaixo de 200,,,, triglicerideos abaixo de 150,,, pressao abaixo de 13/8, glicemia abaixo de 100 , peso normal e cintura abdominal no maximo a metade da altura. Fujam dos brancos::: açucar cristal,, sal, farinha branca, arroz branco. Alguns por maldade incluem mais um branco>>>o avental branco.
11 de agosto de 2012 12:36
Pelo que pude entender o Leonardo já está com dieta e também faz exercicio, ai nao seria o caso de tomar medicamento? Não seria uma questão de genética?
Olha Leonardo
Eu oscilava em colesterol 250 a alguns anos e triglicerídeos mais ou menos 300. O médico me disse exatamente o que fazer, ter uma alimentação mais saudável, largar a cerveja e, claro, me exercitar. Como eu não tinha muito jeito de mudar meus hábitos mundanos, me tacou remédio. Pois olha que em 1 mes e pouco estava com o colesterol quase normal. Como achei que o remedinho era milagroso, comecei a exagerar, comi uns churrascos gordos regados a cerveja, sem falar em jantas pesadas de noite. Pois bem, Fiz exame depois de 4 meses e tudo voltou ao normal, isto é, meu colesterol e triglicerídeos aumentaram ao meu normal 250/300. Agora estou com vergonha de mostrar o exames pro Dr. João, ele vai me mijar e com razão. Sou ou não uma anta?
Vo explica minha comida de todo dia
de manha ovo frito com toresmo e pao, cafe com leite, um copo dso de grande
meio dia feijao aroz, massa, carne de porco na banha e 2 ovo frito e de noite um revirado com ovo frito, salame frito pao com melado e nata e to bem tche, antes d durmi como 5 ou 6 laranja, fa fiz um exame desses e o medico disse que ta tudo dentro dos padraos, disse ele porque eu acordo cedo e trabalho no pesado
SE ARGUÉM TIVER ACHANDO QUE O CAMARADA DAS GORDURA TA TIRANDO SARRO TA ENGANADO. TEM GENTE QUE NAÒ TEM PROBLEMA POR UMA QUESTAO DE GENETICA. TEM GENTE GORDA QUE NÁO TEM NADA DISSO E TEM MAGRO QUE [E MINADO DESSAS PORCARIAS. POR ISSO QUE O BOM MESMO ;E TOMAR REMEDIO PRA BAIXAR, MAS NUNCA DESCUIDAR DA ALIMENTACAO/
Claro que ele (o glutão) pode estar falando a verdade. Eu conheço um monte de maluco que come de tudo e não se exercita e tá normal. Eu só posso sentir inveja. Mas se ele come bem e ainda trabalha pesado pode ser que não seja só genética, ele gasta a energia que consome. Mas que esse indivíduo se identifique aqui, pra que eu não o convide pra passar as férias na minha casa.
É, o cara das gorduras, se achando!! claro, a idade vai chegando, depois não reclama, experimenta fazer o exame do coração, p ver se não esta entupidas as veias, mas q uma hora vai dar uns troços, ai vai dar valor à VIDA!!!!Pense bem!!!
meu avô tem 92 anos sempre comeu gorduras carne de porco em especial e tem as taxas de colesterol e triglicerideos menor que o n=meu que tá sempre alto.tem que cuidar a alimentação e execícios é claro mas a genética é muito mais responsável pelo bem ou pelo mal em nosso corpo.
Postar um comentário
Voltar ao blog