ff



Uma homenagem ao maior jornalista e blogueiro de Tapera.
sexta-feira, 17 de agosto de 2012
CURTUME TAPERA PARALISA PRODUÇÃO

Pois olha esta é uma daquelas manchetes que jamais eu queria dar. O fechamento de uma empresa qualquer, muito mais sendo o Curtume Tapera, que se identifica com a própria história de Tapera, fato ocorrido na tarde de hoje, 17 de agosto.
É o desfecho de uma situação que vinha se arrastando há um bom tempo, em decorrência da escassez de matéria-prima. O câmbio baixo e o mercado retraído também contribuíram para que a inviabilidade do curtume de consumasse. A redução gradativa do número de funcionários, foi a primeira conseqüência. O Curtume Tapera chegou a empregar 800 funcionários e nos últimos dias este número chegou a 150, pouco mais.
“A causa do fechamento do Curtume foi a escassez de matéria-prima e uma empresa como essa não pode trabalhar produzindo menos de 2 mil couros/dia. É inviável e a gente chegou ao ponto de parar a produção. Não teve outro jeito, infelizmente”, declarou Max Vargas, gerente Administrativo do Curtume ao Jornal Acontece.
Disse ainda que se a questão da matéria-prima nornalizar e o câmbio e o mercado se estabilisarem, o Curtume Tapera poderá reativar a produção novamente. Os funcionários devem acertar a rescisão de contrato na segunda-feira, e todos serão indenizados, o que ameniza o impacto do que se espera, seja uma suspensão momentânea das atividades,tendo em vista que o máquinário e toda a estrutura serão mantidos por uma equipe de manutenção da Couros Bom Retiro que
adquiriu a planta do Curtume Mombelli em 2001, tendo chegado a produzir mais de 3 mil couros/dia e empregado cerca de 800 pessoas.

Postado por Leonardo Mayer as 17.8.12 e tem 53 comentarios
53 Comments:
Anonymous Anônimo disse...

Prezado amigo Leonardo. Em relação ao fechamento do Curtume, meu pensamento é de que essa é uma grande oportunidade de uma mudança para melhor na qualidade de vida do povo de Tapera. Não teremos mais o fedor insuportável das madrugadas. Em relação aos empregos, Tapera agora está grande e somos respeitados , novas industrias estão se instalando e acreditando no nosso potencial. Então o ditado de que não há mal que não venha para o bem, não tenho duvidas de que esse será mais um grande passo para o desenvolvimento dessa cidade que agora sim podemos chamar com orgulho de “Cidade Cultura e com qualidade de vida”.

17 de agosto de 2012 22:12  
Anonymous Anônimo disse...

Ao amigo do comentário anterior vai ser muito fácil explicar a grande maioria de famílias que dali tiravam seu sustento e consumiam no comércio local,que tinham uma história vida e dedicação,idade e saúde já não tão favoráveis a mudanças.Pena que existam pessoas que podem comemorar um fato desses.O tempo dirá se tinham razão.Para mim é uma perda muito grande,assim como a maioria das pessoas de bom senso.

17 de agosto de 2012 22:51  
Anonymous Anônimo disse...

Não consigo entender o porque o curtume teria que fechar para Tapera poder crescer e melhorar mais.
Sou funcionária do curtume, fui contratada quando o curtume estava com 800 funcionários, e durante todo esse tempo estive lá trabalhando. É triste ver que uma empresa grande, que gerava tantos empregos não conseguiu se recuperar.
O curtume realmente dava cheiro ruim, mas tinha tratamento de efluentes. Tratava todos os resíduos.
Os funcionários recebiam em dia, nunca foi atrasado os pagamentos.
Davam empregos para todas as pessoas. Para pessoas simples, humildes, sem estudo, pessoas mais de idades. E agora? Para essas pessoas que não tem nem o ensino fundamental, pra pessoas que não sabem escrever, quem dará emprego?
O fechamento do curtume não afetará só os funcionários, mas todo o comércio de Tapera.
Espero que realmente abra uma outra empresa, e sinceramente gostaria muito que fosse outro curtume, ou até que esse mesmo reabrisse, mas não sei se devemos ter esperanças.
Ahhh!!! E quanto ao fedor, muitas vezes a cidade fede cheiro de porco, e quem ganha a culpa sempre foi o curtume.

17 de agosto de 2012 23:02  
Anonymous Anônimo disse...

ke pena é tão bom trabalha lá espero ke volte logo...

17 de agosto de 2012 23:07  
Anonymous Anônimo disse...

Concordo com o comentário do 22:51. Se eram 150 pessoas direras empregadas, multiplique no mínimo por 3, que são as indiretas de também vão sofrer as consequências da diminuição da renda. 450 pessoas representam 5% da cidade que direta ou indiretamente dependiam de apenas uma empresa. E os tributos municipais que vão deixar de existir? Será que Tapera está preparada para absorver estas famílias? Prefiro o cheiro, que era eventual e efêmero do que ver o padecimento permanente destes desempregados.

17 de agosto de 2012 23:22  
Anonymous Feck disse...

Os que se escondem atrás do anonimato e que são contra a existência do curtume, devem estar muito felizes e certamente já têem soluções para os problemas que 150 empregos a menos geram.

18 de agosto de 2012 01:06  
Anonymous Anônimo disse...

“Se a matéria-prima voltar e o câmbio e o mercado se normalizarem o Curtume Tapera poderá reabrir suas portas novamente”

Esse texto fala tudo sobre motivos. Enquanto não chega o dia que uma pessoa de Tapera mande na produção mundial de matéria-prima ou no valor do câmbio do dólar em relação ao Real não há nada que alguém possa fazer para manter uma determinada indústria funcionando.

Empresas abrirem e fecharem sempre dependeu da lei da oferta e procura. Todos conhecem casos como criação de frangos e porcos, fábrica de calçados e outros onde empresas foram abertas para aproveitar ondas de mercado e quando este mercado vira fecham pois nenhuma empresa tem como absorver prejuízo para sempre. é da natureza dos negócios. Só empresas estatais continuam abertas perdendo dinheiro pois usam o nosso dinheiro para isso. É a dita função social dos impostos.

Neste momento todos devemos nos juntar sem cores partidárias nem interesses pessoais para manter essas famílias com condições mínimas de sobrevivência. O que mais importa agora é Tapera estudar como trazer novas empresas e empregar a mão-de-obra que temos no menor tempo possível.

O mínimo que um verdadeiro taperense de alma e coração pode fazer é esquecer a individualidade e pensar no coletivo, assim como fazem as comunidades atingidas por catástrofes naturais. Nestes casos todos se unem pelo objetivo único de voltar aos trilhos, de voltar a normalidade.

Vamos mostrar que pensamos em Tapera, nos taperenses e lutar por dias melhores.

18 de agosto de 2012 06:29  
Anonymous Anônimo disse...

ao palhaço que fez o comntario das 22:12, talvez ele vai sustentar as familias desempregadas....

18 de agosto de 2012 09:14  
Anonymous Anônimo disse...

E agora aonde vamo trabalhar? o cortume dava muito tabalho pra nós.São muitas familias pobres que precisam trabalhar para sobreviver.E o comércio também sai prejudicado. Um cheirinho ruim não faz mal a ninguem.

18 de agosto de 2012 12:06  
Anonymous Anônimo disse...

Meu Deus não dá pra acreditar no tamanho do egoismo de certas pessoas! Se tá tão preocupado com e cheiro vai morar no meio de um mato...aliás até lá tem cheiro de galinha, de porco...bom espero que essa pessoa limpa e cheirosa q posto esse comentário idiota tenha a solução e os empregos pra essas 200 pessoas que agora estão sem emprego, e eu sou uma delas. É por causa de gente com pensamento pequeno o idiota como o dessa pessoa que tapera não vai pra frente e nunca vai crescer em nada, por isso q cada vez mais as pessoas vão embora daqui....tá preocupado com cheiro??? só pode que nunca saiu de Tapera senão ia saber o que realmente é poluição...é realmente lamentável saber que ainda existe gente com um pensamento pequeno como essa pessoa....ridiculo, egoista, quero ver agora dar emprego pra todos nós e manter o comercio de Tapera!!!

18 de agosto de 2012 13:15  
Anonymous Anônimo disse...

e por que não formar algum tipo de cooperativa com as pessoas que perderam seus empregos? não podemos deixar esse povo sempre trabalhando na insegurança,já ima ginaram o stress dessas pessoas? uma cooperativa com algo que fosse pelo menos familiar as pessoas, mas que não tivesse a insegurança ajudaria muito. Desejo que todos consigam colocações decentes que lhes garanta um sustento digno

18 de agosto de 2012 14:21  
Anonymous Anônimo disse...

Moro em Tapera a 16 anos e de lá para cá acompanhei a estória do curtume e de amigos e familiares que lá trabalharam, é um momento ruim e triste este fechamento, a cidade não vai ter a curto prazo como absorver o pessoal desempregado, o impacto foi gradativamente sendo amenizado com a saida de funcionários, mas mesmos sem os 150 fica complicado, o curtume era a referência de Tapera, e as familias que dependiam desta empresa vão encontrar muitas dificuldades, um desafio para a administração municipal viabilizar outras empresas no município.

18 de agosto de 2012 15:07  
Anonymous Anônimo disse...

O animal,que me perdoem os animais,pelo menos eles tem sensibilidade,que postou aquela droga no inicio, deveria sair de Tapera por que ele esta envergonhando todos os Taperenses com sua boçalidade.Provavelmente ele não viu o choro e desespero das pessoas, para ter postado uma imbecilidade dessas.

18 de agosto de 2012 16:50  
Anonymous Anônimo disse...

Infeliz daquele que disse que é maravilhoso ter fechado o curtume, por causa do cheiro , mas pense nas pessoas que ficaram sem seus empregos e creio que afetará também ao nosso comércio.

18 de agosto de 2012 17:39  
Anonymous Anônimo disse...

Que maravilha saber que pelo menos uma pessoa dos comentaristas ignorantes se manifesta com SENSO DE MUDANÇA, DE EMPREENDEDORISMO. Muitas mudanças vem pra melhor, mas elas realmente não vem para quem segue acomodado num emprego estável, que lhe proporcione um mínimo de sustento. As pessoas têm que ser independentes, buscar nova forma de renda, comércio, novos tipos de empregos, EMPREENDER. Claaaro, mas é mais fácil ter um empreguinho mixo (sim, pq o curtume não fornecia altos cargos e salários) que sustente a família, dê comida para os filhos e seguir nessa VIDA ACOMODADA. Vamos erguer a cabeça e viver, gente! Estudar, fazer cursos novos, profissionalizantes, vender avon, natura, o que seja. Que venha o novo e a abertura de prosperidade para nossa cidade! (nem vou me estender no fato de que o curtume era uma empresa altamente poluidora do meio ambiente, e não se usa mais couro de boi hoje em dia, pela defesa de não matar os animais só para sair por ai com uma droga de jaquetinha de couro moderna).

18 de agosto de 2012 18:30  
Anonymous Anônimo disse...

O imbecil que postou ás 17:39 fará um grande favor a Tapera, sim por que que ele provavelmente fará com que os senhores e senhoras com mais de 50-60 anos( ex-funcionarios),voltem as salas de aula e aprendam uma nova profissão.Provalvente ele será o empreendedor que montara uma empresa de alta tecnologia em Tapera e usará todos os velhinhos treinados por ele, claro, por que agora teremos segundo a visão deste infeliz,pessoas com altos salarios, basta de empreguinhos mixos em Tapera. Em tempo,seria bom que o postante se identificasse por que deve ter um montão de vendedores da avon natura procurando clientela.Santa ignorãncia.

18 de agosto de 2012 18:59  
Anonymous Anônimo disse...

Não sabia que existiam pessoas, como os das 22:12 e das 18:30, tão sem bom senso e tão fora da realidade mundial morando em Tapera,se são tão empreendedores e tão cheio de idéias façam alguma coisa concreta por esse povo e suas familias que ficaram sem renda em vez de ficarem falando asneiras sem fundamento.

18 de agosto de 2012 19:00  
Blogger Leonardo Mayer disse...

Acho que deu né! Do contrário isso aqui vai virar uma baixaria só. É muito comentário impublicável. Uns chamando outros de isso e outros chamando uns daquilo... Me poupem! Deu!

18 de agosto de 2012 19:15  
Anonymous Anônimo disse...

esta com toda razãooooooooooooooo

18 de agosto de 2012 20:17  
Anonymous Anônimo disse...

tá com toda razãooooo

18 de agosto de 2012 20:18  
Anonymous Anônimo disse...

.So natural de tapera, sai desta para estudar, dês de pequeno lembro do curtume o qual deu o sustento a várias famílias, ,,,
É uma pena que este veio a fechar, pois nem todas as pessoas tem condições financeiras ou ``familiar`` para buscar o estudo, uma alternativa de prosperar e buscar o melhor para si ou para familiares,,Em fim uma coisa é de fato o curtume deu oportunidade de dar o sustento para várias famílias, estas de forma digna(TRABALHANDO) evitando que pessoas vão para caminhos divergentes .


Já visitei várias vezes este blog, o qual é de grande oportunidade para pessoas trocar ideia e dar sugestões para melhor, é uma pena que pessoas as vezes usam palavras inconvenientes... Mas em fim, vamos esperar que tudo vai dar certo..

aaa e mais uma vamos todos buscar um pouquinho mais do conhecimento que cada um fazendo um pouco faz a diferença!!!!!

Acho que consegui fala o que eu queria sem menosprezar ninguém ... mais bonito pro blog assim né...

ABRAÇO E BOM FINAL DE SEMANA A TODOS

18 de agosto de 2012 21:59  
Anonymous Anônimo disse...

Ainda que aqueles guris da Cotrisoja salvaram ela, se não tinha sido mais um tristeza para Tapera, como esta sendo o curtume, talvez se tivesse gente comprometida como tem hj na Cotrisoja na administração, não tinham resolvido esse problema do cortume, tenho orgulho daquelas pessoas que estão lá dentro, temos que manter a maior empregadora de Tapera com a bandeira imponente, COTRISOJA.

18 de agosto de 2012 22:37  
Anonymous Anônimo disse...

Foi falado muito em bom senso neste assunto, então, o que vejo e tenho certeza que este espaço físico do cortume não demorará para ser ocupado por uma empresa e a futura administração municipal de Tapera(2013/2016) deverá ter esta visão e capacidade de buscar imediatamente esta empresa para ali se instalar.
E o mais importante a partir deste momento, priorizar estas pessoas e trabalhadores que trabalhavam no Cortume para ter a preferência de trabalhar nesta empresa. Isto deve constar no contrato de incentivo da empresa/Município de Tapera.
Tapera vai dar a volta por cima.

Bom final de semana.

19 de agosto de 2012 09:08  
Anonymous Anônimo disse...

Cara se não publicar para os dois lados , vou tirar teu blog do ar....

19 de agosto de 2012 09:53  
Blogger Leonardo Mayer disse...

Mas que tal a ameaça hein! O que ocorre é que em alguns comentários, aqueles que recuso, sempre contém alguma boçalidade. Tem também aqueles comentários, cuja opinião procede, porém, por vezes, uma palavra apenas ou um termo, inviabilizam a publicação.É por isso que se pede coerência, sensatez, educação e respeito acima de tudo.

19 de agosto de 2012 10:27  
Anonymous Anônimo disse...

Este comentário ameaçador, fica gravado, portanto meu caro, não tente nada que serás descoberto imediatamente.

19 de agosto de 2012 10:29  
Anonymous Anônimo disse...

Chega a ser cômico a ameaça de um ANÔNIMO QUE QUER TIRAR O BLOG DO AR! Mais um argumento de que nossa cidade precisa de novos ares, nossas pessoas e empresas, ares de mudança. os pequenos de entendimento que sumam.

19 de agosto de 2012 10:31  
Anonymous Anônimo disse...

É isso aí Leonardo. Quem não sabe falar tem que ser calado. Uma alternativa para as senhoras de salário mínimo que acima argumentaram que não têm como voltar a escola e aprender uma nova profissão é oferecer algum serviço para a cidade, faxina por exemplo. As faxineiras são péssimas e as pessoas não querem pagar muito. Porém, um serviço especializado e realmente profissional mudaria esse problema na cidade, de não tem profissional adequado e melhoraria a valorização financeira da classe de empregadas.

19 de agosto de 2012 10:36  
Anonymous Anônimo disse...

Chega de curtume....queremos ficar livres para sempre dessa empresa poluidora. Não estou ofendendo ninguem é apenas minha opinião. Aliás não só a minha, no final de semana com todos que conversei são contra a continuidade dessa empresa devido ao alto poder de poluição. Já imaginaram o valor daqueles terrenos onde se localiza o curtume? Milhões com certeza. Imagino um edificio lindo, com salas comerciais, e residências dando sim uma nova e cara e um novo ar para essa cidade que MUITO AMAMOS. Em relação aos trabalhadores é uma questão de tempo para adaptação e a normalidade dos fatos. Afinal trabalhar todos nós precisamos. Certemante esses terão se buscar é claro a oportunidade de trabalhar em uma empresa digna e que não causa tanto dano a natureza.

19 de agosto de 2012 13:36  
Anonymous Anônimo disse...

Concordo com 10:27....o blog sempre esta tampando o sol com a peneira!!! Onde se viu, temos as nossas opiniões, e QUANDO ESTAMOS COM RAZÃO, o senhor não posta...Cadê a LIBERDADE DE EXPRESSÃO???

19 de agosto de 2012 13:38  
Anonymous Anônimo disse...

09:53 você todo corajoso de que lado vc está falando?
Político sei q não é porque político é esperto.

19 de agosto de 2012 14:30  
Anonymous Anônimo disse...

Muitos comentários criticando as postagens de 22:12 e 18:30, chamando de tudo e mais um pouco, por defenderem o crescimento da cidade; como então deveríamos chamar esse pessoal, que critica os outros e defende uma empresa que empregava apenas 150 pessoas,onde já empregou 800??? No minimo de egoístas...defendendo apenas seus interesses, visto que enquanto se sentiam seguros na sua função, não se manifestaram em defesa daqueles 650 que perderam os seus empregos. E há bastante diferença entre 150 e 650 trabalhadores.
As pessoas que defendem o Curtume, na verdade estão simplesmente apavoradas com o seu fechamento pois não sabem fazer mais nada além do que faziam ali. São pessoas que estavam acomodadas com seus "carguinhos", onde não precisavam colocar a mão nos couros úmidos ou empoeirados, nem tampouco, trabalhar nas máquinas de calor excessivo que provocavam diversas doenças e queimaduras na pele. Quem quer trabalhar, vai atrás, se vira, não fica lamentando um fato inevitável. O problema é que agora terão que "trabalhar" literalmente, pois não tem estudo suficiente para ocupar os mesmos cargos em outras empresas, visto que o ramo que mais cresce é o de implementação agrícola e isto não tem nada a ver com curtume. Logo supõe-se que terão de começar debaixo e isso pelo visto não querem.
A respeito dos senhores e senhoras; outras empresas estão contratando. Varias pessoas de idade saíram do curtume antes mesmo do fechamento em função dos baixos salários, e não estão desempregadas, ao contrario, estão bem melhor.

19 de agosto de 2012 14:42  
Anonymous Anônimo disse...

Cara não foi ameaça, só to achando vc só pra um lado, não achas???

19 de agosto de 2012 15:10  
Anonymous Anônimo disse...

Leonardo eu acho muito ridículo esse cara falando com tanta frieza do fechamento do curtume, será que ele não tem família?ou ele acha que o prefeito que ele tanto admira vai solucionar tudo isso?

19 de agosto de 2012 15:20  
Anonymous Anônimo disse...

Leonardo eu acho muito ridículo esse cara falando com tanta frieza do fechamento do curtume, será que ele não tem família?ou ele acha que o prefeito que ele tanto admira vai solucionar tudo isso?

19 de agosto de 2012 15:20  
Anonymous Anônimo disse...

E o das 18:38 acusa o blog de estar taMpando o sol com a peneira...
Eu sou tão burro que não sabia que o sol é furado.
Além de livremente deveriam se expressar corretamente!

19 de agosto de 2012 15:46  
Anonymous Anônimo disse...

15:20
Isso não tem nada ver com prefeito ou com politica, mas, a proposito: Agora vão culpar o prefeito pela falta de matéria-prima???
E volto a perguntar: Pq ngm se manifestou em defesa dos outros 650 funcionários que perderam seus empregos quando começaram as demissões??? Pq 150 pessoas agora são mais importantes que 650???
Isso é tudo uma questão de "status" que não terão em outras empresas.

19 de agosto de 2012 16:49  
Anonymous Anônimo disse...

Eu argumentaria com mais propriedade ainda se soubesse com quem estou falando. e ainda bem que tem gente que concorda comigo, que muitos estavam acomodados no seu emprego fácil, mas novas oportunidades virão, PARA QUEM QUER TRABALHAR.

19 de agosto de 2012 17:26  
Anonymous Anônimo disse...

Sr.Leonardo, sou admirador e leitor assíduo do seu blog.
Fui funcionário do curtume por aproximadamente 9 anos e durante todo esse tempo realmente "vesti a camisa"! E do que adiantou? Sai apenas com pouca experiência profissional, e alguns problemas de saúde. Sou a favor sim do fechamento do Curtume pois só assim talvez tenhamos uma empresa no lugar dessa "CBR" que valorize melhor o funcionário e possibilite a capacidade de crescimento dentro da empresa.
Atualmente trabalho em outra empresa que realmente me valoriza,onde o meu salário é cerca de 60 % maior, mas porque fui buscar qualificação antes de sair do curtume. Ao contrário de muitos que se acomodaram achando que o curtume era a melhor coisa do mundo e agora estão aqui no blog xingando quem não compartilha da mesma opinião. Coitados estavam sendo iludidos por "profissionais" na arte de enrolar. Tenho pena sim, daqueles senhores q já estão em idade mais avançada pois é difícil conseguir emprego mas quem realmente quer trabalhar, trabalha.
Sou testemunha q o curtume foi uma das mais fortes empresas da região com perto de 1000 colaboradores, mas pelo q vi os que permaneceram até o final é que estão indignados pois são egoístas pensando apenas neles, e não naqueles q já haviam saído antes. Pois se os de antes estão trabalhando, os de agora se realmente querem também irão a não ser que tenham medo de não conseguir um cargo igual ou melhor em outra empresa, por estarem despreparados para o mercado de trabalho. Mas quem tem potencial consegue não precisa de padrinhos como era no curtume. Deixo aqui um abraço aos que estão felizes como eu e os meus pêsames a minoria que se lamenta pois "ganhavam" bem e agora perderam essa "boquinha"!

19 de agosto de 2012 17:45  
Anonymous Anônimo disse...

Que coisa mais feia,cuspindo no prato que comeu DURANTE 9 LONGOS ANOS,e depois ficar destratando antigos colegas de trabalho. É muita falta de ética.

19 de agosto de 2012 19:32  
Anonymous Anônimo disse...

Falta de ética é sua, de chamar alguém que se manifestou de forma anônima (pra estar de igual pra igual nessa discussão INACREDITAVELMENTE ARGUMENTATIVA) competindo com comentários iguais e usando palavras de gente baixa. Coloca seu nome e chama a pessoa de anti ética. Daí quero ver!

19 de agosto de 2012 21:54  
Anonymous Anônimo disse...

Vamos fazer o seguinte! aqueles que trabalharam no curtume (antes dele fechar)! e estão trabalhando em outro local! o que acharam da sua saida do curtume? estão melhores? o que acham desse fechamento!
Quem fica atras de uma mesa, em casa, ou tem o seu próprio negócios fica complicado falar! vamos ver quem tava lá e saiu! pra ver se um dia trabalhariam novamente no curtume!

"Mestre e discípulo andavam pela estrada. O caminho era inóspito, agressivo. O ambiente não era favorável à vida. Muitas pedras e montanhas escarpadas de muito pouca vegetação. Avistaram, ao longe, uma casinha de aspecto pobre e humilde, e para lá se dirigiram.
Foram recebidos, hospitaleiramente, pelo dono da casa e sua numerosa família. Foram abrigados, e os residentes, com eles, compartilharam sua escassa comida e seu espaço para dormir. Interrogado pelo mestre, o dono da casa disse que a alimentação provinha de uma única fonte: uma única vaca da qual tiravam leite e seus subprodutos. O excedente era usado para efetuar trocas no povoado mais próximo.

Mestre e discípulo ficaram ali mais alguns dias, e depois partiram. Algumas horas depois da partida, o mestre disse ao discípulo:

- Volte lá, às escondidas, e jogue a vaca no penhasco.

Estupefato, o discípulo argumentou:

- Mestre, como podes me pedir isto? Então não percebes a pobreza de tão numerosa família, e que seu único sustento é a vaca? E, mesmo assim, pedes-me para jogá-la no penhasco?

- Sim - disse o mestre. Jogue a vaca no penhasco.

Desorientado, o discípulo decidiu atender o mestre, no entanto, não conseguia fazê-lo, sem sentir uma enorme culpa. Mesmo assim, o fez pelo mestre.

Alguns anos depois, passavam novamente pelas proximidades, o mestre e o discípulo. Sem nada dizer ao mestre, o discípulo decidiu que faria a expiação, e pediria perdão por ter jogado a vaca do penhasco. Assim, dirigiu-se até lá. Mas, quando chegou, não mais encontrou a pobre casinha em seu lugar. Havia uma construção nova e confortável. As pessoas, que avistou, eram limpas e bem vestidas, o ambiente era de trabalho, e o progresso era evidente. Foi, então, até uma das pessoas e perguntou:

- Há uns dois ou três anos, aqui havia uma pequena e pobre casinha. Saberia me dizer para onde foram aquelas pessoas?

- Somos nós - respondeu o homem.

- Não, refiro-me àquelas pessoas pobres que aqui viviam.
- Somos nós - respondeu ele, novamente.

- Mas, o que aconteceu? - disse, olhando o progresso a sua volta.

- Bem - disse o homem. Aconteceu, numa noite, um terrível acidente, em que nossa vaca, nossa única vaca, caiu do penhasco, e ficamos sem nossa fonte de sustento. Não tivemos outra alternativa, então, a não ser buscar trabalho. Descobrimos, então, nossas próprias capacidades, e as potencializamos. Como resultado, temos hoje uma bonita e confortável casa".

Esta é pro pessoal refletir! com o tempo tudo vai da certo!

20 de agosto de 2012 10:01  
Anonymous Anônimo disse...

Mensagem simplesmente linda e verdadeira! Uma grande verdade.

20 de agosto de 2012 11:25  
Anonymous Anônimo disse...

FUI DEMITIDO DO CURTUME JUNTO COM AS OUTRAS 649 FUNCIONÁRIOS A MAIS OU MENOS UM ANO ATRÁS,NA HORA FIQUEI TRISTE SEM SABER O QUE FAZER ,MAIS HOJE SÓ TENHO A AGRADECER POR QUE ESTOU NUM EMPREGO BEM MELHOR QUE ME VALORIZA BEM MAIS E EM PRIMEIRO LUGAR SOU RESPEITADO NO LOCAL DE TRABALHO COISA DE DENTRO DO CURTUME NÃO EXISTIA SÓ POR QUE ALGUNS TINHAM UMA COR DE JALECO DIFERENTE SE ACHAVAM MELHOR DO QUE OS OUTROS, QUE JÁ FOI TARDE QUERO VER A POSE DE MUITOS QUE SE ACHAVAM LÁ DENTRO NÃO TINHA NEM OITAVA SÉRIE , SÓ TINHAM O PODER DE PUXA SACO...A E AS OUTROS QUE FORAM DEMITIDOS COMIGO ESTÃO MUITO BEM EMPREGADOS , NINGUEM NASCEU DENTRO DO CURTUME ...

20 de agosto de 2012 11:27  
Anonymous Anônimo disse...

ESSA HORA É HORA DE MUDAR!!!PARA TAPERA CRESCER, PRECISA MUDAR!!! Senhor prefeito, aproveita o momento de colocar uma empresa grande, a comunidade agradece e o comércio também!!! Chega de curtume!!! Já foram tantas idas e voltas, q o pessoal não é de ferro, e tem filhos p sustentar...Queremos MUDANÇAS!!!!

20 de agosto de 2012 19:04  
Anonymous Anônimo disse...

MUITO BONITA A MENSAGEM DE 19/08/2012 - 21:54. É PRA REFLETIR MESMO E GERALMENTE É ISSO QUE ACONTECE NA REALIDADE. PARABÉNS PELA POSTAGEM (AUTOR).

20 de agosto de 2012 22:39  
Anonymous Anônimo disse...

eu sou uma entre tantas pessoas que sairam do curtume tapera,do fundo do meu coração eu não queria sair assim como muita gente lá dentro não queriam também e aqueles que realmente acham que foi melhor ter fechado não sabem nem ok falam pois se tivecem nosão não falavam assim,espero k deus ajude k o curtume se erga novamente pois espero voltar trabalhar lá,é um lugar bom de trabalhar para nós k somos mulher,realmente para homems sempre tem mais oportunidades de serviços mais pras mulher ainda mais quem tem filhos o curtume tava muitas oportunidades de horario eu trabalhava ha noite e adorava meu serviço de dia estava em casa com meu filho, e uma firma fechar nunca é bom muitas familha trabalhavam todos ali e agora somos tantos sem serviços que deus ajude que abra o curtume novamente em tapera o curtume faz parte da cidade

21 de agosto de 2012 08:24  
Anonymous Anônimo disse...

o comentario da 11e25 começou se achar um pouco POR FAVOR MENOS TA..

21 de agosto de 2012 18:20  
Anonymous Anônimo disse...

que os donos do grupo cbr retomasse as suas atividades aqui em tapera, por muitos motivos.este curtume alem de gerar empregos faz parte da historia desta cidade.quem sabe o dia de amanha?

22 de agosto de 2012 08:53  
Anonymous Anônimo disse...

Tem razão no que posta o da 11:25 e o das 08:24 deve ter colocado o capuz, mas de nada adianta a troca de farpas agora,perde os fincionários,perde o município, mas por outro lado entende-se que o salário do curtume sempre serviu de base para as outras empresas que empregavam ex-funcinários do curtume já com a ameaça de que se não gostou do salário, que volte para lá, pessoas com a média de ensino fundamental sempre foram menos valorizado no setor, exceto os puxa sacos, estes se dão bem em qualquer lugar, tem muita gente daqui que trabalha em outras cidades,e o retorno dos salários em impostos para o município e mínimo, gasta mais com estas pessoas do que arrecada, não é culpa deles esta situação e sim da tal base salarial que o curtume propiciava a outros empresarios, vamos ver daqui pra frente, que desculpa vão dar pra não valorizar o povo de tapera.

22 de agosto de 2012 15:40  
Anonymous Anônimo disse...

foi uma pena alguns funcionarios perderem seus trabalhos,mas quem esta realmente reclamando e meia duzia de puxa saco que ganhavam altos salarios para para obrigar os coitados da produçao a trabalharem mais mas a teta secou.agora eu quero ver os terneiros arranjarem um salario destes. sei o que estou escrevendo pois trabalhei anos ali.e acabou a mamata...........

23 de agosto de 2012 19:55  
Anonymous Anônimo disse...

CARO AMIGO LEONARDO. MOREI 14 ANOS EM TAPERA, SENDO QUE ESTES TRABALHEI NO CURTUME MOMBELLI. ALI INICIEI A ALICERÇAR MINHA FAMÍLIA, MEUS DOIS FILHOS SÃO NATURAIS DAÍ. INFELISMENTE QUANDO HOUVE A CRISE DO MOMBELLI TIVE QUE BUSCAR TRABALHO EM OUTRA CIDADE NO MESMO RAMO. APÓS TRABALHAR DURANTE MAIS 10 ANOS NA ATIVIDADE INFELISMENTE A EMPRESA TAMBEM FECHOU. POR ISSO LENDO OS COMENTÁRIOS ANTERIORES A RESPEITO DO FECHAMENTO DO CURTUME, GOSTARIA DE MANIFESTAR MINHA TRISTEZA PELO ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DA EMPRESA. HOJE FAZEM QUATRO ANOS QUE SAI DA ÁREA DO COURO, E SINCERAMENTE SE DEUS CONTINUAR ME AJUDANDO NÃO PRETENDO VOLTAR MAIS (ATIVIDADE MUITO INSTÁVEL). PARA AS PESSOAS QUE PERDERAM O EMPREGO SÓ TENHO A DIZER QUE AS VEZES RECOMEÇAR É DIFÍCIL (COMO FOI MEU CASO), MAS NÃO É IMPOSSÍVEL. QUANDO NOS É FECHADA UMA PORTA, EM SEGUIDA ABREM-SE OUTRAS E A LUZ BRILHA MAIS INTENSSAMENTE. AQUI (NO MUNICÍPIO)POSSUIAMOS DOIS CURTUMES, OS DOIS FECHARAM, O MUNICÍPIO NÃO QUEBROU, E CONTINUA CRESCENDO, A ATIVIDADE ECONÕMICA MIGROU PARA OUTRAS (METALÚRGICAS, SERVIÇOS,ETC), QUE VÃO MUITO BEM OBRIGADO. AQUI NÓS TAMBEM TINHAMOS PESSOAS COM COM IDADE AVAÇADA TRABALHANDO NO CURTUME, AOS POUCOS TODOS FORAM ENCONTRANDO O SEU CAMINHO. APESAR DE MORAR TANTOS ANOS FORA DE TAPERA, POSSUO MUITOS AMIGOS AÍ, E QUANDO POSSO, PASSO POR AÍ PARA MATAR A SAUDADES. SEMPRE TENTO SABER NOTÍCIAS DA CIDADE NOS MAIS DIVERSOS ASSUNTOS COMO: ECONOMICOS, SOCIAIS E POLÍTICOS (QUEM SÃO OS CANDIDATOS, QUEM VAI GANHAR A ELEIÇÃO). SEMPRE FICO TORCENDO PELO MELHOR DA CIDADE, E SE O FECHAMENTO DO CURTUME VAI SER O MELHOR PERA O MUNICÍPIO, SÓ O TEMPO DIRÁ. UM GRANDE ABRAÇO A TODOS E EM BREVE ESTAREI AÍ PARA DAR UM FORTE ABRAÇO AOS MEUS AMIGOS.

27 de agosto de 2012 10:59  
Anonymous Junior disse...

É mesmo um fato a ser comemorado, é mesmo lamentável que tenha gente incapaz de entender que não é apenas por gerar renda que deve ser considerado bom ou ruim!Veja o exemplo do tráfico de drogas que gera renda e emprega muita gente, mais que é ato criminoso;ou seja, se esse curtume segui a lei então merecia continuar suas atividades, senão cumpria as leis e tinha conduta criminosa envenenando nossas crianças, melhor que tenha fechado!

3 de fevereiro de 2013 07:28  

Postar um comentário

Voltar ao blog



Posts mais recentes Posts mais antigos

 
Google
 


   

 



Últimos Posts

ONDE ESTÃO OS ELEITORES DE TAPERA
BARBOSINHA SEMPRE POLÊMICO!
E O BICHO JÁ ESTÁ PEGANDO...
TRAGÉDIA EM ERNESTINA COM CINCO MORTOS
VÔLEI MASCULINO É PRATA EM LONDRES
CLASSIFICAÇÃO DO AMÉRICA AMEAÇADA!
OBITUÁRIO - ROMEU CLÁUDIO KLOECKNER
JOVEM SELBACHENSE É MAIS UMA VÍTIMA DO TRÂNSITO
ACIDENTE FAZ MAIS DOIS MORTOS EM SOLEDADE
MELHOR VOLEI DO MUNDO É DO BRASIL

Arquivos

Setembro 2007 Outubro 2007 Novembro 2007 Dezembro 2007 Janeiro 2008 Fevereiro 2008 Março 2008 Abril 2008 Maio 2008 Junho 2008 Julho 2008 Agosto 2008 Setembro 2008 Outubro 2008 Novembro 2008 Dezembro 2008 Janeiro 2009 Fevereiro 2009 Março 2009 Abril 2009 Maio 2009 Junho 2009 Julho 2009 Agosto 2009 Setembro 2009 Outubro 2009 Novembro 2009 Dezembro 2009 Janeiro 2010 Fevereiro 2010 Março 2010 Abril 2010 Maio 2010 Junho 2010 Julho 2010 Agosto 2010 Setembro 2010 Outubro 2010 Novembro 2010 Dezembro 2010 Janeiro 2011 Fevereiro 2011 Março 2011 Abril 2011 Maio 2011 Junho 2011 Julho 2011 Agosto 2011 Setembro 2011 Outubro 2011 Novembro 2011 Dezembro 2011 Janeiro 2012 Fevereiro 2012 Março 2012 Abril 2012 Maio 2012 Junho 2012 Julho 2012 Agosto 2012 Setembro 2012 Outubro 2012 Novembro 2012 Dezembro 2012 Janeiro 2013 Fevereiro 2013 Março 2013 Abril 2013 Maio 2013

 

 

 



WM INTERNET