ff



Uma homenagem ao maior jornalista e blogueiro de Tapera.
terça-feira, 6 de novembro de 2012
O DILEMA DE SER AGRICULTOR

As condições climáticas, todos sabem, são determinantes para a agricultura. Ser agricultor, por vezes torna-se um sacrilégio. O vivente tem que viver olhando para o céu. Por vezes esperando por chuva e por outras torcendo para que o sol apareça.

Em relação ao trigo a situação vinha sob controle até o dia 26 de setembro, quando geadas fora de época, deram início aos problemas, que foram agravados com chuvas em excesso, que para completar, vieram acompanhadas por vendaval, reduzindo substancialmente a produtividade das lavouras.
Pior de tudo é que o que sobrou quase não deu para ser colhido, pois as chuvas não deram trégua não permitindo que as máquinas entrassem nas lavouras.
Agora se anuncia que as chuvas serão escassas, pelo menos até a segunda quinzena de dezembro, período apropriado para o plantio da soja, que pode ficar comprometido em razão dessa nova realidade climática.
No mais é torcer para que o tempo colabore, a fim de que os prejuízos com a produção de trigo, sejam compensados com uma boa safra de soja. Só assim a satisfação do produtor será completa, pois o preço da leguminosa está por demais atraente e compensador.

Postado por Leonardo Mayer as 6.11.12 e tem 29 comentarios
29 Comments:
Anonymous Anônimo disse...

O bom mesmo é ser jornalista. Não precisa olhar para cima, nem para baixo, só fazer fofoca e puxar o saco de alguém, ter um lápis e um pedaço de papél, e correr atrás da máquina a vida inteira.

6 de novembro de 2012 09:44  
Anonymous Anônimo disse...

09:44 Não se iluda, todas as profissões tem coisas boas e coisas ruins. O importante é ser feliz com o que se faz. Só digo uma coisa: mágica não existe!

6 de novembro de 2012 10:31  
Anonymous Anônimo disse...

Realmente o codinome do agricultor deveria ser super herói...a gente sabe que as margens de lucratividade são muito boas, mas viemos enfrantando frustrações atrás de frustrações.... e isso somado com grande falta de administração compromete seriamente, não só a manutenção da atividade no campo, mas também o fornecimento de alimentos para a humanidade.

6 de novembro de 2012 11:02  
Anonymous Anônimo disse...

é díficil mesmo ser agricultor...
pensem em 5 empresários grandes de qualquer ramo em tapera que tenha carro/camioneta com custo acima de R$ 100.000,00
tá difícil de lembrar né...
agora começa a pensar no pessoal do ramo agrícola... cheguei em 20 facilmente...
isso é que é dificuldade ???

6 de novembro de 2012 15:53  
Anonymous Anônimo disse...

2012 É, COM CERTEZA, UM DOS PIORES ANOS PARA A AGRICULTURA, SECA NO VERÃO, ARRASANDO AS LAVOURAS DE MILHO E PREJUDICANDO MUITO A SOJA. A CEVADA FOI TUDO, TUDINHO MESMO, PARA RAÇÃO, NÃO DEU CERVEJEIRA, E O PREÇO, DESTA FORMA\ É BAIXISSIMO. E O TRIGO ENTÃO NEM SE FALA. PRODUTIVIDADE MUITO BAIXA. QUALIDADE AINDA PIOR. MAS É ASSIM, PACIENCIA, PLANTAREMOS DE NOVO.

6 de novembro de 2012 16:00  
Anonymous Anônimo disse...

Leonardo nao da para sacar o comentario das 09:44? Que lixo. Sugiro ao postante que peca sua substituicao e trocado por uma foto sua. Se burro falasse teria um estampado, claro, nao ofendendo os animais...

6 de novembro de 2012 17:02  
Anonymous Anônimo disse...

todo ramo de atividade tem incertezas. deve-se profissionalizar, montar planejamentos estrategicos para 10, 20 anos e, nao para o mes que vem, como a maioria dos produtores agricolas fazem (o detalhe: tudo calculado pela sua cabeça a guardado nela!!) quem dera nós, dos mais diversos ramos de atividades ter facilidade ao credito, tx's de juros baixissimos, carencia estensas,...
Vai 1 dica: deixem d comprar 1 carro novo n o ano e começem a investir em irrigação, saibam usar as ferramentas disponiveis, como exemplo a BMF para garantir valores, menos bodegas e rodeios, mas ação profissional!
1 dia essa teta seca !

6 de novembro de 2012 17:42  
Anonymous Anônimo disse...

o 17:42 deve ser um baita administrador tá perdendo tempo fazendo comentários aí naõ pode ter ciumes dos agricultores

6 de novembro de 2012 20:43  
Anonymous Anônimo disse...

HAHSAHAHAAAAAAAAAAA o gente invejosa hahahahaaah veja como estou preocopado imbecil das 17;42 haahha

6 de novembro de 2012 21:06  
Anonymous Anônimo disse...

para o comentário das 17:.ou você não morra aqui ou você é muito ignorante cara. antes de ficar falando oque não sabe procure ir no campo e ver como é a nossa verdadeira identidade. e rodeio é um esporte normal como qualquer um outro esporte. Em vez de ficar ai criticando nos que damos o sustento empregos diretos e indiretos. Pence antes de escrever as neeras.

6 de novembro de 2012 21:10  
Anonymous Anônimo disse...

o pesoar o trem e sube casa com muie fasendera e cria uns bichinho pranta um sojinha miozinho e te ai umas camionetezinha e o maaaaaaaaaaaiiiiiiiiissssssss importanti e ser felllllllizzzzzzzz para nosssaaaaaa alegria

6 de novembro de 2012 21:12  
Anonymous Anônimo disse...

To contigo 20:43. O baita administrador deve ser frequentador de bodegas e rodeios, onde topa com os agricultores e " pensa " seus comentarios. Claro, apos umas e outras...

6 de novembro de 2012 21:27  
Anonymous Anônimo disse...

Eu não sou agricultor, mas, nestes negócios de agricultura, pelo que eu vejo quem ganha mesmo é o banco que empresta dinheiro, que não é seu e cobra um juro, incomparável em relação a outros países que tem uma produção agrícola inferior ao nosso. O governo de veria olhar com mais atenção, pois se a teta secar,muitos bancos vão quebrar e quem sabe os deputados e senadores não receberão altos salários, pensem nisso.

6 de novembro de 2012 21:49  
Anonymous Anônimo disse...

Pra esse cara das 17:42, pq ele não compra uma area de terra e investe em irrigação, e depois tenta irrigar se não tem agua acumulada!!! uma caixa de agua não adianta, e se fosse tão profisional não tava nesse horário num blog e sim tava trabalhando...

6 de novembro de 2012 21:51  
Anonymous Anônimo disse...

Falar e criticar o agricultor e fácil. Produzir comida, para a mesa de quem fala mal dos agricultores é ..........

7 de novembro de 2012 00:00  
Anonymous Anônimo disse...

para os comentários sem noção: se sabe o custo de uma irrigação> se o produtor comprar irrigação vai viver do que????tem gente que acha que só porque tem 20 produtor grande com camioneta do ano; e os outros duzentos que não tem quase nada?

7 de novembro de 2012 16:39  
Anonymous Anônimo disse...

Esse cara das 17:42 deveria ser chamado para dar palestras em todo o mundo e divulgar a fórmula que só ele sabe. Que desperdício de talento, o mundo está perdendo!Gostaria muito de conhecer a atividade que ele está exercendo ou que ele se olhasse no espelho.Por isso, seria ótimo ele não ficar no anonimato, pois exemplos assim de pessoas com fórmulas prontas para tudo,devem estar acima de Deus.Eu me rendo perente a sua sabedora!Com os ensinamentos dele, a agricultura estaria redimida definitivamente. Aleluia.

7 de novembro de 2012 18:53  
Anonymous Anônimo disse...

e pior tem gente que brinca com coisas sérias como esta que a nossa agricultura ta passando com essa quebra na safra de inverno. Só pensão quanto vai deixar de girar o dinheiro. Este ano éra o ano de se fazer dinheiro com trigo. Os preços estavam bons,o produtor estava otimista dai veio o temporal e por fim a geada. Resultado um pé-cimo resultado por hectare chegando a ter produtores a nem bota a maquina. Agora vamos parar com tanta implicancia com os produtores que sem eles estas cidades não são nada... POR FAVOR PENCÃO ANTES DE FALAR ce eu não estou certo. Obrigado

8 de novembro de 2012 00:04  
Anonymous Anônimo disse...

VISITEI UMA COOPERATIVA Q EU TRABALHAVA ANTES E ME CONTARÃO QUE O TRIGO QUAZE TODO, ESTA COM O PH MUITO ABAIXO DO MINIMO (78), OU SEJA QUE TUFO, MENOS PESSO, VALOR R$ MENOR E BAIXA QUALIDADE.
17:42 ALEM DA IRRIGAÇÃO VAI CONTROLAR O VENTO,GEADAS, DIESSEL BARRATO, FINACIAMENTO TOTAL A FUNDO PERDIDO SE DER TUFO,MANUTENÇÕES, SEMENTES, INSUMOS,DEFENSIVOS BARRATOS.
EU ERA DO INTERIOR MEU SALARIO NA CIDADE TA GARANTIDO FIM DO MES, SE DER ALGUMA FRUSTAÇÃO ENCAMINHO O SEGURO DESEMPREGO.
OBS: ESTOU DE FOLGA AMANHÃ DE MANHÃ E NÃO TENHO VACAS PARA TIRAR LEITE VOU DORMIR.

8 de novembro de 2012 01:21  
Anonymous Anônimo disse...

Na verdade a agricultura brasileira é o sustentáculo deste nosso pais.
O problema é que tem muitos aventureiros que fingem ser produtores rurais e utilizam de forma icorreta os recursos para custear o setor.
Já, nossos colonos, após descobrir que não precisam mais de enxadas, foiçes e martelos em suas propriedades, passam muito tempo nas praças de nossas cidades, deixando as ações para os pesticidas, e quando querem comer um torresmo temperado, um pé de alfaçe ou um frango caipira, procuram nas lojas das cooperativas.
Esta é a nossa realidade, no meu ponto de vista, o resto é papo furado.

8 de novembro de 2012 10:00  
Anonymous Anônimo disse...

Para o comentário das 10:00: para o banco conceder um empréstimo, o agricultor precisa ter um projeto e até paga pelo projeto.Portanto, a alegação de o agricultor "utilizar de forma incorreta" teria que ser melhor explicada.Também gostaria que fosse apontada o nome das praças onde estão esses agricultores passam seu tempo. O que mais se tem visto nas praças são desocupados, revoltados com os que produzem. Pelo jeito, quem hoje utiliza o termo pejorativo de "pesticida" em vez de defensivos, ainda deve ser do tempo em que se colhia soja com foicinha e trilhadeira, se ordenhava manualmente em vez das ordenhadeira e se vinha pra cidade de carroça com bois ou burros.Este manifestante acho que está perdendo seu tempo aqui no Brasil, deveria ir para a Albânia ou para Cuba, pois lá essa evolução ainda não chegoue ele se encaixaria muito bem nesse tipo de cultura.Se o agriucltor compra um toresmo, um pé de alface ou frango caipira, ele paga do seu dinheiro e não do bolsa não sei do que, das caridades do governo.

9 de novembro de 2012 07:58  
Anonymous Anônimo disse...

P/ o das 7;58 e interessados:

"...até paga o projéto"... É lógico que tem pagar o projéto. Ou, vc quer de graça também. Quem faz projéto agropecuário, é um profissional da área, um Eng. Agrônomo ou Médico Veterinário, portanto tem que pagar sim!
Existe também o despachante de crédito, que satisfaz as exigências do Banco financiador e como consequência a grana é liberada para o pseudo agricultor que normalmente usa os recursos de forma incorreta, refletindo na produção e na produtividade de suas lavouras.
Com relação as praças, são os locais onde o povo rural/urbano se encontra para passar o tempo jogando conversa fora.
Com relação ao "...termo pejorativo PESTCIDAS/defensivos"...vc provou que és burrinho, estas por fora, não sabe nada, és papo furado.
E, para finalizar; o torresmo temperado, o pé de alfaçe e o frango caipira,são produtos de origem da agricultura familiar, da pequena propriedade rual, que caracteriza o nosso município desde sua colonização até a implantação da agricultura moderna e tecnificada nos dias atuais. Nada a ver com a origem do dinheiro para suas compras. Só para esclarecer seeu bobinho(a).

9 de novembro de 2012 15:19  
Anonymous Anônimo disse...

RESPEITE OS AGRICULTORES POIS SE TU NÃO É DEVE SER POR FALTA DE COMPETÊNCIA PALHAÇO OU PALHAÇA POSSIVELMENTE TEUS ANTEPASSADOS TINHAM TERRA .

10 de novembro de 2012 10:50  
Anonymous Anônimo disse...

Fazendo umas continhas...
Para montar uma lojinha precisa tipo 40.000,00
Dai o bagual ganha tipo 1.500,00 limpo.
Reclama dos agricultores.
E 1 (UM) hectare custa quanto?
Ganha quanto limpo se só tem 1 hectare?
Vão falar que tem que ter no mínimo 100 hectares para valer a pena. Pois é...
Façam as continhas...
Comparar soja e camiseta dá nisso, NADA A VER!

10 de novembro de 2012 10:55  
Anonymous Anônimo disse...

PARA O DAS 17.42 VOCE E UM CARA MUITO FRUSTRADO E INVEJOSO,DESCONHECE TOTALMENTE A REALIDADE DA AGRICULTURA,E QUANTO AO COMENTARIO SOBRE AGRICULTORES COMPRAREM TORESMO ETC.. NO MERCADO ISSO E PORQUE SE CRIAREM UNS PORQUINHO PARA FAZER TORESMO VEM UM VADIO ,INVEJOSO E PREGUISOSO COMO VOCE NA CALADA DA NOITE E LEVA AI ENTAO VAMOS CO MPRAR O TORESMO E PAGA-LO COM O SUOR DO NOSSO TRABALHO.

10 de novembro de 2012 14:42  
Anonymous Anônimo disse...

Será que os comentaristas sobre agricultura sabem que precisamos de chuva para plantar. Muitos agricultores estão aflitos esperando chuva para continuar o plantio, enquanto os comentaristas, nem sabem como se planta.E com certeza também não aproveitam o fundo do quintal para fazer uma horta. Alface até dá para plantar e produzir numa horta suspense.É só ter criatividade e vontade. Só para isto precisa fazer força. E fazer força para muita gente é sacrifício. Mais fácil falar mal dos agricultores.

10 de novembro de 2012 23:35  
Anonymous Anônimo disse...

Vamos ter mais respeito com os nossos agricultores. Você jantou hoje a noite? Então com certeza saciou a fome com um alimento produzido pelos agricultores familiares. Se o campo não planta a cidade não janta.

10 de novembro de 2012 23:40  
Anonymous Anônimo disse...

EU TRABALHO A NOITE NA CIDADE COM CARTEIRA ASSINADA E AJUDO MINHA MAE DIRETO NO INTERIOR E LHES DIGO "EU QUERIA SER UM DIA POBRE POR QUE O ANO INTEIRO NÃO É FACIL".
HEHEHEHEHEHEHHEHEHEHEHEHEHEHEHE

11 de novembro de 2012 01:39  
Anonymous Anônimo disse...

moramos num municipio movido pela agricultura nao podemos criticar os agricultores se eles tem camionete de 100.000 bom para eles trabalho em uma empresa de maquinas agricolas ja penso se nao tivese os agricultores cada um no seu quadrado.

11 de novembro de 2012 11:28  

Postar um comentário

Voltar ao blog



Posts mais recentes Posts mais antigos

 
Google
 


   

 



Últimos Posts

SEMINÁRIO0 CONVIDA
ZANELLO CHEGA COM FORÇA EM TAPERA
INFORME COMERCIAL
MOTO COLIDE EM CAMINHÃO
DIA PARA REVERENCIAR A MEMÓRIA DE QUEM PARTIU ANTE...
MAIS UMA DO PIAZITO
UM GUERREIRO CHAMADO KIRI!
EXEMPLO QUE PODERIA SER SEGUIDO!
VELOCIDADE...EMOÇÃO...E MUITA ADRENALINA!
OBITUÁRIO - DARCI JOSÉ KNOB

Arquivos

Setembro 2007 Outubro 2007 Novembro 2007 Dezembro 2007 Janeiro 2008 Fevereiro 2008 Março 2008 Abril 2008 Maio 2008 Junho 2008 Julho 2008 Agosto 2008 Setembro 2008 Outubro 2008 Novembro 2008 Dezembro 2008 Janeiro 2009 Fevereiro 2009 Março 2009 Abril 2009 Maio 2009 Junho 2009 Julho 2009 Agosto 2009 Setembro 2009 Outubro 2009 Novembro 2009 Dezembro 2009 Janeiro 2010 Fevereiro 2010 Março 2010 Abril 2010 Maio 2010 Junho 2010 Julho 2010 Agosto 2010 Setembro 2010 Outubro 2010 Novembro 2010 Dezembro 2010 Janeiro 2011 Fevereiro 2011 Março 2011 Abril 2011 Maio 2011 Junho 2011 Julho 2011 Agosto 2011 Setembro 2011 Outubro 2011 Novembro 2011 Dezembro 2011 Janeiro 2012 Fevereiro 2012 Março 2012 Abril 2012 Maio 2012 Junho 2012 Julho 2012 Agosto 2012 Setembro 2012 Outubro 2012 Novembro 2012 Dezembro 2012 Janeiro 2013 Fevereiro 2013 Março 2013 Abril 2013 Maio 2013

 

 

 



WM INTERNET