domingo, 11 de novembro de 2012
O PARADOXO DE UMA CUBA DE DOIS MUNDOS
|
A jornalista Rosane de Oliveira, nossa conterrânea que tem um apreço especial por Tapera, onde estudou na adolescência, integrou a comitiva gaúcha que visitou Cuba, um país que define de dois mundos. Em duas páginas de Zero Hora deste domingo ela mostra Cuba por dentro, que pode ser definida como um paradoxo sócio-econômico. Apesar da pobreza que reina no país reeferência do comunismo, cuja população vive sob a tutela do Estado, Cuba é modelo em educação, saúde e segurança. Todas as crianças estudam em escolas de tempo integral e 99% dos cubanos são alfabetizados. E mais, o ensino superior é todo gratuíto.
Pois é aí que reside o paradoxo. Como um País que é modelo em saúde, educação e segurança, possa ter um povo que vive tão miseravelmente!.
Voltando para o Brasil, aqui temos "desenvolvimento econômico" que chega a invejar o mundo, e somos pobres em educação, saúde e segurança. Mas poxa vida, não teria como nossos governantes estabelecerem um meio termo nesta relação. Tanto lá, com o comunismo, como aqui com o capitalismo? Eis a questão!.
Postado por Leonardo Mayer
as 11.11.12
e tem
15 comentarios >
|
|
é por essas e por outras que ainda acho que o comunismo declarado é melhor, aqui vivemos num comunismo disfarçado, o que seria para educação saúde e segurança vai para o bolso de muitos governantes
Viva Cuba! Viva Fidel! Viva a revolução!
Viva os canhões, virados para Maime, nas barbas dos Iankes.
Acho legal que todos os capitalistas selvagens gostariam de conhecer a Ilha de Fidel. Se impressionam com o sistema educacional, esportivo, de saude, etc...ensinado os dinherudos a curar suas doenças...
Salve Fidel, Salve Tche!...
esse cara ai de cima podiam mandar pra Cuba com passagem so de ida para ele ver o que e bom pra tosse...seria o primeiro a querer ir a nado para os EUA...ahahaha!
Espero que o anonimo das 17:34 consiga para si e seus familiares formação universitaria gratuita e de acesso garantido, tenha atendido toda e qualquer demanda em saude, com remédios, de forma gratuita e permanente, tenha segurança eficiente para si e seu patrimônio e transporte público gratuito, entre outros direitos. Particularmente prefiro a liberdade de ir, vir e pensar, mas que tambem me seja garantido todos os direitos citados de forma gratuita diante de tanto imposto que se paga neste País, que tambem não é uma 'paraíso', não...!
Cuba não é o berço do comunismo, não, meu caro... Informe o correto, favor.
O Léo quiz dizer, "supositoriamente falando"
Fidel Castro é um dos homens mais ricos do planeta e o seu povo , um dos mais miséráveis. Cadê a libertade daquele povo? O que adianta o estudo e saúde de graça se a vida inteira tu come na mão de uns governantes brutais, onde tu é preso ou morto se pensa ou faz algo forado comando ou controle deles. " A liberdade não tem preço" . E Cuba está muito distante disso.
Cuba foi submetida a um estrangulamento econômico, durante mais de 50 anos, pelos Estados Unidos. É um sufoco que dura até hoje.
Mesmo assim, em alguns assuntos ela dá de relho em muitos outros países.
Pela lógica, e pelos depoimentos dos que lá foram, como a referida jornalista e demais empresários que participantes da viagem, Cuba não deve ser tão ruim assim.
charutos
Fidel Castro em 1959, tomou a ilha para ele, e não para o povo. Usa Estados Unidos como um álibe para subjugar o povo Cubano. Nos seus longos discursos , é pura lavagem cerebral, inclusive , a sua própria filha não aguentou o regime autoritário , vive há muitos anos nos Estados Unidos.
Li, atentamente, aos comentarios, em todos ha um pouco de razao... Agora, dizer que os discursos do Fidel Castro, sao lavagens cerebral, ai nao da. E, sem duvida alguma um dos melhores oradores da historia, podendo juntar-se a Cicero, o grande tribuno romano; Padre Vieira, Hitler, o nosso Ruy Barbosa e tantos outros. Sao dotes que Deus da a poucas pessoas e que a nos cabe admira-los. Amigos, nem a inveja pode permitir que sejamos injustos.
Ela não é nossa conterrânea! ela é de campos borges, por favor...
Por que não mostram o paradoxo da sociedade norte-americana, onde o governo sequer oferece um sistema de saúde e educação gratuitos à população??? O capitalismo cria muito mais aberrações do que o tal comunismo cubano, mas isso a mídia esconde...
Se fosse escolher um lugar para nascer nunca seria Cuba, preferiria ate o Paraguai...rsrs!
eu faço apenas duas perguntas: por que os cubanos querem tanto fugir de Cuba se é tão bom lá e por essa infração ficam presos por décadas em cadeias? Santa ignorância!Tem gosto pra tudo, inclusive tem gente que bebe urina e acho bom.Esses que falam tanto da ditadura que tivemos, o que dizem da ditadura de Cuba? Lá, o que é dito aqui nesse blog, contra o governo, seria motivo para passar uns quinze anos na cadeia.
Postar um comentário
Voltar ao blog