domingo, 23 de dezembro de 2012
A NOVA ORTOGRAFIA
|
O editorial de Zero Hora deste domingo (23), é sobre a nova ortografia da língua portuguesa. "Desacordo Ortográfico", é o título do editorial que condena o fato de transferir para 2016 o uso obrigatório das novas regras, já adotadas por setores públicos e privados desde 2009, quando os países lusófonos ratificaram o novo Acordo Ortográfico.
Coisas de nosso Brasil varonil. É como se uma nova lei que se cria, sabendo-se que não será cumprida.
Aliás, esse negócio de nova ortografia para estabelecer sintonia com Portugal não faz o menor sentido. A língua portuguesa já é um caos, imagine depois da introdução da nova ortografia. Acento em LÍNGUA, por exemplo, muda alguma coisa, se o camarada escrever sem acento?
Bom domingo a todos e lá vou eu para meu sacrífico dominical.
Postado por Leonardo Mayer
as 23.12.12
e tem
2 comentarios >
|
|
Engraçado: todo mundo se julga no direito de opinar quando o assunto é linguagem, mesmo sem ter conhecimento e embasamento para isso. Quando o assunto é medicina, só formados nessa ciência têm direito de prescrever; quando o assunto é direito, só os formados nessa área podem podem discorrer, e assim por diante. Logo, quando o assunto é linguagem, deveriam deixar que os formados em Letras ou Linguística emitam pareceres, e perder o costume de emitir achismos sem fundamento e guiados pelo senso comum, que em nada colaboram, antes atrapalham.
Pois bem meu ilustre sábio-mestre. Li teu comentário e fiquei estarrecido. Pelo tua opinião manifestada deves ser a pessoa indicada a explicar para os leigos,gramáticos e linguistas, por qual motivo, pelas novas regras, linguistas se escreve sem trema, tendo pronúncia diferente de flamenguistas, também sem trema. Micro-ondas se escreve com hífen e coobrigação e reescrever se escreve sem hífen.A função dos prefixos não é a mesma?Por que circum-navegação é com hífen e circunflexo se escreve sem hífen e o prefixo se transformando.Explique para os leitores leigos e para mim que não sou tão leigo, mas sim oriundo de faculdade de Letras, poeta premiado em nível nacional,primeiro lugar no quinto concurso nacional Mário Quintana de poesia em São Paulo,por qual motivo tranquilo se pronuncia diferentemente da grafia? Já que quilo se escreve e se pronuncia quilo.Outra pergunta meu sábio mestre:por que linguiça se escreve sem trema para ter a pronúncia diferente e pronúncia igual à palavra enguiça.Onde fica a coerência sobre as palavras ideia não levar acento agudo e ter pronúncia diferente da palavra cadeia.Meu desconhecido anônimo, tu estás perdendo tempo em não explicar para todo o mundo as incoerências que alguns pseudo intelectuais-gramáticos linguistas estão tentando jogar guela abaixo.Outra coisa, saber falar e escrever certo nem precisa de formação acadêmica como medicina,engenharia, etc., basta saber e ter disposição para ler bons livros.Onde está o senso comum que enxergas e pregas?
Postar um comentário
Voltar ao blog