ff



Uma homenagem ao maior jornalista e blogueiro de Tapera.
quarta-feira, 26 de dezembro de 2012
O EXCESSOS DE UMA FORMATURA!

No meu tempo de conclusão do hoje Ensino Médio, não havia solenidade de formatura. Fiz o Ginásio e o Científico numa das melhores escolas do interior do Rio Grande do Sul: o Colégio Evangélico Panambi, de saudosa lembrança. Foi lá no início de 1970. Foi no tempo que para ingressar no Ginásio era preciso prestar o Exame de Admissão, no qual, numa turma de 150 alunos, fiquei em segundo lugar, Karin Kepler em primeiro.
Mas enfim, hoje os tempos são outros e as formaturas, desde as primeiras séries, virou mania a ponto de causar contrariedade a muita gente. Calma, eu explico!!!
Uma solenidade de formatura, antes contemplando apenas a conclusão do Ensino Superior, é carregada de exagerados formalismos que acabam sendo transformados em verdadeira tortura para o público. Mas já surgem vozes dispostas a inverter os valores, defendendo solenidades mais simples, objetivas e rápidas, para evitar o desgaste da platéia, que vai para uma solenidade dessas como se estivesse indo para a forca.
As formaturas se disseminaram. Hoje realizam-se formaturas a partir das Séries Iniciais, o que no passado não acontecia.
E neste caso, igualmente, já surgem vozes dispostas a mudar o panorama da situação. Há aqueles que pensam em acabar com estas formaturas, inclusive do Ensino Médio, último estágio antes do ingresso na faculdade. Acho que não é para tanto. Outra corrente porém, admite a manutenção mas estabelecendo critérios para que não seja tão cansativa e inconveniente em certos casos.

Postado por Leonardo Mayer as 26.12.12 e tem 43 comentarios
43 Comments:
Anonymous Anônimo disse...

na minha época era uma missa, benção e tchau.

26 de dezembro de 2012 10:32  
Anonymous Anônimo disse...

Hoje em dia tudo virou mega evento, todos querem tratamento de superstar. Todo mundo quer ter direito aos seus 15 minutos de fama.

No Brasil, 15 minutos de fama POR DIA, ashuaashuahuaashua

26 de dezembro de 2012 10:34  
Anonymous Anônimo disse...

Sei que vão te atirar pedras. E entendo o ponto de vista de quem vai atirá-las. Mas penso que você está certo em trazer o assunto para discussão. O formato adotado é o mesmo das universidades e os formandos dos outros ciclos escolares alegam que não cabe tratamento inferior. Me parece que a duração dos eventos é que está incomodando muita gente. Mesmo que os discursos sejam breves, muitos falam tornando a formatura que deveria ser só festa e alegria num tédio insuportável. Minha opinião é de que continuem a valorizar o esforço dos estudantes com uma festa de formatura mas que foquem mais na parte alegre, festiva, espontânea, jovem, etc e MUITÍSSIMO MENOS na parte formal, tradicional, oficial, protocolar, etc. Afinal, a festa é dos pais e estudantes, não é verdade?

26 de dezembro de 2012 10:38  
Anonymous Anônimo disse...

muito discurso, totalmente boring...

26 de dezembro de 2012 12:12  
Anonymous Anônimo disse...

Sinceridade Leonardo, teu blog é diferenciado porque é diferenciado. Você faz abordagens interessantes, quando menos se espera e parece hibernando. É o que eu sempre digo, conteúdo acima de qualidade. Parabéns cara.

26 de dezembro de 2012 12:29  
Anonymous Anônimo disse...

Desculpem a franqueza, mas vai a uma solenidade de colação de grau quem quer! Estudantes passam toda sua vida escolar pensando no dia em que estarão sentados naquelas cadeiras em seu momento de glória, que é o caso do ensino médio e também o curso superior. A parte "oficial, protocolar, etc" não é o que torna a solenidade longa, mas sim o momento em que os alunos fazem suas homenagens e são chamados para receber sua diplomação. Acho que depois de tanto esforço, 4 horas em sala de aula com conteúdo e mais conteúdo, algumas horas sentados não são tão torturantes assim.

26 de dezembro de 2012 12:30  
Anonymous Anônimo disse...

Concordo plenamente com o comentário acima. Solenidade de formatura tem que ter sempre, claro que quanto mais objetivo melhor não tenho duvida.

26 de dezembro de 2012 13:27  
Anonymous Anônimo disse...

26 de de dezembro 10;38 faço minhas suas palavras

26 de dezembro de 2012 13:41  
Anonymous Anônimo disse...

momento de glória, hum, sei...

na minha visao, devia ser obrigatorio o ensino médio. O cara não fez mais que obrigação de chegar até lá.
Nem todos tem capacidade de concluir o ensino médio, ok, eu concordo. Mas daí a glorificar a conclusão deste, vai uma grande distância.

26 de dezembro de 2012 15:17  
Anonymous Anônimo disse...

ao das 12:30 eu digo q com esta parte acho que ninguem tem problema pq ver os filhos e netos e primos é festa mesmo muito massa o resto é q cansa.

26 de dezembro de 2012 17:17  
Anonymous Anônimo disse...

mas pra que mega eventos! Homenagear os formandos que nem sequer precisam fazer força para passar de ano! hoje em dia os professores empurram com os 2 braços e as 2 pernas os alunos que apenas fazem corpo mole na sala de aula. Uma vez era obrigação do aluno se esforçar e ir bem e, consequentemente passar de ano. A partir do momento em que estes alunos tiverem que se esforçar para custear seu estudos, reconhecerei que foi merecedor.
Hoje virou direito deles ser aprovados e um dever dos professores aprovarem, prova disso está em suas produções textuais, sem nexo, sem coerência, e com erros ortográficos grotescos. Tem coisa errada ai. O reflexo disto será na hora deles terem de encarar um serviço, um trabalho mais complexo e elaborado. 99% deles vao espanar a rosca.

A verdade é que o país sempre será mediocre no desenvolvimento em todos os ramos de atividades enquanto não houver uma reforma seria na educação.

26 de dezembro de 2012 18:26  
Anonymous Anônimo disse...

CONCORDO COM O COMENTÁRIO 13:41, HOJE EM DIA CONCLUIR ENSINO MEDIO É MAIS QUE OBRIGAÇÃO.
SIM DEVERIA TER UMA SOLENIDADE PARA O CURSO NORMAL(MAGISTÉRIO) E PROS CURSOS TÉCNICOS, MAS FAZEM FORMATURA ATÉ PARA CONCLUSÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL OITAVA SERIE...ISSO NÃO TEM FUNDAMENTO

26 de dezembro de 2012 19:49  
Anonymous Anônimo disse...

Uma grande vaia ao nosso ensino público, isso sim, tão passando todo mundo, não dão todo o conteúdo, muito filme podre pra fechar horário e no final vão lá e mentem pro cara que ele fez uma grande coisa - se formou no ensino medio.

Como o aí de cima falou (muito bem por sinal: produção textual fraca, sem nexo e coerência, matemática mal e mal fazem conta de soma e subtração e o mercado faz o que com essa gente?

26 de dezembro de 2012 20:31  
Anonymous Anônimo disse...

como dizim a muito tempo segue o dinheiro que se sabe por que

26 de dezembro de 2012 20:52  
Anonymous Anônimo disse...

Merece uma profunda análise cada um dos comentários acima. Mas vamos raciocinar um pouco. Os estudantes tem quatro horas diárias de aula X quatro horas e mais alguns minutos de solenidade de formatura após três anos de estudos....Parece que tudo é demais, ninguém tem tolerância para mais nada...Que espécie de cidadãos somos? Será este o tipo de pessoas que a nossa comunidade precisa? O mundo deseja? O Brasil necessita?

Se tiver que dispender de algum sacrifìcio estou fora? Um pouco de tolerância nem pensar? Pensemos um pouco.

26 de dezembro de 2012 23:11  
Anonymous Anônimo disse...

O excesso da formatura não foi só no tempo de duração da mesma e nos erros cometidos na organização, mas também no baile que aconteceu depois, quando na contra mão da lei e do bom senso, foram vendidas bebidas alcóolicas no baile destinado aos formandos (menores de idade)e promovido pela Escola.

26 de dezembro de 2012 23:51  
Anonymous Anônimo disse...

é muita formatura, não é so no ensino fundamental que a realizam no meu ponto de vista sem necessidade acontece formatura tambem na educação infantil em muitos municipios isso sim é cruel para os pequenos ficar lá sentados ouvindo longos propocolos como nas que ja pude presenciar

27 de dezembro de 2012 07:38  
Anonymous Anônimo disse...

Complementando o comentário das 23:51, além desses excessos, tinha ainda o desfile de modas com muito salto alto, maquiagem e roupas curtas para as crianças do Ensino Fundamental ir para o baile com acesso à bebida alcoólica, tudo isso promovido pela Escola.

27 de dezembro de 2012 09:10  
Anonymous Anônimo disse...

Caro Leonardo concordo plenamente tem formatura até pra alunos de pré-escola e diga-se de passagem em mega estilo...creio que formatura com direito a discurso e uma mega festa deve ser para os que conseguem concluir o ensino superior (claro nem todos podem desfrutar dessa possibilidade), mas nos tempos em que vivemos ter formatura pra estudos que é obrigação de um bom cidadão, é demais da conta.

27 de dezembro de 2012 09:18  
Anonymous Anônimo disse...

Formatura de educação infantil, para que? para a escola fazer marketing, aparecer... e os discursos de oradores de turma um monte de palavra bonita que nem sabem o significado...

27 de dezembro de 2012 09:50  
Anonymous Anônimo disse...

formatura de ensino fundamental e médio,é bobagem....na Faculdade, tudo bem,é para o RESTO DA VIDA, pq é um ciclo q está se fechando e a partir dai, eles estao ingressando para a parte mais dificil da vida deles: ARRUMAR EMPREGO, PQ HOJE EM DIA, É MUITO DISPUTADO UM CARGO, UM CONCURSO...ENFIM...AI SIM, FORMATURA DE FACULDADE É MAIS EMOCIONANTE, NORMALMENTE ESTUDAM 6 A 7 ANOS NO MESMO CURSO...

27 de dezembro de 2012 11:27  
Anonymous Anônimo disse...

solenidade para formação de ensino fundamental e médio...é por isso que o povo está cada vez mais medíocre, sendo manipulado...tive oportunidade de observar textos de universitários, quanto vazio e erros, sem nexo...estão achando até música sertaneja universitária boa...boa?????...meu deus quanta porcaria...sem falar dos programas apelativos de tv...letras sem fundamento, conteúdo idiota...por favor vamos acordar pra realidade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

27 de dezembro de 2012 13:51  
Anonymous Anônimo disse...

pois volto a manifestar minha opiniao neste blog de grande abrangencia e inportancia na regiao mas o que quero dizer e que ao invez de algumas pessoas se preocuparem e criticarem as fomaturas que eu acho que e um incentivo para os estudantes e um momento em que os formandos se sentem honrados .eu gostaria que estas pessoas postsse tambem comentario por aqueles jovens que desistem de estudar e muitas vezes acabam indo para as drogas e tantos outros caminhos tortuosos este tempo e mais proveitoso do que as 4 ou 5 horas de uma honrosa formatura seja de qual for a totalidade pensem um pouco ...rkm.

27 de dezembro de 2012 13:56  
Anonymous Anônimo disse...

Formatura no prezinho já não precisa mais pois agora eles vão pro primeiro ano. O que precisa fazer é deixar mais tempo para os profes darem suas aulas, seu conteúdo, ensinar a ler e escrefver de verdade. Observem: Perde-se 5 minbutos na fila para entrar. Perde-se mais 5 min para fazer oração e acalmar a turma. Perde-se mais quinze minutos para corrigir o tema que geralmente é pouco. Perde-se mais um tempoi para a chamada. Aí o prof passa um conteúdo no quadro (meia hora). Já é hora de benheiro e merenda. Volta pra sala até que todas as turmas fazem o seu lanche. Aí bate pro recreio. Após recreio voltra para a sala de aula e passa um conteúdo. E já trem que apurar os alunos pois está na hora do tema porque em seguida vai bater para ir embora. O prof não consegue dar uma hora de aula com conteúdo próprio da série. A´pi ele ainda trem que desenvolver aulas sobre trânsito, dengue, alimentação, higiene, ética, cidadania, cooperativismo, o ed. física, ensaios para mateada, festa junina, dia das mães, dia dos pais, vender cartela pra bingo, horário para biblioteca, horário para algum filminho, horário para contação de histórias,horário para educar as crianças o que seria tarefa dos pais e que eles deixam para a escola e para os professores e assim vai.
Dá pra querer que os professores ensinem os conteúdos da série.
Dá prá querer que os alunos aprendam? Cadê tempo para tudo isso?
Está na hora de rever algumas coisas nas escolas em termos de melhor aproveitamento de tempo. Assim é impossível melhorar a nossa educação. E ainda pagam tão mal os professores que só conseguem ler porque vão a biblioteca ou a Caravana da leitura. São poucas as bibliotecas escolares com bons livros para os profes. Com esse salário é impossíovel comprar bons livros.
Preocupar-se com formaturas é o menor dos problemas. Vamos pensar em todo o resto, a começar pelos políticos eleitos, o seu grau de cultura...Que incentivo poderão dar aos nossos educandos. Mirem-se nos exemplos e vejam os resultados.

27 de dezembro de 2012 14:50  
Anonymous Anônimo disse...

As formaturas agora vão incentivar os alunos a estudar, que piada, pra ver a que pé que anda a nossa educação

27 de dezembro de 2012 15:49  
Anonymous Anônimo disse...

tá na hora de parar de encher linguiça e dar prioridade em adquirir conhecimento e rever o conceito de cultura para o Brasil!

27 de dezembro de 2012 15:51  
Anonymous Anônimo disse...

Quando a educação é falha, e me refiro à educação proporcionada pela família em primeiro lugar e logo a escolar é de se acreditar que alguém possa querer compensar a ausência de formação do cidadão, ausência de afeto, de limítes, de respeito e outros valores que levam a "caminhos tortuosos" com uma festa ou um presente... Isso, na minha opinião, é uma maneira de tapear a realidade, mascarar a verdade dos fatos. Dizer que a festa de formatura é o incentivo para se concluir os estudos é o mesmo que dizer que a merenda é o incentivo para se ir à escola! Absurdo...

27 de dezembro de 2012 21:09  
Anonymous Anônimo disse...

Se a escola faz algo por seus alunos vem pedrada.Se não faz nada não cumpre seu papel. Aluno quando é inteligente dizem que aprende sozinho. se não aprende o culpada(o) é a professor.(a)
Onde estão os pais hoje que sabem tudo, menos dar Educação para seus filhos.

27 de dezembro de 2012 21:23  
Anonymous Anônimo disse...

Acontece que a Escola está saindo do foco, não é "fazer algo para seus alunos", tem que analisar qual é a missão dela e por que generalizar os pais, dizendo que não sabem educar os filhos? A Escola sabe?

27 de dezembro de 2012 22:49  
Anonymous Anônimo disse...

Para o Anônimo das 21:09

Não é que a escoa não faz nada por seus alunos, o ponto é a forma como a escola faz, pois não faltaram opiniões de pais contrários a esta forma de formatura, que inclusive sugeriram a realização de uma missa e depois um jantar com as famílias e os alunos, sem toda esta pompa, mas a Escola direcionou e pressionou tanto que muitos pais que estavm contra este tipo de formatura acabaram concordando com a Escola, para não serem ridicularizados.

27 de dezembro de 2012 23:07  
Anonymous Anônimo disse...

é realmente perdeu-se o foco, preocupa-se muito com a IMAGEM, inclusive em outras áreas...esqueceu-se o conteúdo...já dizia um ditado antigo..."carroça que faz muito barulho é sinal que tá vazia"

28 de dezembro de 2012 09:43  
Anonymous Anônimo disse...

Pessoal.Que ridículo. Tapera cidade CULTURA. Honrem esse nome. Ninguém é obrigado a fazer FORMATURA. Faz quem quer,prova disso que muitos alunos faltaram.Aconteceu algo? Não, então deixe para aqueles que querem que aquele momento faça parte do ciclo que está terminando. Cadê a democracia e a liberdade de escolha. A escola e as direções de Escola apenas fazem sua parte. Avaliem -se ,por favor. PJM

28 de dezembro de 2012 10:16  
Anonymous Anônimo disse...

Concordo plenamente com o comentário do dia 26/12 às 17:17 que os alunos são empurrados a passar de ano pq a escola tem metas a atingir. Se um aluno ficou com média anual (por exemplo) 43 é dado a ele 6.0 para que passe de ano. Muitas vezes pelo sobrenome que carrega e outras vezes para a escola poder se livrar dele de uma vez. Digo isso pq acontece na escola em que trabalho.

28 de dezembro de 2012 10:21  
Anonymous Anônimo disse...

Meeeeeeee.....
E a leitura ERRADA do número da LDO?

28 de dezembro de 2012 11:28  
Anonymous Anônimo disse...

Como mãe de aluno achei td mto lindo, a única coisa ou o único pecado foi na direção da escola não ter proibido a venda de bebidas alcóolicas para os menores de 16 anos, foi realmente uma lástima ver aquele menino apanhando na face de um cidadão q dispensa comentários ,e digo mais se fosse c filho meu ele certamente teria o q merece, q eles vão beber claro q vão mas a obrigação dos educadores e responsáveis é tardar e ou pelo menos dificultar o ascesso as bebidas. Na minha opinião ficou mto constrangedor para a diretoria da escola tal permissividade.

28 de dezembro de 2012 16:17  
Anonymous Anônimo disse...

pro comentário da 10:16 éh fácil perceber isso quando nos deparamos com profissionais extremamente despreparados para atuar,e isso não é raro , a maioria dos profissionais vão aprender com as cobaias e aí salve-se quem puder, mas tendo o CANUDO é isso q basta

28 de dezembro de 2012 16:22  
Anonymous Anônimo disse...

Também acho que há excesso em 'eventos' de Formatura.
Já fui em "formatura" de jardim de infância, de prézinho, de escolinha, de ensino fundamental e de ensino médio.

Passar essas fases é o mínimo que se espera de quem frequenta a escola; não tem o que comemorar com tanta pompa o cumprimento dessas fases.
O problema é que se criou um mercado disso e sempre vai haver quem ofereça esse tipo de festa; as escolas fazem (pelo marketing) e os pais, mesmo aqueles que não querem, são obrigados a participar para não constranger seus filhos em relação aos colegas.

Pra mim esse stop na pompa deve partir das escolas.
Me formei Eng. Agrônomo na UPF; optei por não ter festa de formatura (somente um churrasco com a turma), e não fez a menor falta. Abraço a todos e bom 2013.

28 de dezembro de 2012 20:23  
Anonymous Anônimo disse...

Gostaria de saber a opinião da 25ª Coordenadoria de ensino sobre o que aconteceu, (formatura e o baile) pois afinal a mesma estava lá representada, por um cidadão Taperense. Ou será que vai passar batido mais esta. Será que a Coordenadoria foi consultada sobre a venda de bebida alcóolica no baile da Escola? com a palavra a Coordenadoria.....

29 de dezembro de 2012 13:50  
Anonymous Anônimo disse...

hoje em dia tudo é normal, os tempos mudaram, isso só vai piorar

29 de dezembro de 2012 17:13  
Anonymous Anônimo disse...

para que os professores possam dar mais aula e menos encheção de linguiça, o governo federal criou o PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO, com aulas nos turnos inversos também. a pergunta é; SERÁ QUE TODAS AS ESCOLAS QUE ESTÃO CONVENIADAS COM O MAIS EDUCAÇÃO ESTÃO REALMENTE FAZENDO JUS PELO DINHEIRO QUE ESTÃO GANHANDO DO GOVERNO FEDERAL.
É hora dos PAIS fiscalizarem isso.

29 de dezembro de 2012 23:01  
Anonymous Anônimo disse...

POR MAIS QUE COMPLETAR O ENSINO MÉDIO SEJA A NOSSA OBRIGAÇÃO A SOLENIDADE E HOMENAGENS SÃO TOTALMENTE IMPORTANTES.LEONARDO, TU ESCREVE DE ACORDO COM O TEU PONTO DE VISTA, MAS ANTES DE CRITICAR FALE COM ALUNOS, PORQUE O QUE PARA VOCÊS PODE NÃO PASSAR DE UM MOMENTO CHATO E DEMORADO, MAS PARA NÓS FORMANDOS É IMPORTANTE, SE ANTIGAMENTE NO SEU TEMPO HAVIA SÓ MISSA NÃO PODEMOS FAZER NADA, MAS OS TEMPOS MUDAM, E ALEM DO MAIS A SOLENIDADE DE COLAÇÃO É PARA CONVIDADOS, QUE ESTÃO CIENTES DE QUE A CERIMONIA É DEMORADA...
EDUARDO Z

30 de dezembro de 2012 16:47  
Anonymous Anônimo disse...

Sem protocolo nenhum, aliás, uma desorganização total, mas muita pompa, enquanto que o representante da 25ª Coordenadoria de Ensino e a Secretária de Educação do Município não tiveram vez de se pronunciar, o marketing é pessoal.

30 de dezembro de 2012 22:47  
Anonymous Anônimo disse...

NAS,EM OUTRAS FORMATURAS DA CIDADE REPRESENTANTES DA SECRETARIA E DA COORDENADORIA, TIVERAM OPORTUNIDADE DE SE PRONUNCIAR. Claro está instituição sempre foi mais democrática em nosso municipio

1 de janeiro de 2013 23:41  

Postar um comentário

Voltar ao blog



Posts mais recentes Posts mais antigos

 
Google
 


   

 



Últimos Posts

MENSAGEM DE NATAL
MORRE GUDBEN CASTANHEIRA
A NOVA ORTOGRAFIA
UMA SEGUNDA CHANCE PARA VOCÊ!
PREFIRA UMA CEIA COM PRODUTOS NATURAIS
OBITUÁRIO – OSVALDO BIOLCHI
ESPETÁCULO DE NATAL
ESPETÁCULO DE NATAL CONFIRMADO PARA ESTA QUARTA-FE...
CANAL RURAL COLOCA TAPERA AO VIVO PARA TODO O BRAS...
HOMEM ENCONTRADO EM DECOMPOSIÇÃO

Arquivos

Setembro 2007 Outubro 2007 Novembro 2007 Dezembro 2007 Janeiro 2008 Fevereiro 2008 Março 2008 Abril 2008 Maio 2008 Junho 2008 Julho 2008 Agosto 2008 Setembro 2008 Outubro 2008 Novembro 2008 Dezembro 2008 Janeiro 2009 Fevereiro 2009 Março 2009 Abril 2009 Maio 2009 Junho 2009 Julho 2009 Agosto 2009 Setembro 2009 Outubro 2009 Novembro 2009 Dezembro 2009 Janeiro 2010 Fevereiro 2010 Março 2010 Abril 2010 Maio 2010 Junho 2010 Julho 2010 Agosto 2010 Setembro 2010 Outubro 2010 Novembro 2010 Dezembro 2010 Janeiro 2011 Fevereiro 2011 Março 2011 Abril 2011 Maio 2011 Junho 2011 Julho 2011 Agosto 2011 Setembro 2011 Outubro 2011 Novembro 2011 Dezembro 2011 Janeiro 2012 Fevereiro 2012 Março 2012 Abril 2012 Maio 2012 Junho 2012 Julho 2012 Agosto 2012 Setembro 2012 Outubro 2012 Novembro 2012 Dezembro 2012 Janeiro 2013 Fevereiro 2013 Março 2013 Abril 2013 Maio 2013

 

 

 



WM INTERNET