segunda-feira, 31 de dezembro de 2012
RÁDIO CULTURA CHEGA AOS 30 ANOS
|
Hoje, 31 de dezembro a Rádio Cultura de Tapera está completando 30 anos de atividades e o programa Realidade, comandado por Marcelo Haag, está sendo transmitido diretamente do Quiosque da Praça.
Conforme relato de Fábio Crestani no JEAcontece, a Rádio e Televisão Gazeta de Tapera Ltda entrou no ar, em caráter experimental, no dia 31 de dezembro de 1982, em uma peça anexa ao escritório da então empresa Osvaldo Henrich & Filhos Ltda (OHF), na ERS 223.
A primeira equipe de trabalho da Gazeta, que trabalhou na ERS 223, era formada pelo Leo Utteich (gerente e locutor), Paulo Heck e Marisa Oliveira (locutores) Fábio Crestani (operador de áudio).
No dia 02 de junho de 1983 a emissora se transferiu para a Rua Tiradentes, 16, na esquina com a Avenida XV de Novembro, onde hoje está a Laurindo Motos. E em 04 de junho daquele ano ela entrou no ar, em caráter definitivo.
O nome da emissora deu-se em razão da co-irmã de Carazinho assim chamar-se. Apesar dos taperenses terem comprado a parte carazinhense, foi mantido o nome Gazeta. A iniciativa de criar um canal de rádio em Tapera foi de Leonir Setti, Dr. Arli Henrich e Osvaldo Henrich Filho, o Prego. Em 1984, o Leonir Setti retirou-se da sociedade entrando em seu lugar Paulo Alberto Simon, o “Bidoco”..
De 1983 a 1997, sete pessoas dirigiram a Rádio Gazeta até a mudança do controle administrativo, em 1997: Leo Utteich, Agenor dos Santos Rodrigues, Paulo Celso Morais da Silva, Sônia Maria Kreling Henrich, Egon Elias Zir, Cláudia Lupatini e este jornalista.
Em 1984, o grupo decidiu instalar um canal de FM (Freqüência Modulada) dirigido à juventude local e regional. Segundo a portaria nº 297/85, de 23 de outubro de 1985, do Ministério das Telecomunicações, Tapera ganhava seu canal de FM (Freqüência Modulada).
No dia 29 de setembro de 1986 entrava no ar a Rádio Stúdio 2 FM. A mesma começou em uma peça anexa à Rádio Gazeta, na Rua Tiradentes, 16. O primeiro gerente da emissora foi Egon Elias Zir e Eliana Teresinha Hennrichs a primeira locutora.
Em 1º de julho de 1993, o grupo se dividiu. A Gazeta ficou com Paulo Alberto Simon e a Stúdio 2 com Arli Henrich, Osvaldo Henrich Filho e Paulo Celso Moraes da Silva (gerente). A Studio, então, se transferiu para seu atual endereço, na Rua Dom Pedro II.
Em 15 de março de 1997, a Rádio Gazeta foi vendida para a família Stefanello, de Ibirubá, proprietária das rádios Ibirubá AM e Amizade FM.
MANCHETE DE CAPA - Lembro como se fosse hoje o dia em que o Jornal da Integração, criado em novembro de 1979, anunciou em manchete de capa a obtenção do primeiro canal de rádio de Tapera, com uma entrevista concedida pelo Leonir Setti, na época conceituado dentista de nossa cidade. Foi uma grande conquista e a Rádio Gazeta, hoje Cultura, somou-se ao Jornal da Integração transformando Tapera em termos de comunicação, pois o Município dependia de veículos de fora para divulgar os atos oficiais, eventos e suas potencialidades.
Postado por Leonardo Mayer
as 31.12.12
e tem
7 comentarios >
|
|
Parabens a todos que fazem e fizeram a historia bonita da Radio Gazeta e atualmente Radio Cultura.
Parabéns a todos pelo belo trabalho nesses 30 anos!
Parabens a todos que fizeram e fazem a historia da nossa radio, inclusive a nossa radio cultura ja recebeu um trofeu a nivel de estado , isto foi em 96 , a federação gaucha de futsal elegeu a Radio Cultura , como a radio destaque na cobertura do futsal.Como é bonito ver uma equipe de radilaista que se dedica e se esforça pela nossa comindade, PARABENS A TODOS.
Sou uma ouvinte da radio cultura , nao perco um programa de noticias e aquele programa de bandas , parabens a todos, continuem assim ,
Muito bom o programa da bandas da Rádio Cultura, está de parebéns pelo programa, aqui em casa não perdemos nenhum programa.
Sempre achei curioso o nome "Rádio e Televisão Gazeta de Tapera Ltda". Será que existia na época a intenção de criar uma emissora de tv aí em Tapera, ou só colocaram esse nome pra ficar mais chique?
queeeeee foto!!!!!
Postar um comentário
Voltar ao blog