sábado, 29 de dezembro de 2012
SELADO ACORDO PARA A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA
|
Uma reunião na manhã deste sábado no escritório do Dr. João Roque Simon, em tese, deu por encerrada a celeuma que estava se criando em torno da presidência da Câmara para o exercício de 2013. De praxe o vereador mais votado tem sido conduzido ao cargo de presidente na primeira legislatura, no caso, Luiz Carlos dos Santos, o Pipe. Uma segunda opção é o vereador mais idoso, para evitar disputa.
Mas nas costumeiras costuras políticas havia uma certa resistência, principalmente na ala do PDT que elegeu dois candidatos, contra um de cada partido da Aliança Democrática. Na verdade o PDT queria a presidência no primeiro ano, quebrando uma prática comum em início de uma nova legislatura.
Como até na sexta-feira à tarde não havia sido acordado nada, a previsão era de que a presidência da Câmara iria mesmo para o voto secreto dos vereadores. Neste caso, com os três votos da oposição e, supostamente, mais os dois do PDT, a presidência poderia ficar com o partido de Brizola, abrindo inclusive a possibilidade de racha na Aliança Democrática que passaria a condição de minoria.
Mas na manhã deste sábado, PP, PSB, PMDB e PPS fizeram um acordo de cavalheiros colocando um ponto final nesta questão. Assim, o primeiro ano fica com o PDT com a indicação de Cláudio Schultz para a presidência da Câmara. No segundo ano o presidente será Roque Simon do PMDB, no terceiro fica com Nelson Balensiefer do PP e no quarto e último ano com o jovem Elias Goulart do PPS.
Em tempo: a posse dos eleitos acontece às 17h do dia primeiro na Câmara de Vereadores de Tapera.
Postado por Leonardo Mayer
as 29.12.12
e tem
20 comentarios >
|
|
Mas e o Pipe ficou de fora????
pelo regimento interno da camara o presidente ñão pode ser reeleito em sequencia, como o pipe já é presidente não poderia concorer pois a eleição poderia ser anulada.
Tudo bem q n seja na sequência mas ele nem foi mencionado para os outros mandatos. Não sou simpatizante dele mas a final foi o mais votado.
É o elias, ele que foi eleito com os votos do pp tem mesmo que assumir a camara, vergonha
A eleição da Presidência da Câmara nada tem a ver com o vereador mais votado. O de mais idade assume a presidência até que se proceda a eleição que vai da vontade dos eleitos. Nada a ver com o Pipe que e um baita cara, a quem admiro. Mas se o caso prevalecesse, o Tiririca seria Presidente da Câmara dos Deputodos.
Concordo com o das 19:29 h. Nada a ver com a votação recebida, mas parece meio esdrúxulo o mais mais votado não ser lembrado ou indicado, para a presidência para um dos outros três anos. Também foi muito feliz ao lembrar do caso do deputado Tiririca, pois isso comprova que número de votos nem sempre representa um perfil de pessoa mais capacitada. Resumo: Pelé não estava tão errado quando afirmou que o povo brasileiro não sabia votar.Nada a ver com as qualidades do Pipe, que são indiscutíveis.
Caro amigo das 16:11, com certeza o Elias foi eleito pelo voto de algumas pessoas que estão no PP e de outros partidos que o apoiarão, sua família e com certeza uma grande parcela da juventude que votão na pessoa não em partido, ou vc acha que existe ainda voto de cabresto? simplesmente acho que vc foi candidato e não teve competência p/ se eleger,agora o que resta é só criticar
Ao amigo das 9:47, com certeza foi eleito com ajuda do pp sim, mas esse povo do pp que fez essas alianças ta sentindo a pua, um cara como o elias se ter um deputado nem estadual e nem federal para trazer dinheiro para tapera é uma vergonha, e vc fala em competencia, vc deve ta de brincadeira, vc deve ser o perceiro dele né
Esta discusão é boa de se fazer...o Elias certamente se elegeu com votos do pp mas tenho certeza será um vereador promissor, claro não tem partido ou melhor influencia para conseguir verbas ,isso é verdade talves seja hora de migrar com seus companheiros para um partido que possa lhe dar mais oportunidade...é de se pensar
Numa época em que a política esta ceda vez mais ceda recitada, ver um menino surgir, sempre e renovada a esperanca. Aqui, como se vê em outros setores, bate a ciumeira. Estou muito mais preocupado com outros que já foram e NAO deram em nada, que com este jovem que, se errar sera pela primeira vez. O menino foi eleito e merece todo o nosso respeito e admiração.
E desde quando vereador traz algum dinheiro! Quem consegue dinheiro, Sao os corretos encaminhamentos que devem ser feitos, via sistemas, hoje todos eletronicos, via executivo. Com a aprovacao dos orgaos Federais e ou Estaduais correspendentes. Acompanhados de projetos , que devem se enquadrar, nos programas tanto Estaduais, como Federais. Com acompanhamento tecnico por parte do executivo. Apos liberacao, a correta aplicacao dos recursos, bem como a respectiva prestacao de contas. Tudo isto e trabalho de executivo, e sua equipe. Nao sei porque alguns ficam falando que vereadores arumam verbas. Olha estou Velho nisto, e nunca vi tal fato. O que vi ate hoje, no maximo, foi Algum deputy do dizer a Algum vereadores de Seu partido, vou arrumar uma emenda. Mas dai ate tudo acontecer a historia e muito longa. Cable ao vereador apenad, quando o assunto chegar na camara, que e uma das etapas apenas aprovar ou Nao o projeto.
se ele sair do pps ele perde a candidatura, que magia ele vai fazer, e se ele for para o pp certemante de um vereador promissor sera um vereador esquecido, hehehehehe, foi o que aconteceu com os vereadores de agora e alguns passados,
Gente nada contra esse menino, mas acontece que ele n entende nada de política para presidir a câmara ele tem muito tempo ainda para primeiro aprender as manhas e depois sim colocar seu nome a disposição da presidência.
perde o mandato para quem????? bobagem quem vai pedir o mandato se só tem ele no partido
Exercício do direito à decretação da perda do mandato eletivo.
Art. 127 da Constituição Federal
Art. 83, III, do Código de Processo Civil
A partir da desfiliação, poderá o partido político formular o pedido de decretação de perda do cargo eletivo no prazo de trinta dias (Resolução, art. 1º, §2º, primeira parte).Em caso de omissão deste legitimado, poderão agir “quem tenha interesse jurídico” ou, ainda, o Ministério Público eleitoral, nos trinta dias subseqüentes ao escoamento do prazo destinado ao partido (art. 1º, §2º, in fine). São as hipóteses de legitimação secundária ou subsidiária, já mencionadas. Tutela assegurada ao MP à iniciativa de suplente interessado.
Trata-se – a decretação da perda do mandato – de efeito resultante de direito potestativo (ou formativo), para cujo exercício estabelece a lei os prazos decadenciais emtela. Assim, eventual propositura de demanda após os termos (para o partido, após os primeiros trinta dias; para os demais interessados, após os trinta dias subseqüentes) deverá ser julgada
improcedente, com arrimo no art. 269, IV, do Código de Processo Civil, tendo em vista a extinção do direito à decretação da perda do mandato por infidelidade. O juízo poderá pronunciar a decadência mesmo in limine litis, isto é, indeferindo a petição inicial, à luz do art. 295, IV, Código de Processo Civil.
Gostaria de saber com o mandato gratuito (onde seriam candidatos somente aqueles que tem amor pelo município) como já foi a anos atras e que podera num futuro proximo retornar, QUANTOS DOS ATUAIS VEREADORES SERIAM CANDIDATOS. E uma pena mas a vereanca passou ser PROFISSÃO.
Cara ...otima tua explicação...mas ele fecha o patido ..e se filia em outro...os pp não vão ficar com o mandato dele ...nesta situação..lembra do caso do PSD partido criado que recebeu filiados de outros partidos.....se não existe mais o partido na cidade ele não pode perder o mandato por causa disso ..logo pode se filiar a qualquer outro deste que o partido aonde ele foi eleito seja fechado..
O comentario das 15:21 e tao ruim, que parece o tiririca clonado. Ou ele terá algum parente por aqui e o tenha vindo visita-lo nas festas de fim de ano....
Meus amigos,agora já está feito.Quem ganhou e prometeuagora terá que se virar para pagar todas as promessas de campanha.E nós,povo,que não somos burros,vamos cobrar tudo.Ficaremos bem alertos.E falando em vereador,vamos trabalhar,isso também será cobrado.E tem uns que,com seu bom salário,irão recuperar o dinheiro gasto em campanha.E não foi pouco...
pra terem uma idéia de que é uma bobagem pensar que o vereador mais votado será presidente da câmara no 1º ano vou dar alguns exemplos: em 2008 o cassol foi o menos votado com 166 votos ( lembram que até deu um problema uma dúvida entre ele e o falecido Adão Dhamer), pois bem o Cassol com 166 votos o menos votado foi o primeiro presidente da Cãmara. O celso dallanora em 2000 foi o mais votado e não foi presidente da câmara nem um ano. O colares em 2004 foi o mais votado e não foi o presidente da câmara nem uma ano. casualmente o alcides maldaner foi o mais votado em 2008 e foi presidente no primeiro ano ( casualmente) mas esta história de mais votado ser presidente não tem nada a ver. tem razão o meu amigo anonimo que diz que se for desse jeito o tiririca deveria ser presidente da cãmara dos deputados. o clodovil também deveria ter sido.
Postar um comentário
Voltar ao blog