quarta-feira, 2 de janeiro de 2013
PATRAM E IBAMA CHAMADOS PARA RETIRAR BUGIO DE CIRCULAÇÃO
|
Em relação a um Bugio que está habitando a mata na Rua Professor Pilar no Bairro América, seu aparecimento foi festejado por muitos, porém depois que atacou duas pessoas, está sendo motivo de preocupação, motivando denúncias a Brigada Militar e ao departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, que por sua vez acionou o IBAMA e a PATRAM para tirar o animal de circulação, dentro do que é permitido pela legislação.
No início de seu aparecimento, há questão de um mês, o Bugio parecia manso e domesticado, porém as crianças, especialmente, passaram a importuná-lo, talvez motivando a sua reação contra as pessoas “atacadas”.
Em razão disso, enquanto a PATRAM não aparecer, solicita-se que as pessoas, principalmente as crianças, ignorem a presença do animal.
Está havendo a tentativa de capturá-lo sem maiores traumas para o animal, através de uma armadilha, porém não está sendo tarefa fácil.
O macaco Bugio é um primata que vive por cerca de 20 anos e é encontrado no Brasil e em parte da Argentina, que se alimenta de frutas e folhas. Esses animais são também chamados de Macaco ruivo ou Gritador Barbado e aparecem nas cores marrom avermelhado e preto. São capazes de emitir um som muito alto, podendo ser escutado a uma distância de 5km.
QUARTA-FEIRA - 21h45min - Como diria o Galvão Bueno. Acabou, acabou, acabou!!! O Bugio que estava tirando o fôlego dos taperenses do Bairo América foi enfim capturado. A armadilha com um sonífero funcionou. Ele foi levado até o Corpo de Bombeiros, feitos os procedimentos legais de praxe, e conduzido a uma área de preservação no interior de Espumoso habitado por muitos deles, onde com certeza está feliz da vida.
22h20min - Como diria a Lígia Batistella, "eu mereço assistir o filme do Lula". Mas vou encarar! Na boa!
Postado por Leonardo Mayer
as 2.1.13
e tem
17 comentarios >
|
|
Leonardo , essas crianças por acaso , não tem pais ou melhor alguem que se responsabilizem ,pelas atitudes destas crianças ?observamos os exemplos...
Leonardo, sabe algo sobre o roubo do gol neste feriado.
todo animal só ataca quando se sente ameaçado, pobre animal vai sobrar pra ele , coisa linda que apareceu em tapera seria uma boa atração turistica mas pelo jeito vão levar enbora,
Gostaria de corrigir algumas informações equivocadas. O animal, que aparentemente demostrou-se domesticado e manso, atacou duas pessoas. Primeiramente, é importante ressaltar que o bugio é um animal selvagem, que se encontrava fora de seu habitat natural. O animal, por certo, teve seu motivo aos ataques, sejam eles: busca de alimento, necessidade de acasalamento frustrado, concorrência pelo alimento com outros macacos ou pássaros que habitam o mesmo bioma. Estes podem desencadear agressividade instantânea direta, seja pelo balançar das árvores, pássaros ou cachorros, até mesmo o próprio homem, até mesmo sentir-se acuado aos ataques de crianças que possam ter agredido, atraídas pelo espetáculo da raridade,
O fato ocorrido não deve ser entendido como culpa estritamente do homem; são inúmeras as possibilidades e hipóteses que podem ter desencadeado os dois ataques ocorridos.
É importante ressaltar que, os dois ataques do animal, não foram as supostas crianças que foram citadas como agressoras do animal. O bugio agrediu uma moradora da rua, que caminhava com seu filho no colo. Para proteger o bebê, a mãe defendeu-se com o braço, que foi mordido pelo animal, levando-a a sério ferimento. Após o ocorrido, foi contatado autoridades competentes à situação, onde informaram que, se dentro de três dias o animal não desaparecesse, então tomariam providências.
Poucos dias depois, uma moradora do mesmo bairro, encontrava-se dentro de sua residência, sentada perto da janela, esta aberta, com seu filho no colo, sofreu o segundo ataque pelo bugio. Este levou a dois ferimentos, uma corte na cabeça, fazendo-se necessário sutura, e uma mordida na mão, também submetida a sutura, enquanto empurrava o filho para longe do animal.
Após os procedimentos hospitalares necessários à vítima, o bugio retornou, tornando-se alvo de fotografias e espanto dos moradores, onde encontrou toda a casa fechada.
Foi novamente contatado serviços que pudessem auxiliar na captura e transporte do animal, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, IBAMA...onde informaram aos moradores que tomariam medidas efetivas. Porém nada foi feito, pois hoje a tarde, o bugio encontrou por descuido, outra janela aberta, entrando na casa para pavor dos moradores, onde não feriu nenhum morador.
Pela terceira tentativa de contato com as autoridades, sem sucesso, os moradores mobilizaram-se para capturar o animal, providenciando uma gaiola, utilizando sonífero dentro de uma banana, obtiveram sucesso na captura. Assim, encaminharam o animal enjaulado ao Corpo de Bombeiros, não demonstraram interesse em auxiliar na situação, pedindo que levassem o animal de volta e o soltassem.
Após ser levado a uma uma área florestal retirada do município para ser solto sem ter tido encaminhamento do IBAMA ou PATRAM, não se sabe em que situações o animal encontra-se, se existe condições adequadas para o animal ou se há risco para outras pessoas.
Realmente é um animal lindo e é uma pena ter sido tratado desta forma, com descaso das autoridades e pavor dos morados. Com certeza, em condições adequadas este fato poderia ter sido evitado, ou seja, as agressões à população e o estresse que o animal sofreu.
O fato em si, não é motivo de comemoração, e sim de lástima!
Ana Paula dos Santos
Leva pra casa pra ti...kkkkk
ANA por que você não cometou que ele é um grande transmisor de doenças.Ou talves escutase o comentario das pessoas pra ve o que falavam a respeito dele.Ou ele presisaria matar talves uma criança pra que providencias seriam tomadas vendo os ferimentos dessas que foram atacadas. OU MELHOR O QUE DIZ O DAS 9:47 LEVA PRA CASA PRA TI.
sou moradora do bairro america, e fico muito, mas muito mais chateada com a situaçao dos bombeiros , que foram chamados por varias vezes e simplesmente se omitiram, sim , se omitiram, que vergonha, ate quem sabe nao é tarefa para eles, mas nega um auxilio, um apoio , isso é lamentavel.oque estao fazendo aqui, sentados em frente ao quartel tomando chimarrão ? que vergonha , e sem dizer que tem bombeiro civil de tapera que estão la, ate estes viraram a cara para os moradores do bairro america.Olha , quando falaram que o tenente borrela iria embora, fiquei pensando se seria boa para tapera, agora tenho certeza, que va embora e deixa para outro comandar.
Ao 11:21, ela se refere as autoridades k não tiveram o compromisso e nem o bom censo para resolver esta situação, teve a comunidade apavorada agir. isso sim é mt ridículo, 9:47 quem sabe vc seria o próximo a ser atacado.
Leonardo, passei ontem a noite na rua Coronel Gervasio e parte da proteção de um dos lados da ponte perto do antigo Moinho Koehler estava quebrada e amassada. Não estaria na hora de se fazer uma campanha de conscientização para a população pois, patrimonio público para se fazer ou refazer é com o nosso dinheiro que recolhemos aos cofres públicos através dos impostos? Em diversas ruas da cidade as placas de sinalização foram arrancadas por vândalos ocasionando perigo principalmente para as pessoas de outros municípios que não sabem qual é a rua preferencial.
pra vc do comentário das 11:21horas- vc só leu a reportagem pensando em criticar né, nem se deu conta do real problema, A FALTA DE ATENÇÃO E DESCASO POR PARTE DA PATRAN, IBAMA, CORPO DE BOMBEIROS... ISSO SIM É O REAL PROBLEMA, não o fato de um Bugio ter atacado pessoas, cachorros, gatos tmb atacam pessoas e TMB transmitem doenças, vc nunca ouviu falar em raiva, toxoplasmose??? isso SE o animal estiver infectado, o que é muito difícil de acontecer! agora porque é um bugio meuuuu deussss nosssa podia ter matado um! quantas mortes causadas por ataques de bugios vc viu até hj no noticiário? e quantas mesmo vc já ouviu, causada por cachorros "domesticados" de grande porte mal treinados pelos seus donos! o que vc espera de um animal selvagem!!!!! se liga! ou melhor se liguem!
o problema não era do animal, e sim de quem estava alimentando ele, pobre animal acabou sendo culpado, o descaso das autoridades se deve pelo motivo que o animal estava em seu habitat no mato mas como algumas pessoas começaram alimentar ele começou sair da mata,e falando em doeças, todos os animais se não cuidados transmitem doençãs, o ser humano tanbém tramsmite lenbram no descobrimentos que tramistimos doenças aos indios, então porque tanta polemica se criou em cima de um pobre macaco,
Oi, Lígia Batistella.
Estou esperando o filme do FHC.
Acho engraçado que aqui em Tapera a única função dos bombeiros é apagar fogo. Qualquer outra ajuda que se necessite eles não atendem porque não é do seu "ofício". Já morei muitos anos em cidades maiores e muito mais populosas onde se chama os bombeiros até para desentupir esgotos. E lá eles fazem!
Agora NAO tenho mais duvidas: O homem descende do macaco ou o bicho e que descende do homem. Olho a foto do dito cujo e vejo-me no espelho, SOMOS IGUAIZINHOS...Só espero que o IBAMA, NAO me estranhe e leve-me para alguma reserva. A merda e que vou seguidamente ao Aquático e os bombeiros, acionados, poderao pensar que o bicho voltou...
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/verao/noticia/2013/01/macacos-de-passo-de-torres-divertem-visitantes-4000677.html
olha oque eu falei num comentário, podia ser esse macaco uma atração para o municipio, vejam a reportagem do limk acima sobre uma materia sobre macacos
Filme do Lula ???
Ficção por ficção prefiro o Harry Poter...
Olá Ligia batistela e Leonardo, pareçe que vão fazer um filme do Geisel, outro do Figueiredo, e também um do Paulo Maluf para vocês....
Serão histórias lindas, para se emocionar....
Postar um comentário
Voltar ao blog