sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013
ESPUMA PROIBIDA E LETAL
|
Foi a espuma de poliuretano que revestia parte da boate Kiss a principal causa da morte das 235 pessoas na madrugada do último domingo, em Santa Maria, na maior tragédia já vista no Rio Grande do Sul. Instalado no teto de um terço da casa noturna para melhorar a acústica do ambiente, o material produziu uma fumaça tomada de substâncias tóxicas depois que as faíscas de um sinalizador, usado pela banda Gurizada Fandangueira, teriam provocado um incêndio.
Altamente inflamável, a espuma é vetada pela lei municipal de prevenção e proteção contra incêndios de Santa Maria e havia sido instalada entre o isolamento e a fibra de vidro do teto – principalmente na área próxima ao palco, onde as bandas se apresentavam. Além disso, não estava protegida por um produto químico usado para retardar a combustão e evitar a rápida propagação do fogo.
– Se esse revestimento não estivesse ali, o incêndio não teria passado de um pequeno foco e, provavelmente, não teríamos vítimas fatais. As áreas onde não tinha a espuma praticamente não queimaram – comentou o delegado Marcelo Mendes Arigony, chefe das investigações da tragédia.
Uma amostra do material foi recolhido na tarde de ontem em uma nova vistoria feita na boate pelo Instituto-geral de Perícias (IGP). Onze técnicos vindos de Porto Alegre passaram quase três horas dentro do estabelecimento, auxiliados pela iluminação de um gerador. Zero Hora.
COMPROVAÇÃO - O diretor da ABS Extintores, Júlio Vicente, compara a espuma de isolamento acústico utilizada na boate Kiss, palco de um incêndio que provocou mais de 200 mortes, à outra com efeito retardante. Imagens: Mauro Vieira. Reportagem: Juliano Rodrigues. Veja o vídeo.
http://videos.clicrbs.com.br/rs/zerohora/video/geral/2013/02/teste-espuma-isolamento-acustico-boate-kiss/11665/ Impressionante!
Postado por Leonardo Mayer
as 1.2.13
e tem
5 comentarios >
|
|
Caro amigo Leonardo,em atenção as diversas reportagens já publicadas neste decorrer dos dias , no que tange essa incompreensível tragedia ocorrida em Santa Maria , ouvi diversas explicações e justificativas: O governador fundamenta, os juristas buscam responsabilidade civil e criminal, a população recorre a psicólogos ,doutores das mais diversas áreas do conhecimento humano. Em suma , tentam amenizar a dor e o sofrimento.
Estava eu a ouvir um "senhor muito distinto " embora ignorante de pai e mãe , pouco estudo mas muita vivencia.que dizia assim:
"Mas nesse país onde se tem lei pra tudo,não é possível que alguém ascenda um "trosso"desse num lugar fechado e com enorme número de pessoas.Veja que a Lei do antifumo (A LEI Nº 6775, de 29 de setembro de 2010) "proíbe o índio de ascende um cigarrinho que é colocado pra fora do baile" quem dirá dizer que não sabia que era proibido ascender uma tocha de fogo".
Essa me deixou perplexo !!!!!
Abraço.
e a espuma q tem nestas boates de tapera???? hein leonardo, por que vc não publica como tão essas boates? se tao em dia? porta de emergencia? enfim....as pessoas querem respostas
lEONARDO, basta lembrar quem fez a reforma na kiss, e empresa a qual bombeiros são sócios, esta na cara q existe favorecimento para estar funcionando, e esta correta a afirmação q eles vinham respondendo no ano de 2011.Pergunto a quem devemos confiar, se são eles q devem dar segurança a população e não fazem o seu papel, pois se fizessem esta tragédia não teria acontecido. Esperamos q o governador coloque na rua estas pessoas corruptas q não cumprem com o papel de fiscalizar e dar segurança a população, precisou acontecer esta tragédia para vermos q nada funciona onde existe um conhecido, ou onde o dinheiro favorece tudo pode funcionar. Governador esta esperando oq pra demitir essas pessoas???????????
desculpe a pergunta aqui, mas vai sair carnaval em sao pedro???
Pode ter essa espumaaos montes em qualquer canto do planeta, é só nenhum idiota tentaando se aparecer colocar fogo nela. Pq então não poderá mais existir postos de gasolina, pois gasolina pega fogo. Perigo existe em tudo e em todo lugar, basta nehum idiota provoca-lo. Podia ser em qualquer outra casa q seria a mesma coisa.
Postar um comentário
Voltar ao blog