A tromba d’água que caiu sobre Tapera no final deste domingo (17), foi de assustar e causou muitos transtornos, principalmente para os moradores da zona baixa da cidade. Muitas ruas foram alagadas, assim como alguns estabelecimentos comerciais e residências sofreram avarias de toda a ordem.
Muita gente admitiu que chuva assim, fazia um bom tempo que não ocorria por aqui. A canalização não deu vazão ao grande volume d’água que caiu por pelo menos 45 minutos, ficando entre 50 e 120 milímetros dependendo da região do município. Algumas bocas de lobo foram tomadas por galhos de árvores e outros materiais que a população joga, indevidamente, próximo do meio fio. Isso, por si só dificultou a vazão normal das águas. Na zona urbana de Tapera os pluviômetros chegaram a registrar 100 milímetros. Foi muita chuva mesmo! O problema é que foi uma chuva torrencial que durou poucos minutos. Se este volume tivesse ocorrido durante um dia, por exemplo, com certeza não causaria tantos estragos e problemas para as pessoas.
>É preciso que se diga, também, que problemas dessa natureza, tendem a crescer na medida em que se verifica, como no nosso caso, desenvolvimento acentuado da zona urbana. É evidente que o grau de comprometimento aumenta na medida em que as precipitações são maiores, especialmente, quando elas ocorrem de forma desmedida como a tromba d'água deste domingo em Tapera.
>Em Não Me Toque há poucos dias, com uma intensidade de chuva bem menor, também ocorreram problemas de alagamentos de vários pontos da cidade em razão das bocas de lobo não terem dado vazão ao grande volume de água da chuva. Este, aliás, é um problema que ocorre em razão do desleixo da própria população em relação à destinação do lixo doméstico.
http://blogdapoliana.naometoque.net/2013/02/chuva-forte-causa-transtornos-moradores.html
Cientes dessa realidade os municípios do Alto Jacui, através de um projeto do COMAJA, estão elaborando seus Planos de Saneamento Básico com o objetivo de definir as prioridades para evitar que problemas decorrentes do crescimento urbano comprometam o bem-estar da população.
Postado por Leonardo Mayer
as 18.2.13
e tem
4 comentarios >
|
Existe uma campanha da Prefeitura para as pessoas que tem terrenos baldios ou até os moradores, para que mantenham limpos, as calçadas em dia e etc... E pq não fiscalizar as empresas tbém? Ali onde tem o depósito da Quero-Quero é uma imundície, tem brita, areia, embalagens, tudo jogado na calçada onde as pessoas passam, sem contar que qdo chove tudo isso vai para as bocas de lobo. Vamos começar a exigir das empresas tbém, não são só os moradores que fazem as bocas de lobo entupirem!!!
Leonardo. Foram 98 milímetros em 15 minutos.
E ainda tem o lado ruim do asfalto, que impermeabiliza tudo ...
90 porcento, É culpa da população não separam o lixo, não dão destino certo ao lixo orgânico e ninguém se preocupa de limpar a frente da sua rua, só o próprio pátio, mesmo destino de SP.
Postar um comentário
Voltar ao blog